Depois de falarmos a respeito da maldita dúvida de quem precisa escolher entre o Xbox One e o PlayStation 4, voltamos novamente com um embate poderoso: Consoles vs Computadores. Com este artigo tentaremos te ajudar a escolher qual opção pode ser mais interessante, apresentando as maiores vantagens de cada um dos lados.

Não comece a ler este artigo pensando que vamos te obrigar a escolher entre uma ou outra opção, este trabalho não é nosso, mas sim seu. Somente você pode dizer o que é melhor no seu caso, mesmo que eu tenha minha opinião sobre o assunto, pois, sinceramente, prefiro os dois!

Então, sem mais delongas, vamos finalmente tentar chegar a uma conclusão nesta dúvida cruel!

Por que comprar um console de videogame?

Podemos dizer que essa escolha de um console de mesa geralmente estará mais próxima de jogadores hardcore, aqueles "das antigas", principalmente pelos controles que vão lembrar a sensação dos antigos joysticks das gerações passadas. Ter a opção de segurar um simples controle nas mãos com o corpo jogado em um sofá grande e confortável muitas vezes pode ser mais interessante para você, afinal, nem todos gostam de ficar sentados por muitas horas seguidas em frente ao PC.

O principal ponto a favor dos consoles certamente são seus jogos exclusivos, que em sua grande maioria são de uma qualidade absurda, vide indicações em grandes premiações da indústria dos videogames, que sempre é repleta de títulos tanto do PlayStation quanto do Xbox. Franquias como Uncharted e Halo são apenas duas das mais conceituadas e bem avaliadas da história dos jogos eletrônicos.

Outro fator que pode ser determinante na escolha em questão é a frequência com que você recebe amigos em casa, afinal, é muito mais simples e fácil ligar um controle 2 para o seu colega e sentar-se com ele no sofá do que encontrar uma maneira de dividir espaço em um teclado (isto se o jogo em questão permitir essa função) ou ter que encontrar uma maneira de confortar ambos em frente ao computador. Eu diria que um console é mais prático neste caso.

O Kinect do Xbox e PS Move do PlayStation são acessórios que também aumentam a interatividade e diversão em uma jogatina com amigos. Jogos como Just Dance e alguns outros títulos de esportes, por mais constrangedores que possam parecer, são uma forma extremamente divertida de passar o tempo acompanhado.

As assinaturas de serviços como a Live Gold ou a PlayStaion Plus vão além da possibilidade de jogadores adentrarem partidas online, estes serviços também costumam dar jogos gratuitos para seus assinantes, como, por exemplo, Ryse: Son of Rome e Drawn to Death que, respectivamente, estão sendo distribuídos gratuitamente no Xbox One e no PlayStation 4 no dia em que este artigo está sendo escrito.

De maneira geral, podemos dizer que uma vantagem bastante importante dos consoles é o preço da máquina em si, afinal, é praticamente impossível comprar um computador gamer com configurações boas o suficiente para rodar jogos multiplataforma por uma média de R$1.200. É claro que um PC possui uma infinidade de funcionalidades que um console não tem, mas, falando sobre games, acredito que este sim é um ponto a ser destacado.

Por que comprar um PC Gamer?

Para começar, podemos dizer que um dos principais motivos, se não o principal, é a simples existência da Steam e do Lorde Gaben (Gabe Newell). A plataforma da Valve é uma das melhores soluções de software que a história dos videogames já viu, não apenas pelas inovações que ela trouxe em sua época, mas também pela facilidade com que jogadores podem comprar e administrar seus jogos em comunidade, tendo ainda a possibilidade de pagar pouco por jogos excelentes com as incríveis Sales (saldões) promovidos seguidamente pela empresa.

O PC gamer continua sendo a melhor opção para quem busca uma maior qualidade gráfica em suas jogatinas, afinal, embora que uma resolução 4K ainda seja difícil de alcançar, existem diversos outros filtros e tecnologias que funcionam melhor nos PCs. Com a chegada do Project Scorpio, é provável que essa soberania seja abalada, mas ainda é difícil fazer esta avaliação sem um preço e eficiência definidos para o console.

Uma grande vantagem dos computadores também está bastante direcionada a jogadores que buscam modalidades de jogos mais competitivos, como, por exemplo, Counter Strike: Global Offensive, pois grande parte de seus títulos não possuem nenhum tipo de limitação em relação a FPS (Frames per Second), o que permite que tecnologias presentes em monitores 144Hz sejam melhor aproveitadas, garantindo uma fluidez e tempo de resposta muito melhores do que nos consoles, que na maioria das vezes são limitados a 60 ou até mesmo 30FPS.

Caso alguma peça do seu computador estrague ou acabe se tornando obsoleta, nos computadores é possível trocar cada componente de hardware, o que garante um upgrade que, na maioria das vezes, acaba saindo muito mais barato do que a compra de um novo console. É claro, não vamos esquecer que nos computadores ainda existe a possibilidade do chamado "overclocking", que permite que jogadores melhorem suas máquinas mudando as configurações de funcionamento de cada peça de hardware.

Para finalizar, acredito que uma maior variedade de escolha de componentes externos, os periféricos, também seja um ponto extremamente positivo para os PC Gamers, afinal, embora que existam diversos controles personalizados para os mais diversos consoles, nenhum se compara a infinita abrangência de opções e possibilidades que um computador tem, passando por mouses, teclados e fones de ouvido.

Conheça nossos reviews de periféricos.

Conclusão

Como falamos no início deste artigo, é você quem deve pesar as vantagens de cada plataforma e chegar a uma conclusão própria, no entanto, isto não nos impede de dar uma opinião sobre o assunto.

Particularmente, já fui consolista e hoje jogo no PC, no entanto, isto não é por eu achar que um é melhor que outro, mas sim por ter escolhido jogar mais gêmeros competitivos, que funcionam muito melhor em uma plataforma com um desempenho superior, porém, meus jogos favoritos continuam sendo dois títulos exclusivos de console: The Last of Us e Red Dead Redemption, portanto, considero a exclusividade de jogos um ponto que valoriza muito a escolha de um videogame de mesa.

A minha dica é que você pense muito bem sobre os tipos de jogos que você mais gosta, como você gostaria de jogá-los e se considera o desempenho e qualidade gráfica tão importantes, este talvez seja o melhor caminho para finalmente saber se você é um PC gamer ou um consolista. ;)