Continuamos em nossa missão de testar todos os celulares da Samsung. Chegou a vez de um lançamento: o Galaxy A17 5G. Será que esse celular baratinho presta para jogos? Vamos testar ele em vários games pesados, como Genshin e CarX Street, mas também em jogos competitivos como Blood Strike COD Mobile. Tudo com os gráficos no mínimo, vocês já sabem. Bora testar.

Ficha Técnica e Concorrente

A ficha técnica do Galaxy A17 é praticamente igual a o antecessor Galaxy A16. A Samsung mantém o processador Exynos 1330, um CPU de entrada lançado há quase três anos atrás. É o mesmo processador que testamos no Galaxy A14 5G - quem lembra?

Mas o que realmente empurra esse celular para frente são os 8GB de memória RAM. Isso ajuda muito na hora de navegar no celular sem muitos travamentos. E já que ele tem 256GB de memória, eu consegui instalar todos os jogos sem problema de armazenamento.

A tela também continua a mesma: painel Super AMOLED com resolução FULL HD+, 90 Hz na taxa de atualização e 800 nits de brilho.

Ou seja, é mais um ano em que a Samsung relança o mesmo celular, mas será que com o passar do tempo o processador Exynos 1330 ficou mais otimizado? Vamos ver se pelo menos ele é melhor que o antecessor, que é o concorrente de hoje, Galaxy A16.

Asphalt Legend Unite

No Asphalt jogamos com os gráficos no modo "desempenho" e FPS desbloqueado em "60".

Galaxy A17: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

Galaxy A16: 45 FPS - 98% - RODA LISO✅

Começamos com o pé direito no nosso bom e velho game de corrida Asphalt Legends Unite. Eu digo pé direito, já que o novo Galaxy A17 conseguiu a façanha de não apenas alcançar os 60 frames de média, mas manter esse número com estabilidade perfeita. Já o Galaxy A16 que testamos há poucos meses atrás tem o mesmo processador, mas ficou preso nos 45 frames. São dois selos "roda liso", mas o celular novo aparentemente está mais bem otimizado. Bora ver se isso também ocorre nos outros jogos.

CarX Steet

Testamos CarX Street com tudo no mínimo e sem limite de FPS.

Galaxy A17: 25 FPS - 93% - NÃO RODA❌

Depois do resultado promissor no Asphalt, eu esperava pelo menos 30 frames no CarX, já que esse jogo não é mais aquele bicho de sete cabeças para rodar. Recentemente a gente viu vários celulares rodando ele tranquilamente, como o Realme 14 5G da semana passada. Apesar disso, parece que não tem como rodar CarX no Exynos 1330, nem mesmo com tudo no mínimo. O Galaxy A16 nem ao menos permite baixar na PlayStore, e depois de testar aqui no novo modelo, é fácil entender o porquê.

Selo "Não Roda". Uma pena.

COD: Mobile (Battle Royale)

Jogamos COD Mobile com tudo no mínimo e FPS no extremo.

Galaxy A17: 59 FPS - 96% - RODA LISO✅

Galaxy A16: 58 FPS - 96% - RODA LISO✅

Outro jogo que não pode faltar em nossa lista é o COD Mobile, um game que lançou faz bastante tempo, mas eu ainda recebo propaganda dele todo dia no YouTube.

Aqui não tivemos nenhuma mudança de performance, tanto o Galaxy A17 quanto o A16 foram muito bem, se aproximando dos 60 frames na maior parte do tempo, e o mais importante, com ótima estabilidade. Esse teste foi feito no modo battle royale, mas eu sei que muita gente também curte o multiplayer, então bora lá ver como é a performance naquele modo.

COD: Mobile (Multiplayer)

Galaxy A17: 59 FPS - 99% - RODA LISO✅

Aqui no modo Multiplayer do COD Mobile eu até tinha esperanças que ele fosse liberar 90 frames, mas não teve jeito, permaneceu com a exata mesma performance do battle royale - 59 frames de média. Se você tiver afim de jogar um codzinho, os celulares baratos da Samsung sempre mandam bem nesse game.. É selo "Roda Liso".

Delta Force

Testamos Delta Force com gráficos no "suave" e FPS no "extremo".

Galaxy A17: 50 FPS - 98% - RODA LISO✅

Galaxy A16: 47 FPS - 83% - RODA LISO✅

Agora num jogo de tiro mais atual, testamos o Delta Force da Garena. Apesar de novo, o game ainda carrega algumas manias antigas, como a de bloquear a performance em alguns celulares. No caso dos baratinhos, eu vou falar para vocês que é bem raro encontrar um aparelho que libere acima dos 50 frames, e foi essa a pontuação média que tivemos no Galaxy A17. Vale mencionar que foi um pouquinho acima do Galaxy A16, que ficou com 47 frames. São dois selo "Roda Liso".

