Motorola Moto X4

Review Moto X4 - é bom, só que...

Um dos mais marcantes smartphones da Motorola está de volta, remodelado e muito bonito. Mas será que vale comprar?

Por | @marciobohrer Reviews de smartphones Nota: 6.5/10

Particularmente pensei que a Motorola havia enterrado o Moto X para guardar as boas memórias que os modelos anteriores deixaram. Desde 2013 quando o primeiro Moto X chegou ao mercado a impressão que ficou para ele é de um smartphone top de linha e preço acessível. A volta com o Moto X4 me parece ser para cobrir uma fatia muito pequena da grade, competindo contra outros modelos dentro da própria marca.

A verdade precisa ser dita, o Moto X4 é um dos mais belos smartphones da atualidade, mas será que a beleza é tudo? Como ele se sai no desempenho? Vamos conferir neste review.

 

Design e Construção

Eu confesso que não imaginei que a Motorola fosse reviver o Moto X depois do Moto Z. fui surpreendido não só pela volta do modelo como também pela beleza apresentado nos smartphones do Moto X4. A versão que recebemos aqui é a Topázio - em vidro, metal e um visual muito extravagante. No entanto, há também uma versão preta, igualmente formidável.

O Moto X4 é lindo, um dos mais bonitos aparelhos do ano, sem dúvidas. Até brinquei ao chamá-lo de ‘platinado’ com muitos detalhes em prata, corpo de metal e chapas (frontal e traseira) em vidro. O tamanho também é maravilhoso. 

Leia também:

Olhando para ele de frente, vemos o flash, alto-falante de chamadas e música no mesmo local, sensor de proximidade e a câmera frontal de 16MP. O display de 5,2” LCD com tamanho excelente ocupa uma fatia padrão da face frontal, ou seja, não está no grupo dos smartphones com 'display infinito'. Abaixo disso está o microfone das chamadas e o leitor de impressões digitais.

Visual não é o problema do Moto X4Visual não é o problema do Moto X4

A lateral esquerda é a única parte do smartphone que não acomoda absolutamente nada. Já do outro lado estão os botões de volume e power - este com serrilhado para distinguir-se dos demais. Na parte de cima a gaveta para inserção de dois chips de operadoras ou então um chip e um cartão de memória. Em baixo a entrada USB-C e entrada para fones de ouvido (y).

A Motorola preservou a entrada para fones de ouvido.A Motorola preservou a entrada para fones de ouvido.

Olhando de costas dá para ver uma traseira linda e reflexiva, quase como um espelho; as duas câmeras principais, o flash, o calombo que acomoda as câmeras. O logo da Motorola fica logo abaixo.

Parece um espelho?Parece um espelho?

Fica o destaque para o acabamento impecável deste aparelho. A chapa traseira leva uma uma curvatura suave para acomodar a pegada. Na parte da frente, as laterais de metal possuem um chanfro - que serve igualmente para tornar a chapa frontal suave para a pegada.

Traseira levemente arredondada para aliviar a pegadaTraseira levemente arredondada para aliviar a pegada

Você pode até encontrar pessoas que não vão curtir o desempenho do Moto X4, mas pouca gente vai dizer que este é um smartphone feio e ‘mal-acabado’.

Além da beleza, o Moto X4 possui um tamanho que considero perfeito para um smartphone com tela na proporção 16:9 (falo isso porque os top de linha atuais utilizam proporções maiores). Se liga nas medidas:

O tamanho ideal para um smartphoneO tamanho ideal para um smartphone

Hardware

Sabemos que o Moto X4 já não chega para ocupar o trono da hierarquia da Motorola, afinal, o Moto Z se tornou o modelo mais potente e caro da marca. Ainda assim, o X4 volta à grade na mesma posição de antes, ou seja, à frente dos Moto Gs. Podemos classificar o novo modelo como uma intermediário legalzão pra você comprar, mas isso falando na teoria. A gente vai ver agora como ele se sai na prática.

