Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?

Será que vale a pena o novo smartphone Zenfone 3 Zoom da ASUS? Fizemos diversos testes com ele para que você possa decidir

Por | @nmuller99 Smartphones

Lançado em 27 de março a nova versão do Zenfone Zoom, traz em destaque duas câmeras traseiras, tela AMOLED, bateria de 5000mAh e 128GB de armazenamento interno. Especs que fazem deste smartphone um concorrente de peso pelo intermediário premium.  O lançamento foi no ASUS ONBOARD 3, evento que acontece em um cruzeiro.

Diferente da versão anterior que a face traseira realmente se parecia com uma câmera, agora o Zenfone 3 Zoom é mais um smartphone que remete ao estilo premium, com revestimento em metal e vidro ocupando toda a face frontal. A versão que testamos conta com 128GB de armazenamento e 4GB de memória RAM.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube para ver mais vídeos como este.

Design

Com design semelhante ao Zenfone 3 Max, onde a superfície traseira vem revestida de metal e não vidro como o Zenfone 3, a ASUS acertou em termos de proteção. Apesar do vidro traseiro ser mais bonito, ele torna o aparelho frágil. Agora com metal e tela frontal protegida por gorilla glass 5, quem sabe posso pensar em viver sem capa protetora.

O smartphone é bastante elegante, bem simplista, sem muitas firulas para enfeitar. Deve ser difícil projetar um smartphone. Sabemos que para uma câmera conseguir a façanha de ter zoom óptico, é preciso espaço físico. Os 7.99mm de espessura do Zenfone 3 Zoom não foram capazes, certamente este foi um dos motivos da câmera ter a protuberância vista em muitos smartphones, outro deve ser o conjunto de lentes, que ao total somam 6. São estas lentes que trabalham em conjunto para trazer uma fotografia diferenciada.

É difícil olhar para o Zenfone 3 Zoom e não lembrar do iPhone 7 Plus. Segundo a ASUS eles disseram que aprimoraram o que a Apple fez. São poucos detalhes que diferem um do outro, vide a imagem abaixo:

iPhone 7 Plus vs Zenfone 3 ZoomiPhone 7 Plus vs Zenfone 3 Zoom

Como mencionei acima, deve ser muito complicado projetar um telefone com altas features em pouco espaço. Provavelmente a Apple, e depois a ASUS entendem que para acoplar duas câmeras traseiras, a melhor forma é juntá-las e posicionar ao lado esquerdo da superfície traseira. Esta seria uma justificativa plausível.

Falando em superfície traseira, nela está a câmera, o dual led Flash, foco infravermelho. Além do sensor de impressões digitais, que por sinal funciona muito bem. Lê o dedo em 360 graus, não interessa o jeito que apoiar o dedo, ele vai ler.

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?

Já a face frontal temos a tela inteira, ela ocupa 76,5%. Nela está a câmera frontal, sem flash. No fim da tela temos os botões capacitivos que ainda não foram iluminados. Não sei se é por vontade da ASUS, mas seria bom poder enxergar os botões a noite. Assim como em um dos Q&A do evento foi questionado por que não modificar a ordem dos botões, ou permitir que possamos escolher o que cada um dos botões faz, onde a resposta foi que os usuários iriam se perder ou não saberiam o que fazer, poderiam colocar um ledzinho por trás deles, não é mesmo? Este item já mencionamos desde o review do Zenfone 5.

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?

A face superior foi limpa, não há mais nada lá. O que é bom, quanto menos áreas para poluir, melhor. Na face esquerda dele, existe apenas o slot para cartões SIM e SD. Aliás, este slot é hibrido. Portanto, ou vão dois cartões SIM, ou um cartão SIM e um microSD de capacidade até 2TB.

Já a face inferior agora conta com o áudio jack de 3.5mm, que foi removido do superior. Provavelmente por falta de espaço devido as duas câmeras ocuparem-o.

Zenfone 3 Zoom - Jack 3.5mmZenfone 3 Zoom - Jack 3.5mm

Ele é um aparelho bonito, elegante. A cor, o material usado, o conjunto da obra ficou de muito bom gosto.

Hardware

Conseguimos testar bem o processamento do Zenfone 3 Zoom. Para rodar este aparelho, a ASUS usou o mesmo processador do Zenfone 3, o Snapdragon 625. Um bom custo/benefício, processador que equipa diversos smartphones intermediários. Ele tirou 63 mil pontos no relatório do AnTuTu. Em jogos pesados ele teve um desempenho satisfatório, não tive travamentos durante o meu teste, vi alguns apps que sou beta tester parando, mas tenho certeza que foram os apps.