Mortal Kombat

Galaxy A17: 31 FPS - 97% - ⚠️RODA⚠️

Galaxy A16: 33 FPS - 90% - ⚠️RODA⚠️

Chegamos no Mortal Kombat - um jogo que está com os dias contados em nossos testes. Além do baixo interesse nesse game, a performance fica mais decepcionante conforme o tempo passa. Onde já se viu, um jogo onde praticamente todo celular pegava mais de 60 frames, agora sofrendo para passar dos 30. Tudo bem que o processador é bem ultrapassado, mas a duas gerações passadas o Galaxy A15 pegou selo "Roda Liso", enquanto os dois novos ficam com apenas "Roda". Digite aí nos comentários na sua opinião qual jogo deve substituir o Mortal Kombat. Aproveita e já deixa o like para fortalecer o canal.

Genshin Impact

Jogamos Genshin com gráficos no mínimo e FPS em "60".

Galaxy A17: 34 FPS - 96% - ⚠️RODA⚠️

Galaxy A16: 38 FPS - 93% - ⚠️RODA⚠️

É pedir demais, um celular de mil reais que rode Genshin Impact? Olha, selo "Roda" eles até conseguem - tanto o Galaxy A16 quanto o A17 ficaram acima dos 30 frames de média - mas é importante mencionar que o novo celular foi pior: finalizou o teste com 34 frames de média, contra os 38 do Galaxy A16. É uma pequena diferença, mas se antes a performance já não estava boa, devia ter melhorado com a nova geração, não piorado.

Tower of Fantasy

No Tower of Fantasy jogamos com gráficos no modo "tranquilo" e FPS desbloqueado em 90.

Galaxy A17: 44 FPS - 78% - ⚠️RODA⚠️

Galaxy A16: 43 FPS - 81% - ⚠️RODA⚠️

Um jogo onde os dois celulares da Samsung tiveram a mesma performance foi o Tower of Fantasy. Foram 44 frames de média no Galaxy A17 e 43 frames no A16. Esse desempenho até é aceitável, mas a estabilidade prejudicou muito a fluidez da gameplay. Durante as cutscenes e diálogos, tudo fica ok, mas no combate o FPS chega a cair até os 20 frames, o que não é nada bom.

O A17 mantém o selo "Roda" no Tower of Fantasy.

Minecraft

Testamos Minecraft com gráficos "bonitos" e distância de renderização em 16.

Galaxy A17: 42 FPS - 64% - ⚠️RODA⚠️

O nosso teste no Minecraft é bem exigente, eu fico voando em regiões novas do mapa em alta velocidade, o que acaba sendo uma tarefa intensa para o processador. Esse provavelmente é o jeito mais pesado de jogar Mine sem apelar para os shaders gráficos. Nesse cenário o Galaxy A17 terminou o teste com 42 frames de média e 64% de estabilidade. Essa estabilidade ficou prejudicada pela natureza do teste, mas jogando normalmente, minerando em cavernas, ele roda bem de boa. É só voando no late game que você encontrará problemas de performance. Selo "Roda" no Minecraft.

Subnautica

Subnautica com tudo no low e com 90 FPS desbloqueado. Será que vai?

Galaxy A17: 21 FPS - 89% - NÃO RODA❌

É, com certeza não. Eu já esperava um resultado ruim, mas mesmo assim, é legal testar e ver como um processador antigo performa num jogo novo. Como vocês podem ver, podemos esperar cerca de 21 frames de média com boa estabilidade. Será que tem como jogar assim? Por ser um jogo singleplayer, eu até acredito que alguém consiga, mas é sofrível, e eu não recomendo. O Galaxy A17 vai ficar com selo "Não Roda" no Subnautica.

Blood Strike

Jogamos Blood Strike com gráficos no mínimo e FPS no "extremo".

Galaxy A17: 88 FPS - 96% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Partimos agora para um game bem mais fácil de rodar, o Blood Strike! Felizmente o Galaxy A17 não decepcionou, pontuando 88 frames de média com ótima estabilidade. Eu não sei como os desenvolvedores de Blood Strike fizeram isso, mas é um jogo extremamente otimizado, e não dá para chamar de feio, mesmo com os gráficos no mínimo. Já que foi acima dos 60 frames, é o primeiro selo "Roda Competitivo" do Galaxy A17. Mas falta ainda testar mais um jogo onde ele tem potencial de conquistar mais um selo azul.

