A Asus nos enviou um lançamento, o Zenbook S13 Flip OLED. É um notebook levíssimo, fino e muito potente, perfeito para quem trabalha com design gráfico ou fotografias, isso graças a sua tela OLED com alta fidelidade de cores, certificada pela Pantone. A Asus tem caprichado muito nos lançamentos, mas a pergunta é: Você compraria um notebook OLED com uma tela touch que dobra ao meio por 16 mil reais?

  • Categoria:: Ultra-fino
  • Sistema operacional:: Windows 11 Home
  • Processador:: Intel Core i7-1260P (12 Núcleos / 16 Threads)
  • Placa de vídeo dedicada:: Não possui
  • Gráfico integrado:: Intel Iris Xe Graphics
  • Total de RAM:: 16 GB
  • Slot de Memória 1:: 16 GB DDR5 6400 MHz (soldada)
  • Slot de Memória 2:: Não possui
  • Armazenamento instalado:: HD de 512 GB
  • Padrão:: NVME PCIe 4.0
  • Slot para upgrade de armazenamento:: Não possui
  • Resolução:: 2880 x 1800 pixels
  • Tamanho: : 13.3 polegadas
  • Tipo de tela:: OLED
  • Taxa de Atualização:: 60 Hz
  • Proporção da Tela:: 16:10
  • HDMI:: Não possui HDMI
  • USB:: 2x USB-C (Thunderbolt) e 1x USB-C
  • Outras conectividades:: 1x P2 (fone+mic), 1x Leitor de Cartão SD e 1x leitor biométrico
  • Conexões Wireless:: Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0
  • Informações do Teclado: Layout ABNT2, numérico ativado no touchpad e retroiluminação branca
  • Webcam:: Full HD (1920 x 1080)
  • Capacidade da Bateria e Carregador:: 67 Wh e Carregador de 65 watts
  • Dimensões (Largura x Profundidade x Espessura):: 29.6 x 20.9 x 1.4 cm
  • Peso:: 1.10 kg

ASUS Zenbook S 13 Flip OLED - Veja aqui a ficha técnica completa

Construção Externa

Logo de cara notamos que o Zenbook S 13 Flip não é um notebook baratinho. Estamos tratando aqui de um produto premium, feito para um público bem específico e exigente. Começando pelo tamanho: poucos notebooks conseguem atingir o grau de portabilidade que o Zenbook atinge. Com apenas 15 milímetros de espessura e pesando mais ou menos 1 kilo.

.
Construção premium.

Esse notebook só consegue atingir esse peso pena por causa do chassi feito de uma liga especial de magnésio e alumínio.

Mas o principal diferencial dele para outros modelos lançados pela Asus são as dobradiças que permitem que o note fique completamente dobrado, como se fosse um tablet. Chamam isso de "notebook conversível".

Não chega a ser uma tela dobravel ao meio, igual ao celular Samsung Flip mas usando a criatividade, podemos encontrar formas interessantes e diferentes de utilizar o notebook.

.
O note dobrável até que é interessante, mas essa novidade logo enjoa e você passa a utilizá-lo normalmente, como qualquer outro notebook.

Já o acabamento dele eu curti demais. é um note leve, mas passa a impressão de ser bem resistente. É bem satisfatório ficar manuseando-o de um lado para o outro.

Tela

O atrativo principal desse notezinho aqui é a tela. Simplesmente é o melhor painel de notebook que eu já vi. Estamos falando de uma tela OLED, touchscreen, de 13.3 polegadas, resolução de 2.8K e 60 Hz na taxa de atualização. Essa tela é tão boa que, mesmo comparando com a tela do notebook Avell A70 Hyb, conseguimos notar a diferença. E olha que a tela do Avell é o melhor painel LCD IPS que a gente já testou.

.
Na esquerda, o Zenbook S13 FLIP OLED. Na direita, notebook Avell A70 HYB (painel WVA IPS)

A diferença principal está no nível de brilho, com o HDR ligado, o painel OLED consegue iluminar os pixels com muito mais intensidade, e também consegue apagá-los completamente, deixando o painel 100% escuro.

Claro que a tela do notebook da Avell também é ótima, a gente elogiou bastante lá na review, mas não temos como negar que até o melhor painel IPS não consegue competir com OLED.

A tela do Zenbook S 13 Flip é um painel oficialmente validado pela Pantone e possui fidelidade de cores de 100% DCI-P3. Ou seja, é uma tela perfeita para se trabalhar profissionalmente com tudo que envolve imagem, fotografia e design gráfico.

