Acompanhando as tendências de mercado a LG lançou o Q6 e o Q6+, que trazem os displays FullVision, com as bordas arredondadas e mais finas, ocupando mais espaço na tela. Estes modelos da fabricante tem como intenção competirem com outros aparelhos de entrada que possuem características Premium, como o Moto G5s e o Samsung J5 Pro, mas e aí, será que a linha Q6 veio para desbancar a concorrência ou ele ainda deixa um pouco a desejar? É isso que vamos ver nesta análise, então confere aí.

Hey, estamos escolhendo os melhores smartphones de 2017, vote aqui.

Design e Construção

O design da linha Q6 não é lá essas coisas, ele é bem simples se comparado com outros concorrentes, possuindo um traseira toda em plástico, com detalhes apenas na saída do alto-falante, câmera e flash, além do modelo do aparelho que é estampado na traseira, suas bordas laterais são em metal, deixando sua construção mesclada. E é nas bordas que podemos ver alguns detalhes, que são as antenas do aparelho, posicionadas uma de cada lado, duas em cima e uma em baixo.

Na lateral direita, temos além da antena o botão de bloqueio da tela/desligar, enquanto na parte de baixo encontramos a entrada USB, no padrão 2.0, entrada para fones de ouvido P2 e um dos microfones, na parte superior encontramos o outro, além dos detalhes das antenas. Na face lateral esquerda podemos encontrar os botões de volume e as baias para SIM e cartão de memória, o dispositivo conta com suporte para 2 SIMs e um cartão SD em simultâneo.

.
Face lateral esquerda do LG Q6+

Bom, se o resto do aparelho não é muito atrativo, a LG reservou o melhor para a tela, seguindo a tendência de bordas minimalistas e redondas o Q6 trás uma tela de 5,5 polegadas em um aparelho com apenas 142,5mm de altura por 69,3mm de largura, basicamente o tamanho de um smartphone de 5 polegadas, isso se refle então na proporção de tela, que ocupa aproximadamente 79,1% da parte frontal. Deixando espaço na frente apenas para a câmera, sensor de proximidade, falante para chamadas e o logo da LG na parte de baixo. O aparelho não possui botões capacitivos, os mesmos foram jogados para a tela.

Tela LG Q6+ ocupa 79% do espaço frontal.
Tela LG Q6+ ocupa 79,1% do espaço frontal.

Outro ponto que também é interessante no aparelho é sua pegada, ele tem um tamanho que se encaixa perfeitamente a mão, com uma espessura um pouco maior que os atuais aparelhos, 8,1mm mas que também ajudam na pegada, assim como a parte traseira de plastico, que não deixa o telefone escorregar, sem falar que o aparelho pesa apenas 149g.

Medidas do LG Q6+.
Medidas do LG Q6+.

Hardware

As diferenças entre o LG Q6 e o Q6+ está apenas no armazenamento e memória, ao contrário de outras linhas, que possuem telas maiores e hardware completo aprimorados nas versões plus. O Q6+ mantém a diferença apenas na memória RAM e no armazenamento, enquanto a versão Q6 trás 3GB de RAM e 32GB de armazenamento o Q6+ trás 4GB de RAM e 64GB de armazenamento.

Tela de 44
Tela de 442ppi e proporção de 18:9

Quanto ao restante do hardware, a linha Q6 vem equipada com o processador Qualcomm Snapdragon 435 de 1.4Ghz, GPU Qualcomm Adreno 505, os smartphones também possuem capacidade de expansão de armazenamento para mais 256GB. Quanto às telas, a tecnologia é a LCD IPS, com resolução Full HD+ de 2160x1080 com densidade de 442ppi e proporção de 18:9. É uma tela realmente boa, que sofre pouca interferência de acordo com o ângulo de visão e com cores ok.