Preço R$ 2.015,19 R$ 1.155,32
Marca ASUS ASUS
Processador Qualcomm Snapdragon 625 Qualcomm Snapdragon 625
GPU Adreno 506 Adreno 506
Câmera Frontal 13 MP 8 MP
Câmera Traseira 12MP 16 MP
Vídeo 4K - 24 fps 4K - 30 fps
Memória RAM 4 GB 4 GB
Display - Tamanho 5,5" 5,5"
Display - Tecnologia AMOLED IPS
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 5 Corning Gorilla Glass 3, 2.5D
Display - Resolução 1920 x 1080 1920 x 1080
Armazenamento Interno 128 GB 64 GB
Armazenamento Extra 2 TB 2 TB
Sistema operacional Android 7.0 Android 7.0
Bateria 5000 mAh 3000 mAh
AnTuTu 63710 62521
Peso 170 g 155 g
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital

Dimensões e peso

As dimensões do aparelho são de 154,3 x  77 x 7.99mm e pesa 170g. Ele é um pouco mais alto, mais fino e mais espesso que o Zenfone 3.

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?

Câmeras

O nome Zoom não é por acaso, equipado com duas câmeras traseiras de 12 MP, uma com o sensor da sony, o mesmo usado no Galaxy S7, outra com zoom óptico de 2,3x tornam este equipamento uma boa escolha para fotografar. O zoom por ser óptico não estraga a foto, de modo algum. As lentes vêm equipadas com 4 eixos de estabilização, faz suas fotos e vídeos saírem menos tremidos.

As fotos no escuro em modo automático ainda pixelizam bastante. Se você possui algum conhecimento ou fuxica o modo manual, conseguirá ter melhor proveito em cenas noturnas. Falando em modo manual, a ASUS ativou a opção de salvar as imagens em modo RAW para poder trabalhar elas mais tarde no computador.

O foco é outro ponto forte, a ASUS desenvolveu um sistema de foco por laser, que realmente funciona e focaliza a imagem muito rápido.

A soma total do zoom é de 12x, mas com zoom digital, sabemos que ao usar zoom digital a foto perde muita qualidade, portanto desconsidere ter uma imagem de boa qualidade com 12 X de aproximação. Por falar em aproximação a lente foca a partir de 59mm.

O vídeo grava 4K em 30 fps, FULLHD em 60fps, além de capacidade de fazer vídeos em câmera lenta. Alguns exemplos de câmera lenta e timelapse gravados com o Zenfone 3 Zoom estão no vídeo no começo do review. Eu sinceramente gostei bastante do resultado que a câmera de vídeo trouxe. Com um pulso um pouco firme você consegue fazer imagens sem tremer e suaves.

Specs da câmera:

  • Câmera dupla
  • 12 MP, abertura f/1.7, 6 lentes
  • 12 MP, abertura f/1.7, 5 lentes
  • Foco automático, 0.03s
  • 2,3x zoom óptico / 12x no total
  • 4 eixos de estabilização de imagens para fotos
  • Sensor para correção de cor RGB
  • Flash Dual LED para deixar as cores com flash mais reais
  • Vídeos em 4K
  • Lentes protegidas com Gorilla Glass
  • Sensor IMX 362 da Sony
  • Modo manual permite exportar imagens em modo RAW

Os modos da câmera:

  • Automático, como o nome já diz.
  • Manual: você configura, exposição, abertura, tons, etc
  • HDR Pro
  • Embelezamento: vai embelezar a face das pessoas
  • Super resolução: usada para fazer as “SUPER FOTOS”
  • Crianças: tira a foto quando detecta um rosto de uma criança
  • Baixa luz: Aumenta a entrada de luz e torna as imagens no escuro mais claras
  • Profundidade de campo: altera o foco
  • Efeitos: você pode aplicar efeitos em tempo real
  • Selfie: o nome já diz =)
  • GIF animado: grava um gif animado do tempo que você deixar gravando
  • Panorama: faz uma foto panorâmica
  • Miniatura: faz uma imagem com aspecto de miniatura, foca o centro e desfoca os cantos.
  • QR Code: leitor de QRCode.
  • Câmera lenta
  • Time Lapse: Grava uma imagem a cada X segundos e faz um vídeo.

Algumas fotos da câmera traseira. Sem edição, apenas redimensionamento das imagens. Todas as fotos foram feitas no modo automático, que é para mostrar o que a câmera é capaz de produzir sem conhecimento de fotografia. 

