Já faz pelos menos uns quatro meses que a Samsung está testando a sua nova versão de interface para o usuário, e hoje (23), a empresa finalmente anunciou a chegada da versão beta do One UI 3.0 para o Galaxy M31, tornando-o assim o primeiro smartphone da família M a receber a atualização.

O Galaxy M31 recebeu a versão cujo nome é M315FDDU2ZTLF e ficará disponível para download a partir de hoje, e para instalar no smartphone, basta acessar o aplicativo Samsung Members, e ter o cadastro concluído para essas versões de testes. Por enquanto, a atualização está disponível somente para a Índia, mas deve chegar a outros países em breve, inclusive o Brasil.

Quais as novidades do One UI 3.0 ?

Depois de muitos testes, a Samsung começou a liberar a versão beta do One UI 3.0 para seus smartphones a partir do final de novembro deste ano. Os principais recursos dessa atualização incluem uma discreta reformulação da área de notificações na interface do usuário propriamente dita, pois basicamente foi aperfeiçoada a organização do conteúdo exibido ali. Isso inclui divisões claras para notificações de mensagens de WhatsApp, Telegram, Messenger e outros mensageiros, o que difere de notificações de e-mails, por exemplo. Nessa seção também foi incluído um widget de reprodutor de mídia capaz de alternar rapidamente entre os players ativos no momento.

Ocorreram também modificações nos widgets da tela de bloqueio também, que agora recebem um novo visual. Teoricamente, eles continuam com um estilo clean, que torna a visualização mais limpa e organizada, com apenas adições de melhorias no design em si. Outra novidade sobre a tela de bloqueio é sobre a chegada da função Dynamic Lock Screen, que basicamente exibe uma nova imagem de plano de fundo toda vez que a tela de bloqueio é acionada, mas que agora é capaz de buscar imagens de até dez categorias diferentes.

Além disso, foram adicionadas certas funcionalidades, como um modo que exclui rapidamente contatos duplicados, personalização da tela de chamadas, novas informações da função bem-estar, e um recurso para o aplicativo de mensagens que é capaz de indicar quais mensagens deletadas podem ser recuperadas facilmente caso o usuário queira.