Preço R$ 1.169,10 R$ 730,39
Marca Motorola Motorola
Processador Qualcomm Snapdragon 630 Qualcomm Snapdragon 430
GPU Adreno 508 Adreno 505
Câmera Frontal 16 MP 5 MP
Câmera Traseira 12MP e 8 MP 16 MP
Vídeo 4K - 30 fps Full HD - 30 fps
Memória RAM 3 GB 2 GB
Display - Tamanho 5,2" 5,2"
Display - Tecnologia IPS IPS
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3
Display - Resolução 1920 x 1080 1920 x 1080
Armazenamento Interno 32 GB 32 GB
Armazenamento Extra 256 GB 128 GB
Sistema operacional Android 7.1.1 Android 7.1.1
Bateria 3000 mAh 3000 mAh
AnTuTu 70380 45791
Peso 163 g 157 g
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital

A Motorola optou pelo Snapdragon 630 para o Moto X4, mas talvez seria melhor o 660 - já que teria um ganho considerável de processamento sem elevar tanto o preço final do produto. Da mesma forma, a utilização de 3GB de memória RAM deixa um pouco a desejar se você pensa no Moto X4 como um dos top de linha da marca (relembrando o histórico dele mesmo). 4GB seria o ideal. Tudo isso na teoria, certo?

Na prática o que percebi foram vários momentos de atraso nos comandos, seja da tela, seja do sensor de impressões digitais. Durante a jogatina, por exemplo, não houve quedas de frames que prejudicassem a experiência gamer; no entanto, na troca entre aplicativos - com muitas aplicações abertas simultaneamente, o smartphone não correspondeu à altura do seu legado.

Nos testes de benchmark que fizemos, o Moto X4 marcou mais 70380 pontos no AnTuTu. Na comparação com concorrentes da mesma marca, como o Moto G5s e Moto Z2 Play, o X4 teve desempenho levemente superior ao Z2 Play.

AnTuTuAnTuTu

Já quando falamos do armazenamento interno, 32GB é o mínimo que se espera atualmente, afinal, só o Android já ocupa quase metade deste espaço. Assim, se você quiser evitar estresse por falta de espaço terá que abdicar de um segundo chip de operadora ou então partir para outra escolha. Só para se ter uma ideia, o sistema está ocupando 13GB e os apps que tenho instalados nestes pouco mais de 20 dias de uso, já ocupam mais 8,5GB. 20 dias de uso temos 87% da capacidade total de armazenamento preenchida.

Armazenamento cheioArmazenamento cheio

Display

A Motorola já usa telas Amoled em alguns modelos de smartphones, esperava-se também uma Amoled no Moto X4. Não rolou. Apesar da ótima resolução (fullhd 1920x1080p) e qualidade nos detalhes (é praticamente impossível ver os pixels isolados na tela), com o wallpaper de fábrica, é possível notar uma diferença absurda lado a lado com telas de tecnologia melhor, como o próprio Moto Z2 Force. Outra coisa que notei e até me incomodou um pouco foi um faixa preta de 1mm que contorna a tela antes das bordas da carcaça. Me pareceu uma margem de segurança que não via nos modelos da Motorola há algum tempo.

É inadmissível algo assim? Não. Mas pode irritar um pouco os mais exigentes. Assim como seria melhor se víssemos um display Amoled no Moto X4.

Essa faixa preta é de karatê?Essa faixa preta é de karatê?

Para proteger o display, a Motorola aplicou o vidro Gorilla Glass 3 nas duas superfícies, tanto frontal como na traseira. Durante os dias em que fiquei com o Moto X4, não foi constatado nenhum risco na tela.

Resistência à água e poeira

Extremamente importante, porém não mais tão fantástico, a Motorola trouxe no Moto X4 pela primeira vez a proteção contra água e poeira; ela funciona muito bem. Digo que não é mais fantástico porque já há alguns anos vemos aparelhos com esta tecnologia e, seria até um insulto os irmãos mais modestos terem certificação IP68 e o X4 não.

Finalmente né?Finalmente né?

Também preciso dizer que aquele hype de tacar o telefone em qualquer recipiente só pra ver como ele é resistente à água não é mais tão popular. Mesmo assim, a segurança de poder entrar na chuva para se molhar sem medo de perder o smartphone é ouro. Ponto positivo.

Bateria

Foi-se o tempo em que a bateria de um smartphones durava vários dias. Atualmente a meta é ir dormir com o telefone ainda ‘vivo’. Os 3000 mAh do Moto X4 são suficientes para administrar um dia corrido com uso de apps de redes sociais, games, ligações e músicas sem o medo de ficar sem carga. Caso o usuário seja dos que levam o smartphone para passear no trabalho, academia, etc sem utilizar muito, a autonomia pode chegar a dois dias.

Se você usa o telefone com frequência, a bateria dura um diaSe você usa o telefone com frequência, a bateria dura um dia

Além disso, o carregador Turbo de 15W dá um ‘up’ na bateria com apenas 15 minutos na tomada. Se você tiver mais tempo de sobra, dá para carregar toda a bateria com pouco mais de 50 minutos.

