Após um grande mistério, finalmente a Microsoft revelou os primeiros detalhes sobre a nova versão do seu console. Ele foi apresentado durante a última  E3, e até então, pouco se sabia sobre o chamado Project Scorpio.

A ideia principal da empresa é fazer melhorias no console para que ele possa concorrer diretamente como o PlayStation 4 Pro, da Sony. No quesito processamento, por exemplo, a Microsoft não poupou esforços em seu projeto.

De acordo com o site Eurogamer, que teve acesso a uma versão bastante próxima do hardware final, a configuração final do aparelho será:

  • Processador x86 customizado com oito núcleos a 2,3 GHz;
  • GPU com 40 unidades de computação a 1.172 MHz
  • 12 GB de RAM GDDR5
  • 326 GB/s de largura de memória
  • Disco rígido de 1 TB
  • Leitor óptico com suporte a Blu-Ray 4K.

Como podemos perceber, a Microsoft já aparece à frente da Sony em alguns quesitos. O processador, por exemplo, é mais poderoso que o do PS4 Pro, que usa oito núcleos a 2,1 GHz. Além disso, o Scorpio possui ainda 4 GB a mais de memória e uma GPU mais potente.

Para exibir toda essa potência, a Microsoft mostrou uma versão demonstrativa de Forza Motorsport rodando em 4K a uma taxa de 60 quadros por segundo. Vale notar que tudo isso consumiu apenas 66% da GPU.

A cobertura sobre o console foi feita pela Eurogamer, já que a Microsoft prefere apenas focar no que interessa na próxima E3, ou seja, nos games.

A Microsoft possui evento marcado no dia 11 de junho para mostrar todo o potencial do Xbox. Na ocasião, a empresa irá exibir alguns games que ainda estão em desenvolvimento rodando no console, como o novo Forza, Battlefront 2 e Red Dead Redemption.