Promovida pelo Google, uma pesquisa chamada "It’s Lit" foi lançada via internet nos Estados Unidos entre Maio e Junho de 2016, na qual mais de 2.300 jovens com idade entre 13 e 24 anos foram consultados. O objetivo da pesquisa é levantar dados sobre o que os jovens acham "cool" (do inglês "legal"), escolhendo quais tecnologias e marcas consideram como as mais legais. No caso dos videogames, os resultados foram bastante interessantes.

Os jovens foram divididos em dois grupos, os da "Geração Z", que tem entre 13 e 17 anos, e também os "Mileniarios" com idade entre 18 e 24 anos. A grande maioria dos consultados são de fato os mais jovens, pois o objetivo da pesquisa é justamente juntar informações sobre uma faixa etária baixa, portanto, os resultados dos testes com os mais velhos são justamente para comparar as diferenças de opiniões entre eles.

Vale lembrar que a separação feita pelo Google serve apenas para gerar parâmetros de comparação na pesquisa, afinal, em textos científicos a Geração Z geralmente é determinada como a de pessoas que nasceram entre os anos de 1992 e 2010, o que não acontece neste caso. Você pode aprender um pouco mais sobre quais são as diferenças entre cada geração (X, Y e Z) lendo o nosso artigo sobre o assunto.

Quando perguntados sobre quais marcas os jovens acreditam que moldam o mundo, a resposta dos adolescentes da geração Z é surpreendente:

Já era bastante esperado termos um resultado que traz o YouTube em primeiro lugar, afinal, boa parte dos maiores influenciadores de jovens está na plataforma de vídeos do Google. Agora, no caso dos videogames, o console favorito dos adolescente é realmente o da Microsoft.

Com os dados da pesquisa expostos em uma tabela maior, que é medida pela relação entre o quão legal e o quão conhecida é a marca para os jovens, é possível ver que a opinião sobre qual console é mais legal é bastante dividida. O interessante é que, embora mais adolescente conheçam o PlayStation, eles ainda possuem uma leve preferência pelo Xbox One.

Leia o nosso artigo: PS4 ou Xbox one, qual vale mais a pena?

Vejamos esta diferença mais de perto:

Agora, quando passamos para a tabela gerada pelos resultados dos "Mileniarios", com idade entre 18 e 24 anos, vemos que a preferência pelo PlayStation é absoluta, afinal, ele é o mais conhecido e considerado como "mais legal" pela maioria dos jovens adultos.

Confira mais de perto o quão maior é a diferença de opiniões:

Como se estes dados não fossem interessantes o suficiente, a pesquisa também mostra como os adolescentes da geração Z tem preferencias distintas quando o assunto são os jogos em si, afinal, embora prefiram o Xbox, o jogo que consideram como mais legal é The Legend of Zelda, exclusivo dos consoles da Nintendo.

Quando perguntados sobre quais jogos eles consideram como os mais legais, o resultado foi o seguinte:

Sim, o jogo preferido da Geração Z, que tem uma leve preferência pelo Xbox, é The Legend of Zelda. Bastante curioso, não?

Para complementar os dados da pesquisa do Google, resolvi trazer também o resultado de uma pesquisa divulgada pelo "Statista", um portal de pesquisas bastante conhecido nos Estados Unidos. Os dados coletados em 2016 mostram que os jogadores americanos em sua maioria têm entre 18 e 35 anos, sendo seguidos de perto pelo principal alvo da pesquisa do Google, os jovens abaixo de 18 anos.

E você, acha que os resultados aqui no Brasil seriam diferentes? Deixe um comentário abaixo!