Também há os usuários que usam o telefone o tempo todo para muitas coisas e ainda encontram tempo para o lazer… também no smartphone. Neste caso é muito provável que você terá de espetar o X4 na tomada em algum momento.

No Moto X4 a bateria é OK, nada que vá te irritar com vida útil pequena nem que vá te surpreender com a capacidade elevada. 

Leia também:

Câmeras

O Moto X4 tem quase tudo para ser o novo queridinho do Brasil, mas um detalhe pode jogar tudo por ‘água abaixo’ - a câmera frontal. Antes disso deixa eu informar que o X4 possui duas câmeras principais, uma delas grande angular de 8MP (que eu gosto muito) e outra com 12MP f/2.0, flash duplo e uma série de opções de software.

Modo Profissional

Destaque para o modo profissional - que dá para você alterar parâmetros de fotometria a fim de obter resultados mais “profissionais”. Na prática não faço mais uso deste modo no dia a dia. Além do mais, as possibilidades que a Motorola oferece são inferiores às de outras marcas.

Há possibilidades, mas ainda assim prefiro o modo automáticoHá possibilidades, mas ainda assim prefiro o modo automático

Modo Profundidade

O novo queridinho da tecnologia das câmeras em smartphones é o modo que imita o efeito Bokeh. No Moto X4 ele está denominado como Modo Profundidade. Você pode selecionar um objeto à sua frente e o restante da foto ficará com um desfocado legalzinho. Mas use com moderação pra não ficar mais artificial do que já é. ;)

Efeito profundidadeEfeito profundidade

Modo Cor em Destaque

O que notei com estes modos do Moto X4 é que a marca quer colocar na raiz da câmera efeitos e filtros que são oferecidos por aplicativos específicos como Instagram, Snapchat e outros. No modo Cor em Destaque você pode selecionar uma única cor específica para que ela fique em destaque na foto em preto e branco. Fica legal.

Modo Cor em DestaqueModo Cor em Destaque

Reconhecimento de ponto turístico

Quando você abre o app da câmera, um ícone aparece na tela; caso você esteja em dúvida sobre informações do ponto turístico em que você está, basta tocar neste botão e o smartphone reconhece, identifica e te dá opções de pesquisa na web. Saca o exemplo de uma viagem que fiz a Paris MENTIRA.

Review Moto X4 - é bom, só que...Minha última viagem a Paris #sqn

O resultado das fotos é bom, gosto bastante de utilizar a lente grande angular, mas é necessário ter uma noção da foto que você quer fazer. Normalmente as fotos de pessoas ficam distorcidas. Mas curti bastante o conjunto de câmeras principais. Uma reclamação pertinente paras as câmeras do X4 é a demora para tirar as fotos; se o ambiente oferece uma boa quantidade de luz até que o clique é normal, mas em ambientes com pouca luz a câmera demora mais de um segundo para fazer a foto - algo que pode irritá-lo se você quer fazer uma foto rápida.

Vídeo

Você também pode fazer vídeos em 4K 30fps, 1080p 60fps, 720p e 480p 30fps.

Câmera frontal

O calcanhar de aquiles do Moto X4 é a câmera frontal. No papel ela é excelente, com 16MP para você fazer selfies, modo panorâmico para caber todo mundo na imagem, efeitos animados ao estilo Instagram/snapchat e o modo profissional. O problema é quando apontamos a câmera em nossa direção para tirar uma foto.

A câmera frontal de 16 MP do Moto X4 tem um sério problema de foco. As fotos capturadas parecem priorizar o fundo em detrimento do objeto principal (Você). Se liga nos exemplos:

Você pode até não perceber, mas o problema do foco está ali. Uma verdadeira pena.Você pode até não perceber, mas o problema do foco está ali. Uma verdadeira pena.

Review Moto X4 - é bom, só que...Você pode ver que a foto do Moto X4 possui melhor coloração, mais fidedigna. O problema é o foco.

O clique da câmera frontal é outro problema, mesmo em ambientes com luz boa ele demora. Se as condições não forem favoráveis então...

Conectividade

Graças aos engenheiros da Motorola, o Moto X4 não sofreu a perda da entrada para fones de ouvido (como seu companheiro Moto Z) e divide a parte de baixo do telefone com a porta USB-C.

Você pode conectar dispositivos através do Bluetooth 4.2 BR/EDR + BLE, Wifi com WiFi 802.11a/b/g/n/ac, 2,4GHz + 5GHz e Hotspot WiFi. O aparelho também possui NFC, GPS, GLONASS, Galileo e sensores de impressão digital, gravidade, proximidade, acelerômetro, luz ambiente, magnetômetro e giroscópio.