Bateria

A bateria que a LG implementou nesta linha foi de apenas 2900mAh, nos testes ela se mostrou bastante consistente, durando mais de um dia inteiro com uso moderado (27h, porém com apenas 4h de tela). Em uso mais intenso este número reduz bastante, porém o telefone consegue manter 12h de carga facilmente, sendo necessário recarregá-lo apenas de noite. Apesar da bateria não possuir muita capacidade, o baixo consumo se dá devido a seu processador e também ao sistema muito bem otimizado pela LG. Durante a noite com o aparelho em standby o consumo também é muito baixo, gastando de 1% a 3% de carga da bateria.

Duração chegou a 27 horas com quase 4h de tela.
Duração chegou a 27 horas com quase 4 horas de tela.

O carregador do LG Q6+ é do tipo padrão, com apenas 5,0V e 1,2A, levando em média 2 e meia para carga completa.

Câmeras

O Q6 trás apenas 2 câmeras, a frontal de 5 megapixels com abertura de f/2.2 e a traseira que possui 13 megapixels e f/2.2, ambas gravam em full HD a 30FPS, porém não possuem um grande diferencial com a concorrência, fazendo boas fotos, tendo uma estabilização de imagem ok e foco ok, o único diferencial seria a câmera frontal que é grande angular, o que ajuda a encaixar toda a galera na selfie.

O aplicativo nativo também não oferece muitos recursos, além de fotos normais, em modo panorama e modo comida, oferece também algum controle de brilho, além do zoom digital, porém é possível instalar o app do Google para obter mais opções de configuração para tirar suas fotos. Para conferir o teste de câmera completo é só assistir o vídeo abaixo e conferir a nossa galeria.

Primeira imagem normal, segunda imagem com a função grande angular.
Variação entre modos de iluminação no aplicativo padrão.
Variação entre modos de iluminação no aplicativo padrão.

Teste de câmera do LG Q6+

Vídeo incorporado do YouTube

Redes e Conectividade

O Q6+ possui como aparatos de conectividade entrada USB no padrão Micro-B 2.0, plug 3.5mm P2 para fones de ouvido, bluetooth 4.2, WiFi 802.11 b/g/n, GPS, sensores de proximidade, luminosidade, efeito hall, giroscópio, bússola, acelerômetro, além de TV digital e rádio FM, o aparelho possui suporte para redes 2G GMS, 3G UMTS, e 4G LTE, além de rede de dados móveis GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA, HSPA+, LTE e LTE-A. O aparelho não possui NFC. E também não possui leitor de digitais, que foi substituído pelo reconhecimento facial, esse que possui um recurso avançado de biometria baseado nos traços do rosto, o desbloqueio pela leitura facial é muito eficiente e consegue desbloquear de diversos ângulos, porém é necessário realizar o aprimoramento do mesmo.

Os pontos negativos são relacionados a velocidade de desbloqueio e iluminação, pela necessidade de reconhecimento facial o desbloqueio se torna um pouco lento, já quanto a luz, locais escuros onde os traços do rosto ficam escurecidos pela sobra, faz com que o desbloqueio não funcione corretamente.

LG Q6 Plus
GERAL
Status
Verificado
Data lançamento
11/07/2017
Menor preço histórico
R$ 584,10
Preço atual
R$ 699,00
Outras informações
Peso
149 g
Plataforma
Sistema
Processador
GPU
Adreno 505
Memórias
Memória RAM
Armazenamento
Armazenamento Extra
256 GB
Tela
Tela - Tipo
IPS
Tela - Tamanho
5,5"
Tela - Resolução
2160 x 1080
Câmera principal
Câmera principal
13 MP
Vídeo
Full HD - 30 fps
Câmera frontal
Câm. Selfie
5 MP
Bateria
Bateria
Redes de dados
3G
Sim
4G
Sim
Wi-Fi
Sim
Bluetooth
Sim
GPS
Sim
NFC
Não
Outros
Rádio FM
Sim

Benchmark

Nos testes de benchmark a pontuação do aparelho foi estranhamente variável, no primeiro teste que realizamos a pontuação foi de 43.483 pontos, porém após algumas atualizações lançadas pela LG esta pontuação chegou a se reduzir a 37.752 pontos. Já no último teste realizado a pontuação alcançou 42.387. Não sei explicar estas variações, pois as condições em que os testes foram realizados foram basicamente as mesmas, quando a atualização da LG, vou deixar para comentar sobre ela no veredicto.

