Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, uma nova funcionalidade chegou ao WhatsApp para usuários brasileiros. O recurso Status lembra muito o Snapchat e o Instagram Stories, com a possibilidade de compartilhar imagens, GIFs e vídeos curtos que ficam disponíveis por 24 horas e, após este período, são automaticamente deletados.

Na nova aba Status é possível visualizar e comentar nas atualizações dos seus contatos do WhatsApp, bem como criar um novo status para si. Os comentários são enviados de forma privada para o autor da publicação.

Outra funcionalidade disponibilizada pelo WhatsApp é a possibilidade de controlar quem poderá ver as suas atualizações de status. E possível escolher entre as opções "Meus contatos", Meus contatos exceto..." ou "Compartilhar somente com...". Veja neste tutorial como configurar o recurso.

1º passo: Abra o app e acesse os três pontinhos no canto superior da tela. Em seguida, clique em "Configurações".

 

2º passo: Na tela seguinte, vá em "Conta > Privacidade".

 

3º passo: Acesse a guia Status.

 

 4º passo: Pronto, agora é só marcar a opção desejada.  Se você deseja omitir a atualização para um ou mais contatos, por exemplo, ao clicar no item correspondente, será redirecionado para uma tela onde deve marcar quem não poderá ver suas atualizações. Feito isso, é só clicar no botão suspenso na parte inferior da tela para confirmar. O mesmo ocorre para os contatos que você deseja enviar em específico.

 

Vale ressaltar que as alterações são válidas para as atualizações futuras do status e não se aplicam ao status que já foi compartilhado. Portanto, lembre-se de alterar as configurações de privacidade, antes de criar o novo status.

Veja também: