Nesta semana a Samsung disponibilizou atualização para a One UI 3.0 Beta em três dispositivos da fabricante sul-coreana, dentre eles o Galaxy S10 Lite e o M31, sendo os primeiros atualizados para o Android 11, versão mais recente do sistema operacional da Google que é a base do software que está sendo desenvolvido pela Samsung e futuramente será lançado de forma oficial, provavelmente a partir do segundo semestre de 2021.

Apesar de serem classificados como aparelhos do segmento de 'intermediários premium', tanto o A51 5G quanto o M31 receberam o novo sistema, com isso evidenciando a atenção da marca nos modelos que não são topos de linha e não dispõem de update garantido.

Sobre o update

Por enquanto ainda não sabemos se o novo software estará disponível para todos os usuários ou se assim como no S10 Lite será lançado para os smartphones de determinados países. Aparentemente o primeito lote de atualização foi disponibilizado na Coréia do Sul, mas certamente chegará posteriormente via OTA (Over-The-Air) para os usuários cadastrados no programa de testadores beta da fabricante.

Ainda não há informações sobre a expansão do programa para outros dispositivos, mas é provável que a Samsung não insira novos países para receberem a versão não oficial da One UI 3.0.

Leia também:

A versão beta é segura?

No mês de novembro a Samsung precisou interromper os testes da One UI 3.0 devido a uma série de reclamações dos usuários. De acordo com um relatório pubicado pela fabricante, a causa da interrupção foi um erro crítico na bateria de alguns modelos, mais especificamente do S10 Series.

Após a atualização para a nova versão de firmware o smartphone aumentou significativamente seu consumo energético, com isso descarregando em poucos minutos após uma carga completa. Atualmente o problema já foi corrigido, mas utilizar a versão beta significa receber em primeira mão bugs que não estarão na versão estável. Contudo, é também uma oportunidade para testar antecipadamente todas às funcionalidades do software.

Fonte: Gizchina.