.
Resolução 2880 x 1800 num painél de 13.3 polegadas resulta numa imagem extremamente nítida.

Conexões

Nesse padrão de notebook ultrafino nós ficamos bem limitados nas entradas: o Zenbook tem duas entradas USB-C, um conector de áudio P3 e uma entrada USB 3.2 Tipo C compatível com display e alimentação.

.
Entradas laterais

Nas conexões nós temos WiFi 6, Bluetooth 5 e também tem Alexa.

Realmente não temos espaço aqui para uma entrada de rede, mas poxa, sem HDMI? Nem ao menos uma USB-A? Por causa de poucos milímetros, o Zenbook 13 Flip abre mão de duas entradas que, na minha opinião, são bem importantes.

Para resolver isso a gente pode usar um adaptador como esse aqui da Baseus. Eles enviaram para cá já faz um tempão e a gente nunca conseguiu testar, já que não temos um Macbook em mãos. Mas já que o Zenbook 13 Flip tem as entradas USB-C na mesma distância que o Mac, conseguimos usar o adaptador. Eu utilizei ele o tempo todo durante a review para conectar pendrives, HD externo, monitor, e funciona muito bem. Podemos comprá-lo aqui.

.
Adaptador Baseus

Performance

Não adianta nada ter uma tela boa dessas se o hardware não acompanha, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, temos aqui um processador Intel Core i7-1260P, com 4 núcleos de performance e 8 de eficiência. Na memória RAM são 16 GB de DDR5 clockadas em 5200 MHz.

No armazenamento, temos um SSD NVME extremamente rápido da Samsung, com 500 GB de capacidade.

Velocidades impressionantes no NVME!
Velocidades impressionantes no Crystaldiskmark! Fonte: Oficina da Net

Uma das características que todos notebooks ultrafinos têm em comum é a ausência de uma placa de vídeo dedicada. É uma limitação imposta pelas leis da física mesmo, a própria estrutura do notebook simplesmente não tem espaço para acomodar uma placa de vídeo dedicada. É por isso que os notebooks gamers são tão grossos e pesados - precisam de toda uma estrutura de alumínio dentro da carcaça para dissipar todo o calor pelos componentes internos.

Então o Zenbook usa os próprios gráficos integrados do processador, e esse é o maior fator limitante de performance, já que sem placa de vídeo fica impossível rodar jogos modernos.

Eu entendo que não é um note gamer, mas a ausência de uma placa de vídeo acaba dificultando também outras tarefas, como a renderização de vídeos no Premiere, por exemplo. No nosso teste de render em 4K, ele se saiu muito mal. Demorou 18 minutos para renderizar o nosso vídeo teste. Para vocês terem uma ideia, o notebook da Avell A70 Hyb que a gente fez review completou esse mesmo teste em 2 minutos e 38 segundos. Então eu definitivamente não recomendo o Zenbook Flip para renderização de vídeos.

Mas em testes que não utilizam a placa de vídeo, só o processador, o Zenbook se sai muito bem.

Cinebench R23:

  • Multi-Core: 9188 pontos
  • Single-Core: 1552 pontos

Blender BMW CPU Render:

Já na modelagem 3D, utilizando a CPU, ele renderiza a BMW do Blender em 4 minutos e 46 segundos.

BMW Blender CPU Render
BMW Blender CPU Render. Fonte: Oficina da Net

Durante esses testes, o notezinho atingiu a temperatura máxima de 97 °C nos núcleos de performance, o que é BEM quente. Mesmo sendo portátil, você não vai conseguir trabalhar com tarefas pesadas e ele no colo ou deitado na cama. Mas para tarefas simples, tipo navegar na internet e assistir filmes, ele não chega a esquentar muito.

Eu sei que muita gente se importa com o ruído do notebook e realmente, tem uns notebooks que por aí que são bem barulhentos, especialmente os de alta performance. O Zenbook tem um som bem agradável, você pode ouvi-lo lá na nossa review no YouTube.

Teclado e Touchpad

Tenho uma ótima notícia, o teclado do Zenbook S 13 Flip é em formato ABNT, temos o Cedilha e os acentos. Admito que eu não curti muito a sensação de digitar nele. Não é ruim, mas não acompanha o padrão de qualidade do restante do notebook. A iluminação das teclas é só para dizer que tem mesmo, mal dá para ver.

