Ontem, o WhatsApp ficou fora do ar, o que gerou muitas especulações por parte dos usuários. Após o episódio, inclusive, uma mensagem acabou circulando pelo aplicativo dizendo que ele seria encerrado e que o usuário teria que pagá-lo para poder usar. Porém, tudo isso é mentira.

O texto ainda diz que a mensagem precisa ser compartilhada com toda a lista de contatos. Caso não seja feito, a conta será excluída.

O WhatsApp, no entanto, frisa que nunca envia mensagens diretamente aos usuários, e que o aplicativo é gratuito e o usuário não precisa fazer nada para que continuar usufruindo dele.

Confira a mensagem falsa:

"Amanhã, às 6 horas eles estão terminando WhatsApp e você tem que pagar para abri-lo, isso é por lei Esta mensagem é para informar todos os nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo que você nos ajude a resolver este problema. Exigimos que nossos usuários ativos enviem esta mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos que usam o WhatsApp. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta permanecerá inativa com a conseqüência de perder todos os seus contatos. Mensagem de Jim Balsamic (CEO da WhatsApp), tivemos um uso excessivo de Nomes de usuário no whatsapp Messenger. Nós Estão a solicitar a todos os utilizadores que Para toda a lista de contatos. Se vocês Não reencaminhar esta mensagem, teremos Como sua conta é inválida e será excluída dentro das próximas 48 horas. Por favor NÃO ignore esta mensagem ou whatsapp Não reconhecerá mais a sua ativação. Se você deseja reativar sua conta depois."

Na mensagem, inclusive, podemos constatar alguns erros ortográficos, o que reforça a falsidade da mensagem.

Sobre a pane que ocorreu no WhatsApp na quarta-feira, em que o aplicativo ficou mais de duas horas instável em várias partes do mundo, a assessoria não revelou o real motivo, mas afirma que já foi resolvida e pediu desculpa pelo transtorno aos usuários.