Muito já se falava sobre a compatibilidade da S Pen com o novo topo de linha da Samsung, o Galaxy S21 Ultra. Geralmente, até então, essa caneta era um acessório exclusivo da linha Galaxy Note e de alguns tablets da empresa, mas parece que a Samsung decidiu passar esse cajado adiante.

Não faz muito tempo que recebemos a confirmação que, de fato, o Galaxy S21 terá suporte a S Pen. Agora, porém, recebemos uma revelação de capa que mostra que o corpo do smartphone não terá o compartimento para abrigar a caneta, o que consequentemente sugere que ela não virá na caixa do dispositivo.

Complemento ou acessório nativo?

De acordo com o vazamento, o Galaxy S21 Ultra vai receber o suporte a caneta, porém, não terá o compartimento para guardá-la. Com isso, os desenvolvedores de capas protetoras deverão criar modelos que tenham essa opção, a fim de evitar que o usuário perca a S Pen. A imagem abaixo mostra um modelo de capa com esse compartimento para a caneta;

Capa Galaxy S21 com compartimento para alojar a S Pen. (Imagem: WinFuture)
Capa Galaxy S21 com compartimento para alojar a S Pen. (Imagem: WinFuture)

Note que o estojo da capa em si é ligeiramente mais largo do que o habitual, justamente para acomodar a espessura exata da caneta. Com essa confirmação, podemos afirmar que o dispositivo terá suporte a caneta, mas não será vendido em conjunto. Em vez disso, a S Pen será uma compra separada, assim como vai funcionar com os fones e carregadores que também foram retirados do pacote.

Pelo que parece, a S Pen em questão é bem semelhante ao modelo usado no Galaxy Tab S7 e S7+. O modelo que é utilizado no Galaxy Note tem um botão na parte superior, diferente do modelo esperado para o S21 que tem um design mais inteiriço.

Caneta do Galaxy Tab S7 a esquerda, e do Note 20 a direita.
Caneta do Galaxy Tab S7 a esquerda, e do Note 20 a direita.

Segundo informações, a Samsung não deve alterar o preço da S Pen, que hoje custa o valor de €40 sozinha (aproximadamente R$ 260 em conversão direta atual). O evento de lançamento do Galaxy S21 está programado para 14 de janeiro.

Fonte: GSM Arena.