Software

Android para a Motorola sempre foi coisa importante desde que a marca passou a trabalhar com smartphones. A fama do Android puro sempre fez diferença para muitos usuários na hora de escolher um smartphone. No entanto, com o Moto X4 é possível notar algumas sutis alterações na interface; coisa pouca como alguns ícones circulares e outros quadrados. Na minha visão nada que atrapalhe a experiência do usuário (visualmente falando).

Android quase limpoAndroid quase limpo

O problema é que este sistema simplesmente ocupa metade da memória interna do smartphone, deixando ao usuário pouco espaço para abarrotar com coisas próprias, assim como já explanei no setor do armazenamento.

No mais o sistema é limpo, intuitivo e de fácil entendimento. Gosto de um Android assim. Destaque de sempre para o “Moto”, que oferece outras opções para o sensor de impressões digitais para ir para a home, voltar ou acessar apps em segundo plano. Também dá para você cadastrar a digital para acessar aplicativos com senha (no meu caso o app do Banco) e cadastrar o gerenciamento de uma lista de dispositivos confiáveis.

App Moto está ainda mais completo e cheio de opçõesApp Moto está ainda mais completo e cheio de opções

Dentro do Moto Ações o usuário pode tirar print da tela com três dedos tocando sobre a screen, agitar pra abrir a câmera, lanterna, reduzir a tela, silenciar, não perturbe e acionar a tela.

Vale a pena?

Essa semana mesmo li um comentário em um dos meus vídeos no Oficina da Net no Youtube em que o leitor disse: “Pra você o cara sempre tem que procurar um smartphone melhor” (algo assim). Pois bem, no review do Samsung Galaxy S6 eu não falei isso, por exemplo. Com o Moto X4 eu tenho é que lamentar, afinal, quando peguei a caixa do telefone nas mãos, pensei que esta seria uma volta triunfante de um dos mais queridos modelos de smartphone. Achei caro, porém, honesto o preço de lançamento.

Ao tocar nele pela primeira vez, usar as câmeras principais, colocá-lo no bolso pela primeira vez, tudo isso reforçava que a Motorola havia acertado em cheio na volta do Moto X. Mas não. Ela errou num ponto praticamente básico, principalmente para quem gosta de tirar selfies. A câmera frontal de 16MP não foca corretamente, mesmo com um detector facial enorme na tela.

Aí você pode me dizer que não percebeu, ou ainda que não faz diferença pra você. Eu já penso que é o mesmo que você assumir o risco de comprar um carro novo em que o ar-condicionado (item pelo qual você pagou para funcionar) simplesmente não funciona corretamente. Você compraria? Eu não.

A Motorola não soube dizer se o problema é de hardware ou software. Se for de Hardware (a câmera), só uma troca resolveria. Em sendo problema de software (pouco provável), uma atualização serviria.

Compre o Moto X:

O mais lamentável é que, fora isso e o fato da memória interna ser ocupada na metade pelo sistema, eu recomendaria fortemente o Moto X4 pela beleza, leveza, pegada e outros atributos. Lembro que o Preço de lançamento estava na média em R$ 1699,00 - com pouco mais você leva pra casa um Moto Z2 Play. Hoje você pode encontrar o Moto X4 por até R$ 1120,00. É um bom valor, caso você realmente não se importa com a falta de foco da câmera frontal.

Por fim, acho bacana você procurar um Moto Z2 Play - com 64GB de armazenamento interno pode ser encontrado por R$ 1465,00.

Veja o Review do Moto Z2 Play.
Compre o Moto Z2 Play: Americanas | Submarino

E você o que me diz sobre o Moto X4? Tem a mesma percepção que eu? Deixa teu comentário e vamos dialogar. Abraço

Notas

  • 0 4 6 8 10
  • Processador
  • Câmera Frontal
  • Câmera Traseira
  • Câmera Traseira
  • Memória RAM
  • Display - Tecnologia
  • Display - Proteção
  • Display - Resolução
  • Armazenamento Interno
  • Armazenamento Extra
  • Bateria
  • AnTuTu
25° em nosso ranking
Comparar
  • iPhone 6s Plus
  • Motorola Moto X4
  • Samsung Galaxy Note 5
COMPARAR

Mais sobre: reviewsmartphones Review Motorola
Share Tweet
Comentários
Destaquesver tudo