Esse ano tivemos o privilégio de testar os celulares mais caros da Samsung, como o Galaxy Z Fold 7 com sua incrível tela dobrável, ou o Galaxy S25 Edge que sacrifica bateria para ser o celular mais fino da Samsung. Mas hoje eu tenho em mãos não o mais caro, mas sim, o mais barato. É, meus amigos, chegou a hora de testar a performance do Galaxy A06 - um celular da Samsung que pode ser comprado agora, novo, por menos de 500 reais. A pergunta é: será que pelo menos roda Free Fire?
Ficha Técnica e Concorrente
Já que estamos testando o celular mais barato da Samsung, eu esperava um processador bem fraquinho, mas até que não está tão ruim assim: no modelo 5G temos o Dimensity 6300 da Mediatek, o mesmo processador que testamos há poucos meses no Galaxy A16 5G.
E nesse preço, não podemos esperar mais que 4GB de memória RAM, mas pelo menos o armazenamento é 128GB. Não é suficiente para instalar todos os nossos jogos, mas chega perto.
Já que esse é o celular mais barato que já testamos, é difícil encontrar um concorrente justo. Nesse caso, optamos pelo Galaxy A17 pelo simples fato dele custar praticamente o dobro do preço do A06, ou seja, precisa oferecer bem mais performance. Será que tem tanta diferença assim entre os baratos da Samsung? Bora testar e descobrir.
Asphalt Legend Unite
Jogamos Asphalt com os gráficos no modo "desempenho" e FPS desbloqueado em 60.
Galaxy A06: 45 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A17: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Aqui no Roda Liso a gente começa pegando leve, e que forma melhor de pegar leve do que um Asphalt, um dos games mais fáceis de rodar. Interessante que, mesmo com o Asphalt supostamente liberando 60 frames nas configurações, não foi esse resultado que obtivemos: na prática, o Galaxy A06 não liberou mais que 45 frames, atingindo essa média com estabilidade perfeita. Já o Galaxy A17 5G liberou e manteve os 60 frames, então já notamos uma diferença de performance no primeiríssimo jogo. Mesmo assim, tá rodando liso nos dois.
COD: Mobile (Battle Royale)
Testamos COD Mobile com gráficos no mínimo e taxa de quadros no "alto".
Galaxy A06: 40 FPS - 99% - ⚠️RODA⚠️
Galaxy A17: 59 FPS - 96% - ✅RODA LISO✅
Outro jogo em que o Galaxy A06 ficou com a framerate presa foi o COD Mobile, mas dessa vez, foi em 40 frames de média, o que não qualifica um selo "roda liso", apenas roda. Mesmo assim, o celular tem potencial para mais - a gente sabe disso pelo dado de estabilidade que ficou em 99%. Tem também o fato de que, no Galaxy A16, esse mesmo processador liberou 60 frames no COD. No modo battle royale, o Galaxy A17 novamente alcançou o selo "roda liso" atingindo 59 frames de média.
COD: Mobile (Multiplayer)
Galaxy A06: 59 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A17: 59 FPS - 99% - ✅RODA LISO✅
Por curiosidade, eu também testei o modo multiplayer, e vejam só que interessante: aqui tanto o baratinho da Samsung quanto o seu irmão mais caro ficaram com a exata mesma performance de 59 frames de média com 99% de estabilidade. Vocês sempre comentam que têm diferença entre os modos, mas é raro a gente realmente encontrar isso nos testes. Esse foi um desses casos, dois selos "roda liso" no modo multiplayer do COD, performance bem melhor que no Battle Royale.
Delta Force
Testamos Delta Force com gráficos "suave" e FPS no "Ultra"
Galaxy A06: 49 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Galaxy A17: 50 FPS - 98% - ✅RODA LISO✅
Outro jogo de tiro que eu gosto muito de testar é o Delta Force. Aqui tivemos uma surpresa bem agradável: o Galaxy A06 conseguiu ir até os 49 frames de média com estabilidade perfeita. Ao que parece, o Delta Force com gráficos no mínimo roda muito fácil, até nos celulares que custam menos de mil reais. E se você investiu mais e optou pelo Galaxy A17, péssima notícia, a performance é exatamente a mesma em ambos os celulares. Quem esperava por essa, um baratinho de 500 reais performando igual a um celular de mil. Deixe um like se você também está torcendo pelo Galaxy A06. Dois selos "Roda Liso".
Free Fire
Testamos Free Fire com gráficos no "suave", textura HD ligada e FPS no "alto".
Galaxy A06: 60 FPS - 100% - ✅RODA LISO✅
Nessa altura do campeonato, já deu para entender que o Galaxy A06 não é toda aquela decepção que a gente esperava. Ele conseguiu selo "roda liso" em todos os jogos que testamos até agora, e com o Free Fire não foi diferente. Então respondendo a pergunta da intro, sim, se você curte jogar Frifas, pode esperar 60 frames de média com estabilidade perfeita. Tem gente que pergunta o porquê de não testarmos mais Free Fire com frequência, e o motivo está na tela: simplesmente roda liso em todos os celulares, e com o Galaxy A06 não foi diferente.