Wild Rift

Jogamos também Wild Rift, gráficos no baixo e FPS desbloqueado em 90.

Galaxy A17: 90 FPS - 97% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Galaxy A16: 90 FPS - 97% - 💎RODA COMPETITIVO💎

No Lolzinho de celular, pode apostar que até mesmo os celulares baratos dão conta de rodar com muito FPS. Mesmo assim, não são todos que conseguem ir acima dos 60 como os baratos da Samsung: 90 frames de média com estabilidade em 97%. Sem mudanças de performance nessa geração, mas pelo menos não piorou igual aconteceu no Genshin.

Selo "Roda Competitivo". Muito bom de jogar Wild Rift com essa performance.

Temperatura e autonomia:

Já que o Galaxy A17 não passa de um "copiar e colar" do Galaxy A16, continuamos com a mesma bateria de 5.000mAh de capacidade total. A surpresa é que, apesar do processador fraquinho, ele consome muita bateria em jogos: durante duas horas de Stackball, o Galaxy A17 torrou 35% da bateria. Ele conseguiu consumir mais que o Galaxy A16 que gastou 32% com o mesmo processador.

#CelularesConsumo (%)mAhPreço
114°Oppo Reno 11 F321.600R$ 2.699,10
115°Samsung Galaxy S25 Ultra321.600R$ 6.299,10
116°Samsung Galaxy A16 5G321.600R$ 999,00
117°Xiaomi POCO X6321.632R$ 2.035,00
118°Honor X8b321.632n/d
129°Xiaomi POCO M5341.700R$ 1.079,89
130°Honor Magic 6 Lite341.972n/d
131°Samsung Galaxy A17 5G351.750R$ 1.529,10
132°Oppo Reno 13 F351.972R$ 3.059,10
133°Samsung Galaxy Z Fold7371.628R$ 12.799,00

Quanto à temperatura, parece que a Samsung resolveu o problema de super aquecimento do Exynos 1330: depois de uma hora jogando Genshin Impact, a câmera térmica registrou 38ºC, um número ainda alto para um celular de entrada, mas bem mais morno que os 44ºC do Galaxy A16.

Conclusão

E aí, vale a pena comprar o Galaxy A17 5G para jogar? Ele ainda está em seu preço de lançamento, cerca de R$ 1.400, e é claro que nesse preço ele é um péssimo custo benefício em tudo, mas principalmente se você curte jogar.

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Consultando o nosso Ranking de celulares de entrada para jogos, o Galaxy A17 ocupa a décima segunda colocação. Ele pontua um pouco mais que o Galaxy A16 e também o Galaxy A26, mas todos os aparelhos citados eu diria que são igualmente ruins para jogos pesados. Se você quiser consultar o ranking completo, eu sempre deixo o link na descrição.

#CelularesPontosAsphalt LegendsCOD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
10°Xiaomi Redmi Note 14 5G1440760 FPS60 FPS37 FPS45 FPS41 FPS
11°Xiaomi Redmi Note 13 5G1427558 FPS60 FPS43 FPS52 FPS38 FPS
12°Samsung Galaxy A17 5G1427360 FPS59 FPS34 FPS31 FPS44 FPS
13°Xiaomi Redmi Note 13 Pro 4G1414758 FPS40 FPS36 FPS47 FPS42 FPS
14°Samsung Galaxy A26 5G1409256 FPS59 FPS30 FPS50 FPS36 FPS
15°Samsung Galaxy A16 5G1399345 FPS58 FPS38 FPS33 FPS43 FPS
16°Xiaomi Redmi Note 14 4G1397860 FPS39 FPS37 FPS48 FPS38 FPS
17°Xiaomi Redmi Note 12S1397230 FPS40 FPS43 FPS58 FPS43 FPS

Ok, o celular é fraquinho, mas qual vale a pena comprar para jogos por menos de R$ 1.500? Atualmente eu recomendo o Moto G75, um celular que custa o mesmo e simplesmente dá um banho no Galaxy A17.

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Existe também um celular da própria Samsung que compensa mais, que é o Galaxy A36. Ele está custando cerca de R$ 1.350 e é muito melhor que o Galaxy A17 em tudo, inclusive performance.

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A dura realidade é que o processador Exynos 1330 já está ultrapassado há muito tempo. A boa notícia é que, com esse vacilo enorme da Samsung, abre oportunidade para a Motorola, Xiaomi e outras marcas disputarem o ranking dos baratinhos em 2026. Concorrência é tudo de bom.