.
Teclado e touchpad do Zenbook S 13 FLIP OLED. Fonte: Oficina da Net

Mas se a Asus economizou no teclado, gastaram tudo no touchpad. Eu confesso que dou pouca atenção para os touchpads dos notebooks que testo já que sempre prefiro usar o mouse. Mas no caso do Zenbook, o touchpad tem uma superfície extremamente macia. É muito confortável de usar.

Ah, vocês podem ter percebido que o note não tem teclado número. A Asus esconde isso aqui, no próprio touchpad. Confesso que eu nunca lembro de usar isso, mas se você se acostumar, pode ser uma ferramenta e tanto para melhorar o workflow.

.
Touchpad luminoso. Fonte: Oficina da Net

Caneta

Agora, se você não estiver afim de usar o touchpad, pode optar também pela navegação através da caneta Asus Pen 2.0 que vem junto do notebook.

.
Caneta do Zenbook. Fonte: Oficina da Net

É uma caneta Stylus ativa que você pareia através do Bluetooth. É um jeito bem interessante e confortável de se navegar utilizando o modo tablet.

Ela é recarregável por USB-C e a bateria segundo a Asus dura até 140 horas.

Entretanto, mesmo a caneta funcionando muito bem, com várias pontas e tal, eu honestamente não consigo imaginar um designer gráfico substituindo a mesa digitalizadora dele para desenhar na tela de vidro no notebook.

Mesmo que a precisão da caneta seja boa, a textura de vidro da tela não é a melhor superfície para escrever ou desenhar.

Apesar disso, a caneta é bem útil, tá cheia de botões extras e funções interessantes, mas não é algo que eu pagaria extra para ter.

Bateria

A caneta e a função touchscreen não me impressionaram, mas esse note tem algo que me deixou bem surpreso: a duração da bateria. Ele tem uma bateria bem grande, de 67 Watt-Hora, o que em si já é anormal para um note ultra fino. Soma essa bateria com a eficiência do processador da Intel e a gente tem um note que pode ficar longos períodos de tempo longe da tomada. Para carregá-lo utilizamos o carregador USB-C de 65W.

Camêra e microfone

O Zenbook S 13 FLIP OLED tem uma webcam FULL HD com identificador facial e quatro microfones. Funcionam bem, mas eu ainda recomendaria um bom headset para que consigam te ouvir com mais clareza em video-chamadas.

.
Teste de Webcam do Zenbook. Fonte: Oficina da Net

Som

Apesar de ser um notebook ultrafino, o som dele é super potente. A profundidade e clareza do áudio não chegam a impressionar, já que a própria estrutura física de notebooks ultrafinos nunca vão conseguir proporcionar um som com bons graves, mas mesmo assim, o volume impressiona.

Jogos

Já disse que não é um notebook gamer, e de fato, em nenhuma peça de marketing a Asus fala sequer uma palavra sobre games. Mas será que roda alguma coisa?

Eu fiquei surpreso, mas estamos jogando GTA V. Sim, os gráficos estão no mínimo e o notebook trava a framerate em 30 FPS, mas, na minha opinião, ta bem jogável.

.
Jogando GTA V no Zenbook. Fonte: Oficina da Net

Testei também The Sims 4, que é um jogo que exige bastante do processador mas que não precisa de uma placa de vídeo tão boa assim. Com os gráficos no mínimo a gente consegue ficar acima dos 60 frames. Se você preferir jogar com os gráficos no máximo, aí caímos para 30 frames. Mesmo assim, está melhor do que eu esperava.

Vale a pena comprar?

Por 16 mil reais? Não. Mesmo que você tenha gostado das características e especificações do Zenbook S 13 FLIP OLED, existe um notebook bem parecido que custa bem menos, o Zenbook 14 OLED. A principal diferença deles é o fato do Zenbook 14 não dobrar completamente, apenas 180 graus, como um notebook comum. Fora isso, eles são praticamente iguais. O Zenbook 14 é até melhor em alguns aspectos, tem o dobro do armazenamento, possui entrada USB A e HDMI - e a tela vem com taxa de atualização em 90 Hz.

.
Zenbook S 13 FLIP OLED. Fonte: Oficina da Net
ASUS Zenbook S 13 Flip OLED
7.0
Prós
  • Tela OLED com ótima nitidez e contrastes;
  • Performance satisfatória;
  • Teclado e touchpad bons;
  • Bateria dura muito e carrega rápido;
  • Leve e compacto.
Contras
  • Tela de 60 Hz;
  • Sem entrada HDMI e USB-A;
  • Preço sem sentido

Enquanto escrevo a review, o Zenbook 13 FLIP custa 16 mil reais e o Zenbook 14 OLED custa 9.4 mil. Por essa diferença de preço, não faz sentido levar o Zenbook 13 Flip para a casa, mesmo se você for usar a caneta e a função de dobrar a tela. A diferença de valor é absurda.