PUBG
No PUBG jogamos com gráficos no "baixo" e taxa de quadros no "extremo".
O PUBG tem um modo "super leve", destinado para celulares com os processadores mais fracos. E apesar de estarmos testando um aparelho que custa cerca de 500 reais, não foi necessário ativar essa opção, já que com gráficos no baixo ele ficou com 60 frames de média e 100% de estabilidade. Eu até cheguei a testar um pouco no modo super leve, mas ele continuou nos 60 frames. O PUBG - assim como Free Fire, é um dos jogos que paramos de testar por conta da leveza dos gráficos do game. O nosso objetivo é medir performance e otimização, e não tem como fazer isso num jogo que roda em todo celular.
Selo "Roda Liso" para o baratinho Galaxy A06.
Genshin Impact
Jogamos Genshin Impact com gráficos no mínimo e FPS desbloqueado em 60.
Galaxy A06: 27 FPS - 68% - ❌NÃO RODA❌
Galaxy A17: 34 FPS - 96% - ⚠️RODA⚠️
Agora sim, um jogo pesado de verdade. No Genshin Impact, mesmo na zona inicial do game você vai sofrer nas mãos do Galaxy A06: ele conseguiu apenas 27 frames de média e com estabilidade prejudicada. Já o Galaxy A17 5G teve um resultado mais satisfatório de 34 frames de média com boa estabilidade. O estranho é que, quando a gente testou outro celular, o Galaxy A16, a performance não foi ruim, e ele tem o mesmo processador do Galaxy A06. Talvez os 4 GB de RAM estejam influenciando negativamente? É provável que sim. Selo "Não Roda" e bora continuar os testes.
E-Football
Galaxy A06: 30 FPS - 98% - ⚠️RODA⚠️
Outro game que fazia parte da nossa lista e foi sumindo com o tempo foi o EFootball. O motivo é o mesmo que comentei anteriormente - se roda em todo celular, não faz sentido testar no Roda Liso. Acontece que com o Galaxy A06 isso mudou, já que ele não liberou mais que 30 frames nesse jogo. A pior parte é que eu nem encontrei um menu de configurações para diminuir os gráficos, então o Galaxy A06 vai ter que se contentar com um selo "Roda" no jogo de futebol.
Blood Strike
No Blood Strike eu coloquei tudo no mínimo, mas deixei o FPS em "extremo". Será que vai?
Galaxy A06: 88 FPS - 99% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Galaxy A17: 88 FPS - 96% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Encontramos uma grande surpresa aqui no Blood Strike. Eu confesso que esperava uns 40 frames, talvez no máximo 60, mas não - o Galaxy A06 conseguiu 88 frames de média, tudo isso com estabilidade perfeita. Se 4GB foi um problema no Genshin, o mesmo não se repetiu aqui.
Eu já falei isso antes, mas os desenvolvedores do Blood Strike fizeram mágica na hora de otimizar esse jogo. Simplesmente não tem outra explicação para um game rodar competitivamente no celular mais barato da Samsung. É um selo "Roda Competitivo".
Wild Rift
Com o Wild Rift é gráficos no mínimo e FPS liberado em 120.
Galaxy A06: 90 FPS - 93% - 💎RODA COMPETITIVO💎
Galaxy A17: 90 FPS - 97% - 💎RODA COMPETITIVO💎Fechando com chave de ouro os testes, temos Wild Rift. E foi aqui onde o Galaxy A06 continuou o seu show, apresentando 90 frames de média com 93% de estabilidade. Nada poderia ter me preparado para uma performance tão boa nesses dois últimos jogos. Esse celular não prometeu nada, mas entregou tudo. Até mesmo durante as batalhas, quando todos os jogadores estão usando habilidades ao mesmo tempo, não caiu para menos de 80. Selo "Roda Competitivo" para o Galaxy A06 - algo que eu nunca esperava dizer, muito menos duas vezes no mesmo vídeo.
Temperatura e autonomia:
Para descobrir a autonomia do celular jogando, eu deixo o game Stackball rodando por duas horas em todos os celulares. Nesse tempo, o Galaxy A06 gastou 26% de sua bateria de 5.000mAh, o que é um gasto abaixo da média para essa categoria de celular. Para se ter uma ideia, o Galaxy A17 tem uma bateria do mesmo tamanho, mas gastou 35% durante 2 horas de Stackball. Isso me leva a crer que o A06 está limitado artificialmente, ou seja, a Samsung não deixa o processador gastar muita bateria, o que acaba limitando a performance nos jogos.
