Com o sucesso absurdo dos teclados da marca no Brasil, a Motospeed ganhou um destaque gigantesco no mercado brasileiro de teclados mecânicos, se tornando uma marca tão conhecida quanto muitas outras que possuem uma presença ativa em nosso país.

Uma dúvida gigantesca que assola os novos compradores e "marinheiros de primeira viajem" na comunidade de periféricos é da escolha entra o Motospeed CK104 e o Motospeed CK108, dois teclados muito parecidos, com diferenças peculiares e uma pequena margem em sua relação de preços.

Com este artigo vamos tentar te ajudar a escolher entre os dois teclados da marca Taiwanesa, mostrando o que cada um tem em comum e como diferencial, tornando mais fácil para você avaliar qual dos dois mais vale o seu investimento. Ah, não esqueça que já avaliamos o CK108 especificamente aqui no site, se você ler este review, já estará sabendo mais que o suficiente sobre o CK104 também. Clique aqui e confira o review completo dele.

Diferenças entre os teclados

Em aspectos gerais de design os teclados são bastante parecidos, tendo como principal diferença apenas a existência do apoio de pulso no CK108. O cabo é o mesmo, as keycaps são as mesmas, a iluminação é bastante parecida e a carcaça também é praticamente a mesma. Os switches, como você deve saber, são Outemu, uma boa opção para modelos que visam oferecer qualidade por um preço baixo.

O que difere os teclados é apenas um único aspecto no interior deles, a sua controladora, que, na teoria, deveria ser melhor no CK108, principalmente pelo suporte a macros e outras configurações ajustáveis por software. Por ser mais simples, a MCU do CK104 não permite que ele tenha tantos efeitos de iluminação ou configuração de macros, mas isto também pode ser bastante inútil para boa parte dos usuários.

Pode até ser que exista alguma outra diferença técnica entre os teclados, mas ela não é visível ou não é relevante para um usuário, portanto, podemos dizer que são apenas estas as que vão pesar em sua escolha. A única diferença além destas que podemos destacar está ligado a algo muito mais complicado, a incidência de reclamações que vemos no grupo Periféricos High End em relação à durabilidade destes teclados.

Problemas ou mal funcionamento

É bastante óbvio que o CK104 é bem mais vendido, afinal, ele é a opção mais barata e também a mais conhecida pelo público gamer, portanto, a possibilidade de existirem mais usuários relatando problemas com ele é consideravelmente maior. Mas nos últimos meses as reclamações estão atingindo um nível que se tornou preocupante.

Isto obviamente não é desculpa para a Motospeed baixar o controle de qualidade de seus teclados, mas a demanda por estes produtos é absurdamente alta para uma fabricante tão modesta. Fazendo algumas pesquisas pela comunidade entusiasta de periféricos, pude constatar que a incidência de problemas com o CK104 é um tanto mais alta do que com o CK108, e isto certamente está ligado à demanda da marca estar sendo muito alta.

Enquete realizada no grupo Periféricos High End

Problemas como queima de LEDs e mal funcionamento dos switches são os mais comuns, no entanto, existem alguns outros casos mais raros, como o desligamento do teclado durante uma troca de efeito de iluminação ou então reprodução de teclas erradas.

Por mais que a relação de teclados que tiveram algum problema possa parecer grande, não esqueça que os participantes dessa pesquisa em grande parte se tornaram membros PHE e conheceram o teclado nela ou entraram no grupo para pedirem ajuda para consertar os defeitos que enfrentaram. A quantidade de compradores que nunca tiveram problemas com os teclados da Motospeed certamente é bem maior que a mostrada na pesquisa, pois ela foi feita em um grupo fechado, que costuma prestar suporte para usuários com problemas!

Veredito

Escolher entre estes dois produtos é bastante simples, você pode simplesmente querer um pouco mais de conforto e praticidade, investindo um pouco mais em um CK108, ou então, se quiser apenas um teclado barato que tenha o mínimo de qualidade que costumamos exigir, comprando um CK104. Particularmente, eu não me importaria em pagar um pouco a mais  para ter os recursos extras do CK108.

Como a sua compra deverá ser internacional, provavelmente pelo site da Gearbest, que é a única loja autorizada a vender os produtos da marca que costumamos recomendar, você terá que ter muita paciência, afinal, além da entrega provavelmente demorar mais de um mês, ainda existe a mínima possibilidade de você ser taxado na alfandega.

Dicas para importar periféricos sem ser taxado

Lembre-se: você nunca está livre de sofrer com qualquer problema em uma compra internacional de um produto de baixo custo como estes teclados, no entanto,  não esqueça que eles são a melhor relação custo x benefício existente no mercado de teclados mecânicos, o que faz valer muito a pena o seu investimento.

Compre aqui o seu CK104

Compre aqui o seu CK108