Câmera frontal

A câmera frontal é de 13MP, não tem flash em LED, mas conta com Flash na tela. Quando for fotografar, a tela embranquece toda, o que aumenta pouco a luz, mas ajuda.

Specs da câmera frontal:

  • 13MP`abertura f/2.0, 5 lentes.
  • Sensor IMX 214 da Sony
  • Panorama de Selfie até 140º

Algumas selfies: 

A tela

Eu gosto muito das telas AMOLED. Com 5,5”, resolução FULLHD, ocupando 76,5% da face frontal, ela vem protegida com Corning Gorilla Glass 5. A intensidade de brilho que me deixou um pouco cabisbaixo, comparado com o Zenfone 3, ela tem 100 nits a menos, isso seria cerca de 16.6% a menos. As imagens abaixo comprovam o que falei.

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?

Em ambas telas, o brilho está a 100%, sem modo automático, e sem a feature splendit ativa.

Bateria

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?A bateria de 5000mAh é capaz de suportar 2 dias de uso moderado, em uso intenso certamente vai durar 1 dia e sobrar bateria. Em nossos testes, consegui fazer durar até 3 dias, mas foi apenas navegando e usando email. Quando assisti vídeos, joguei e fiz testes de câmera, a bateria durou 1 dia e sobrou 25 a 30%. Ainda acho que a ASUS tem condições de tirar mais proveito destes miliampéres todos. Talvez com o Android Nougat, que ainda não chegou para este modelo, mas está confirmado pela marca.

O carregador é turbo. Carrega a 10W (5V 2A), em média com o aparelho ligado vai levar 2:30 para completar a carga.

Ainda existe também a opção de carregamento reverso. Com os 5000 mAh de bateria, você pode emprestar carga para outro telefone com o cabo adaptador que acompanha. Assim como no Zenfone 3 Max.

Sensor de impressão digital:

Posicionado na parte traseira, abaixo da câmera, que em minha opinião se encaixou perfeitamente, visto que você sempre está com o dedo indicador na posição. As funcionalidades dele são:

  • Desbloquear o aparelho – toque simples;
  • Atender uma chamada – toque simples;
  • A ativar a câmera – toque duplo;
  • Tirar foto – com a câmera ativa, um toque simples ativa o obturador;

Conectividade

A conectividade dele é quase completa, falta apenas NFC, tecnologia que possivelmente será necessária para pagamentos eletrônicos pelo celular. Conta com rádio FM e não tem tv digital. USB é do tipo C, e ao lado dele fica o conector de áudio 3.5mm. Conta com GPS/A-GPS/GLONASS/BDS. O bluetooth tem versão 4.2, redes Wi-Fi b/g/n.

Os sensores presentes são: Acelerômetro, E-Compass, Giroscópio, sensor de proximidade, sensor de luz ambiente, sensor RGB, Sensor infravermelho usado no foco a laser e sensor de impressões digitais.

Benchmarks

Vejamos como o Zoom se saiu nos benchmarks.

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?O relatório dos testes do AnTuTu mostrou que ele atingiu 63.023 pontos. Eles foram classificados em 4 categorias. 3D, UX, CPU e RAM. No 3D foram somados 12.640 pontos, em duas renderizações de games. O resultado do 3D mostrou que ele é um telefone “mid-level” para jogos. Em UX, foram testados segurança, processamento de dados, jogos de estratégia, processamento de imagem e desempenho de I/O. No total, somou 24.342 pontos. E o teste do CPU com cálculos matemáticos, uso comum e uso de multi-núcleo somou 20.475 pontos. 

 

Software ZenUI

O Zenfone 3 Zoom vem instalado com Android Marshmallow, modificado pela ZenUI 3.0. A modificação feita pela ASUS tem o lado bom e o lado ruim. Vamos começar pelas boas. A capacidade de personalização de quase tudo dentro do celular me deixou bastante contente. Pelo fato de eu poder escolher quantos apps vão estar na grade da lista de aplicativos, determinar o tamanho que eles aparecem, qual fonte eu quero usar, enfim, são coisas que deixam o smartphone com a sua cara. 

Widgets vou deixar no meio termo, tem alguns interessantes, como o clima, por exemplo. Porém, se você começa a utilizá-los, vai querer remover, pois ocupam espaço e não são tão uteis.