| # | Celulares | Consumo (%) | mAh | Preço |
|---|---|---|---|---|
| 72° | Motorola Edge 50 | 26 | 1.300 | R$ 1.873,00 |
| 73° | Motorola Moto G75 | 26 | 1.300 | R$ 1.149,60 |
| 74° | Samsung Galaxy A06 5G | 26 | 1.300 | R$ 715,10 |
| 75° | Xiaomi POCO X7 | 26 | 1.328 | R$ 1.644,90 |
| 76° | Oppo Reno14 F | 26 | 1.560 | R$ 3.073,93 |
| 133° | Xiaomi POCO M5 | 34 | 1.700 | R$ 1.079,89 |
| 134° | Honor Magic 6 Lite | 34 | 1.972 | n/d |
| 135° | Samsung Galaxy A17 5G | 35 | 1.750 | R$ 1.395,12 |
| 136° | Oppo Reno 13 F | 35 | 1.972 | R$ 3.059,10 |
| 137° | Samsung Galaxy Z Fold7 | 37 | 1.628 | R$ 10.199,00 |
Quanto à temperatura, não precisa se preocupar. Mesmo após uma hora de Genshin Impact, eu medi apenas 31 ºC com a câmera térmica no Galaxy A06. Já o Galaxy A17 esquentou até 37 ºC, o que ainda é uma temperatura boa. Digite aí embaixo nos comentários o modelo do seu celular e se ele esquenta muito jogando ou se é como esses aqui, bem frios.
Conclusão
E aí, vale a pena comprar o Galaxy A06 5G para jogos? A gente viu que ele não tem problema algum em enfrentar jogos competitivos como PUBG, COD Mobile - e ainda surpreendeu demais pegando 90 frames no Blood Strike e Wild Rift. Eu confesso para vocês que foi bem difícil navegar nesse celular, principalmente na hora de instalar os jogos e por o contador de frames para funcionar, mas mesmo assim, não tem como competir com o custo benefício que o A06 oferece. É fato, ele custa menos de 500 reais e tem uma performance assustadoramente similar com o Galaxy A17, um aparelho que continua mais de mil.
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Consultando o nosso ranking de melhores celulares de entrada para jogos, o Galaxy A17 está na décima segunda colocação. Já o Galaxy A06 acabou ficando em último, fazendo companhia para o Galaxy A14 e M14 que estão a tempos sem receber visita no fundo do poço. O motivo do A06 ter recebido uma pontuação tão ruim é que, além de uma performance abaixo da media no Asphalt e no Genshin, ele nem conseguiu abrir o Tower of Fantasy. Esses três jogos influenciam bastante a pontuação do ranking.
| # | Celulares | Pontos | Asphalt Legends | COD: Mobile | Genshin Impact | Mortal Kombat | Tower of Fantasy |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1° | Realme 14 | 15893 | 60 FPS | 89 FPS | 56 FPS | 60 FPS | 56 FPS |
| 2° | Samsung Galaxy M55 5G | 15445 | 60 FPS | 58 FPS | 48 FPS | 68 FPS | 60 FPS |
| 3° | Motorola Moto G34 | 15423 | 60 FPS | 60 FPS | 20 FPS | 90 FPS | 51 FPS |
| 4° | Motorola Moto G56 5G | 14806 | 60 FPS | 60 FPS | 35 FPS | 47 FPS | 99 FPS |
| 5° | Motorola Moto G53 | 14748 | 47 FPS | 59 FPS | 31 FPS | 102 FPS | 49 FPS |
| 10° | Xiaomi Redmi Note 14 5G | 14407 | 60 FPS | 60 FPS | 37 FPS | 45 FPS | 41 FPS |
| 11° | Xiaomi Redmi Note 13 5G | 14275 | 58 FPS | 60 FPS | 43 FPS | 52 FPS | 38 FPS |
| 12° | Samsung Galaxy A17 5G | 14273 | 60 FPS | 59 FPS | 34 FPS | 31 FPS | 44 FPS |
| 13° | Xiaomi Redmi Note 13 Pro 4G | 14147 | 58 FPS | 40 FPS | 36 FPS | 47 FPS | 42 FPS |
| 14° | Samsung Galaxy A26 5G | 14092 | 56 FPS | 59 FPS | 30 FPS | 50 FPS | 36 FPS |
| 15° | Samsung Galaxy A16 5G | 13993 | 45 FPS | 58 FPS | 38 FPS | 33 FPS | 43 FPS |
| 16° | Xiaomi Redmi Note 14 4G | 13978 | 60 FPS | 39 FPS | 37 FPS | 48 FPS | 38 FPS |
| 17° | Xiaomi Redmi Note 12S | 13972 | 30 FPS | 40 FPS | 43 FPS | 58 FPS | 43 FPS |
| 24° | Samsung Galaxy M14 5G | 13200 | 30 FPS | 59 FPS | 27 FPS | 45 FPS | 23 FPS |
| 25° | Samsung Galaxy A14 5G | 13065 | 30 FPS | 53 FPS | 20 FPS | 49 FPS | 17 FPS |
| 26° | Samsung Galaxy A06 5G | 12859 | 45 FPS | 40 FPS | 27 FPS | 40 FPS | 0 FPS |