Notebooks ultra-finos para trabalho

Mesmo se o preço dele fosse mais próximo dos 10 mil reais, ainda assim é bastante dinheiro para desembolsar num notebook, não é mesmo? Abaixo listo algumas opções de notes ultra finos que funcionam muito bem:

LG GRAM

Se você estiver a procura de um note ultrafino mais custo benefício, dê uma olhada no LG Gram. Obviamente ele é pior que o Zenbook em tudo, tem menos memória RAM, metade do armazenamento, processador mais fraco, tela não é OLED, mas mesmo assim, é um ótimo notebook para quem não se interessa por jogos, precisa de muita portabilidade e não quer gastar tanto.

  • Categoria:: Ultra-fino
  • Sistema operacional:: Windows 11 Home
  • Processador:: Intel Core i5-1035GZ (4 Núcleos / 8 Threads)
  • Placa de vídeo dedicada:: Não possui
  • Gráfico integrado:: Intel Iris Xe Graphics
  • Total de RAM:: 8 GB
  • Slot de Memória 1:: 8 GB DDR4 3200 Mhz
  • Slot de Memória 2:: Não possui
  • Armazenamento instalado:: SSD de 256 GB
  • Padrão:: NVME
  • Slot para upgrade de armazenamento:: Slot M.2 vazio
  • Resolução:: 2560 x 1600 pixels (QUAD HD)
  • Tamanho: : 17 polegadas
  • Tipo de tela:: LCD IPS
  • Taxa de Atualização:: 60 Hz
  • Proporção da Tela:: 16:10
  • HDMI:: 1x HDMI
  • USB:: 3x USB 3.1 e 1x USB-C (Thunderbolt)
  • Outras conectividades:: 1x P2 (fone+mic), 1x Leitor de Cartão SD e 1x leitor biométrico
  • Conexões Wireless:: Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.0
  • Informações do Teclado: Layout ABNT2, com numérico e retroiluminação branca
  • Capacidade da Bateria e Carregador:: 80 Wh
  • Dimensões (Largura x Profundidade x Espessura):: 38 x 26.3 x 1.6 cm
  • Peso:: 1.35 kg

LG Gram 17 (17Z90N-V) - Veja aqui a ficha técnica completa

Acer Swift 3

Se você é uma dessas pessoas mas também precisa muito de uma tela OLED, dê uma olhada no Acer Swift 3. Não é um note barato, mas é um concorrente interessante aos Zenbooks. Vou deixar o link desses dois aí na descrição do vídeo.

  • Categoria:: Intermediário
  • Sistema operacional:: Windows 11 Home
  • Processador:: Intel Core i5-12450H (8 Núcleos / 12 Threads)
  • Placa de vídeo dedicada:: Não possui
  • Gráfico integrado:: Intel Iris Xe Graphics
  • Total de RAM:: 8 GB
  • Slot de Memória 1:: 8 GB DDR5 5200 MHz (soldada)
  • Slot de Memória 2:: Não possui
  • Armazenamento instalado:: SSD de 512 GB
  • Padrão:: NVME PCIe 4.0
  • Slot para upgrade de armazenamento:: Slot M.2 vazio
  • Resolução:: 2880 x 1800 pixels
  • Tamanho: : 14 polegadas
  • Tipo de tela:: OLED
  • Taxa de Atualização:: 90 Hz
  • Proporção da Tela:: 16:10
  • HDMI:: 1x HDMI
  • USB:: 2x USB-C (Thunderbolt) e 2x USB 3.1
  • Outras conectividades:: 1x P2 (fone+mic) e 1x leitor biométrico
  • Conexões Wireless:: Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2
  • Informações do Teclado: Layout ABNT2, sem númerico e retroiluminação branca
  • Webcam:: 720p (1280 x 720)
  • Capacidade da Bateria e Carregador:: 57Wh e Carregador de 100 watts
  • Dimensões (Largura x Profundidade x Espessura):: 31.2 x 21.4 x 1.7 cm
  • Peso:: 1.28 kg

Acer Swift 3 SF314-71-50AQ - Veja aqui a ficha técnica completa