O lado ruim foi o teclado, até já utilizei ele quando tinha um Zenfone 5, mas passar do teclado do Google para o da ASUS foi difícil. Trocava palavras por outras que não faziam sentido, não coloca um espaço depois de completar a palavra, além de uma série de coisas que me trancavam a digitação. Obviamente, que este é um gosto pessoal, não fui muito atrás de configurar o teclado, por que acho desnecessário. Simplesmente baixei o teclado do Google e fiz a instalação do app, resolveu meu problema.

A ASUS já confirmou para as próximas semanas a atualização para o Android NOUGAT. Portanto, vale aguardar. Vejamos agora a suíte de aplicativos que vem instalada na ZenUI 3.0:

Review Zenfone 3 Zoom: O novo câmera fone da ASUS. Vale a pena?

A ASUS construiu um monte de apps para auxiliar as tarefas diárias. Se você já possui apps similares, provavelmente vai apagar os da ZenUI, sem ao menos testar. O app da câmera é fantástico, a galeria de fotos é de se considerar, eu prefiro o Google Fotos mesmo (veja este artigo com 10 dicas no Google Fotos), até pelo fato da sincronização das imagens. O teclado como mencionado acima, eu removi. O app Do It Later é simples e funcional. Mobile Manager é um app para gerenciar e otimizar performance do celular. Aí, você que aficionado por estes tipos de apps, não precisa instalar 10 aplicativos para “melhorar” o smartphone, o Mobile Manager faz tudo isto. Os aplicativos ZenChat e ZenCircle são basicamente o Facebook e Messenger, apps que não vou trocar.

Eu não tinha um posicionamento contrário, nem a favor da ZenUI. Mas pela demora em trazer as atualizações do Nougat, e estes atrasos são em função de toda a programação envolvida para fazer o smartphone funcionar, acabo que começando a desgostar das interfaces personalizadas das fabricantes. Enfim, é muito do gosto pessoal.  

Veredicto

A câmera é um ponto forte, a ASUS tem feito um grande avanço na qualidade de suas imagens, o modo manual para mim é a sacada. Para quem lida um pouco com fotos, se aprender a usar de forma correta, consegue fazer boas fotografias. O modo automático funciona, quando for beneficiado de luz, caso contrário teremos fotos com pixels queimados, mas isto ocorre em todos aparelhos. Quem manja de modo manual vai adorar, você consegue fazer quase tudo que uma câmera profissional permite.

No processamento acho que a ASUS poderia ter dado uma incrementada, mas creio que não quiseram aumentar muito o preço do telefone.  

A bateria me agradou, ainda acho que otimizando o sistema, a interface ZenUI e com o Android Nougat poderemos ter resultados melhores. Afinal vemos outros aparelhos com 3000mAh durar 1 dia em uso intenso. O Zoom por ter 5K mAh dura mais que um dia, e ele teria fôlego para durar 2 dias em uso intenso.

O armazenamento de 128GB é para matar. Eu dificilmente vou encher este “SSD” que tem dentro do smartphone.

Os pontos fracos que destaco são:

Botões capacitivos sem iluminação: Imagine você no escuro procurando os botões voltar, home e apps abertos? Já é uma reclamação nossa há algum tempo.

Design: O Zenfone 3 Zoom se parece muito com o iPhone 7Plus, alguns leves detalhes diferenciam um do outro.

Vale a pena?

Entre o Zenfone 3 com armazenamento de 64GB, 4GB de RAM custando R$1900, e a primeira versão do Zoom, com 3GB de RAM, 32GB de armazenamento custando R$ 1900, eu ficaria com o Zenfone 3. A diferença de bateria e câmera não fazem tanta falta quanto o espaço e memória. A menos que você tenha mais R$ 300 para comprar a versão de 4GB e 64GB.

No Brasil ele chega com 3 opções de compra, mudam apenas a quantidade de RAM e armazenamento interno, outras especificações como câmera e bateria permanecem as mesmas, são elas:

R$ 1.900 – 3GB de RAM – 32GB de armazenamento
R$ 2.200 – 4GB de RAM – 64GB de armazenamento
R$ 2.500 – 4GB de RAM – 128GB de armazenamento

Notas

  • 0 4 6 8 10
  • Processador
  • Câmera Frontal
  • Câmera Traseira
  • Memória RAM
  • Display - Tecnologia
  • Display - Proteção
  • Display - Resolução
  • Armazenamento Interno
  • Armazenamento Extra
  • Bateria
  • AnTuTu
18° em nosso ranking
Comparar
  • Motorola Moto Z2 Play
  • ASUS Zenfone 3 Zoom
  • Samsung Galaxy S6
COMPARAR

Mais sobre: zenfone3, zenfone3zoom, asus
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Reviews de smartphones?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.