Confira a variação nos resultados.
Confira a variação nos resultados.

Software

A versão do Android instalada no LG Q6+ é a 7.1.1 Nougat, com um sistema aperfeiçoado pela LG, o sistema traz diversos recursos que são excelentes para o usuário, como gerenciadores de armazenamento, memória e bateria. Ao contrário das concorrentes a LG não possui um nome para a sua versão do Android, que ainda oferece recursos de divisão da tela, onde dois quadros simétricos podem ser criados para o uso de aplicativos em simultâneo, os apps de Contatos, Música e Calendário foram desenvolvidos para funcionar de mais agradável quando usados através deste recurso.

Como assistente pessoal, a Q6 tem por padrão o Google Assistente, que funciona em conjunto com a interface do aparelho. Ainda sobre a interface que a LG adotou, vale comentar que o aparelho não possui um menu fixo, deixando seus aplicativos todos espalhados pelas áreas de trabalho em pastas divididas por categorias.

Smartphone não possui menu. Os aplicativos são distribuídos por pastas na tela.
Smartphone não possui menu. Os aplicativos são distribuídos por pastas na tela.

Veredicto

Bem, confesso que durante o tempo que utilizei o Q6+ como meu aparelho pessoal, fiquem me perguntando - Ele é um excelente telefone, não trava, tem uma câmera ok, bastante armazenamento interno e porque eu não vejo nada de bom para falar dele.

Então enquanto eu escrevia o seu review percebi, ele é um telefone realmente muito bom, o reconhecimento facial funciona bem, ele dificilmente trava e é muito bom com diversas tarefas abertas, até pelo seus 4GB de RAM. Mas se resume a uma interface na minha opinião pobre, que apesar de ter uma tela enorme para o tamanho do aparelho, não tem 100% da sua funcionalidade, pois a maioria das aplicações ainda não está adaptada a proporção de 18:9, portanto maior parte do tempo o uso do aparelho é em 16:9, o que torna seu diferencial praticamente obsoleto.

Como já havia mencionado, a pegada é excelente, porém o plástico arranha e não é pouco, o aparelho não caiu nenhuma vez, porém só de colocá-lo em cima da mesa fez com que a superfície traseira ficasse toda arranhada. Apesar de possuir um processador de entrada, a memória extra fez com que todas as aplicações que foram abertas nele rodassem sem nenhum problema.

Face traseira do Q6 +.
Face traseira do Q6 +.

Ainda nos pontos negativos observados, a plataforma da LG me ofereceu algumas atualizações e quando as realizei, foram instalados diversos jogos, sem prévio questionamento e sempre que se tenta acessar algum é necessário realizar nova atualização, então, instalou mas não instalou? Também fiquei com esse questionamento na cabeça, foi algo que eu não gostei, apesar de não usar, é invasivo e até suspeito, a instalação de aplicações em seus Smartphone sem a sua permissão. Comento isso pelo fato de talvez esta atualização ser uma das causas na variação do benchmark com o AnTuTu.

O último ponto que me desagradou no Smartphone foi o seu preço, custando na faixa dos R$900 - R$1 mil o Q6 e R$1.100 - R$1.400 o Q6+, eles apesar de possuírem 3GB e 32GB e 4GB e 64GB respectivamente, são aparelhos um pouco fora da faixa de preço de seus concorrentes, não sendo os melhores custos x benefícios, porém volto a dizer, são aparelhos excelentes, se você gostar do estilo de tela com poucas bordas eles são os aparelhos para você.

Mas e se você gostou da nossa análise comenta ai pra gente, se não gostou, também pode comentar, acha que o LG Q6+ é um diferencial com a tela de bordas redondas ou também pensa como eu e não vê muita vantagem? Me conta aí.