Executivos do WhatsApp exaltam importância do Brasil

Metade da população do Brasil possui WhatsApp. Empresa ressalta importância dos brasileiros.

Por | @oficinadanet Aplicativos

Nesta quarta-feira (31), o WhatsApp realizou o primeiro evento direcionado para a imprensa no Brasil. Os executivos da empresa faltaram sobre a importância do país para as suas operações e ainda sobre os casos recorrentes de bloqueio do aplicativo pela justiça brasileira.

O gerente de desenvolvimento de software do WhatsApp, Ehren Kret, disse que 94% dos usuários do país do aplicativo consideram o recurso de criptografia muito importante, e 71% utilizam para enviar mensagens com dados pessoais sensíveis. “Nós já somos parte importante das comunicações cotidianas das pessoas, mas estamos apenas começando”, ressaltou.

WhatsApp no BrasilWhatsApp no BrasilVale lembrar que, recentemente, a empresa divulgou que o aplicativo conta com mais de 120 milhões de usuários no Brasil. Mark Kahn, responsável pela área jurídica do WhatsApp disse que o “Brasil é um mercado extraordinariamente importante para o WhatsApp”.

Kret comentou que a empresa tem como objetivo ainda desenvolver o WhatsApp para que o mensageiro também se torne um modo de as empresas e serviços se comunicarem com os seus clientes. Não foi mencionado de que forma isso será feito e nem quando será implantando.

O gerente de comunicações e relações públicas da empresa, Matt Steinfield, disse que isso não irá transformar o WhatsApp em uma plataforma de propagandas, e que o serviço oferecido continuará idêntico. As empresas que quiserem usar o serviço poderão ser tarifadas, porém, os usuários não.

Kret disse que oferecer criptografia ponta-a-ponta a todos os clientes era um desejo antigo. Conforme o gerente de software, foi a maior implementação dessa tecnologia da história. Agora, todos os usuários do WhatsApp já utilizam o recurso de criptografia ponta-a-ponta. “Nosso servidor já nem está mais configurado para receber mensagens descriptografadas”, disse.

O app utiliza o protocolo Signal, desenvolvido pela Open Whisper Systems. O protocolo é considerado pela indústria como o meio mais seguro de comunicação, sendo que passa por revisões de terceiros seguidamente.  "Com o máximo de poder computacional disponível hoje, levaria milhões de anos para descriptografar uma das nossas mensagens. E seria necessário repetir o processo para cada mensagem que você quisesse ler", disse Kret.

As mensagens ficam criptografadas nos servidores da empresa, deste modo, nem mesmo o WhatsApp tem acesso sobre o conteúdo das conversas dos usuários, incluindo as conversas de áudio e vídeo. “É como ser nosso servidor fosse um túnel que isolasse as pessoas que conversam do resto do mundo”, disse Matt Steinfield.

Mais sobre: whatsapp aplicativo Brasil
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo