O WhatsApp com certeza é o aplicativo que você mais usa no seu Smartphone, ou estou errado? Ele é uma incrível ferramenta de comunicação, pois oferece chamadas por vídeo e voz, além de por mensagens de texto e tudo isso de forma gratuita! Você só precisa estar conectado a uma rede Wi-fi ou possuir os dados móveis ativos. Apesar de existirem outros aplicativos que executam as mesmas funções que o WhatsApp, nenhum deles obteve o mesmo sucesso, alguns exemplos são Viber e Facebook Messenger que inclusive é da mesma empresa do WhatsApp.

Veja também: 10 dicas para usar no Google Fotos.

O aplicativo já passou a ser empregado por muitas empresas para a comunicação interna e externa, devido a sua facilidade e ferramentas que oferece. Por este motivo, nós do Oficina da Net, vamos trazer alguns truques e dicas para deixar sua experiência com o aplicativo ainda melhor.

Visto por último 

Opções de Privacidade.
Opções de Privacidade.
Por padrão o WhatsApp sempre mostra quando você está online, mas além disso, ele pode apresentar a última vez que você se conectou ao aplicativo e também se você já visualizou as mensagens que recebeu. Para proteger sua privacidade você pode desativar todas essas funções. Para isso basta ir em Configurações> Conta> Privacidade e selecionar o que você deseja exibir, e o que você quer ocultar de todos e até mesmo de seus contatos. Nesta janela você também pode administrar os contatos bloqueados, remover o bloqueio e adicionar novos. Lembrando que quando você desativa a opção de mensagens visualizadas e a de visto por último,  você também deixa de ver estas funções em seus contatos.

Backup

Backup de conversas.
Backup de conversas.
Você não quer perder suas mensagens? Ou precisa trocar de aparelho e gostaria do seu WhatsApp igualzinho a antes. Basta fazer o backup. Configurações> Conversas> Backup de Conversas. Você será instruído a criar ou configurar uma conta no Google Drive para isso. É possível também incluir seus vídeos neste backup.

Favoritos

Marcando a estrela, a mensagem ou foto é adicionada aos favoritos.
Marcando a estrela, a mensagem ou foto é adicionada aos favoritos.
Você gostou tanto daquela mensagem ou foto que não quer deixar ela se perder? Basta colocá-la nos favoritos. Para isso pressione e segure a mensagem ou foto, quando a caixa de opções se abrir, basta clicar na estrela. Agora ela facilmente será visualizada em Configurações> Mensagens Marcadas.

WhatsApp Web

Clique no
Clique no "+" para escanear o QR Code e adicionar um novo dispositivo.
Você está com seu computador e não quer ficar toda hora pegando o telefone? Use o WhatsApp Web. Vá em seu dispositivo e acesse Configurações > WhatsApp Web, e escaneie o QR Code que o site lhe apresenta e pronto, você já está online pelo PC.

Lista de Transmissão

Lista de transmissão para 10 contatos. Não existe limite de contatos.
Lista de transmissão para 10 contatos. Não existe limite de contatos.
Você quer enviar uma mesma mensagem para várias pessoas sem ter a necessidade de criar um grupo. Basta apenas criar uma lista de transmissão, que a mesma mensagem será enviada para vários de seus contatos de uma só vez. É bem simples Configurações> Nova Transmissão, aí é só adicionar os contatos que você quer enviar a mensagem e um novo chat será criado, basta digitar e mandar que todos irão receber.

Enviar Documentos

No Android clique no Clipe, no iOS basta clicar no sinal de
No Android clique no Clipe, no iOS basta clicar no sinal de "+".
Um dos motivos de começar a ser adotado por empresas é a possibilidade do envio de documentos. Esse não tem segredo, é só clicar na ferramenta de envio de mídia e selecionar Documentos. Dai escolhe-los na memória do telefone ou no Drive.

Photoshop?!

Ferramentas aparecem na parte superior da tela.
Ferramentas aparecem na parte superior da tela.
Calma aí, não é um photoshop de verdade, mas sempre que você tira uma foto com o aplicativo para enviar pra alguém, ele lhe possibilita algumas ferramentas de edição, como texto, emojis e rabiscos que podem ser feitos na foto antes de enviar. Ele recentemente também aderiu ao envio de GIFs, para isso basta acessar o menu de envio de mídia e selecionar GIF.

Histórias

Somente seus contatos podem visualizar seus momentos. Eles duram 24h.
Somente seus contatos podem visualizar seus momentos. Eles duram 24h.
O WhatsApp agora também conta com o recurso de Histórias. Assim como o Snapchat, Instagram e outros, você pode tirar fotos de seus momentos e compartilhá-los com seus amigos durante um período de 24h. Para isso basta acessar a aba Status, e ir em Novo Momento, a câmera se abrirá e você pode optar por tirar uma foto, gravar um vídeo e até mesmo um GIF ou selecionar algum em sua biblioteca.

Verificação em dois passos

Verificação em duas etapas.
Verificação em duas etapas.
A verificação em duas etapas serve para aprimorar ainda mais a sua segurança. Caso você esteja desconfiado que tentaram clonar seu WhatsApp, basta realizar esta configuração. Você configura uma senha e um e-mail de recuperação, então sempre que houver a tentativa de configuração de outro Smartphone com seu número, essa senha se faz necessária. Os passos são os seguintes: Configurações> Conta> Verificação em duas etapas> Ativar.

Respondendo conteúdo específico

Marcar para responder.
Marcar para responder.
Caso você queira responder apenas a uma pergunta do seu contato, ou não tenha entendido algo. Basta selecionar a mensagem e clicar na seta direcionada para a esquerda. A mensagem irá aparecer como referência então basta apenas responde-lá.

Será que agora tem alguma coisa que você não sabe sobre esse incrivel App? Se souber de mais algum truque conta aqui pra gente.