Qual o maior problema do seu smartphone hoje? Muito provavelmente você vai responder entre: bateria, fragilidade do aparelho e ESPAÇO. Sim, estes são os 3 tópicos que mais incomodam os usuários de smartphones hoje em dia.

O melhor de tudo é que podemos resolvê-los, ou, ao menos, remediá-los. Seja trocando a bateria para aumentar o espaço de tempo entre um carregamento e outro, colocando uma película de vidro para contornar o problema de quebra, ou, inserindo um cartão de memória para aumentar o espaço de armazenamento.

O problema é que os aplicativos estão cada vez mais pesados, as fotos e vídeos utilizando cada vez mais espaço em disco e, aplicativos como WhatsApp cada vez mais lotando o aparelho de coisas desnecessárias.

Daí você pensa: "ah, mas é só ir no rolo da câmera e apagar os arquivos que chegaram via WhatsApp". Saiba que não é bem assim. Mesmo que você apague os registros da sua galeria, os arquivos ainda continuarão ocupando um BOM espaço no seu aparelho. Isso porque o aplicativo guarda os arquivos "dentro dele" para que você sempre possua uma cópia extra dos arquivos que foram recebidos.

Agora imagine o estrago que aqueles 50 grupos de amigos podem fazer ao armazenamento do seu aparelho em alguns meses... Mas a boa notícia é que você pode facilmente apagar completamente estes arquivos, dando uma sobrevida ao seu armazenamento.

Confira o passo a passo:

1 - No seu WhatsApp vá até ajustes, depois em "Usos de Dados e Armazenamento" e por fim em "Uso de Armazenamento"

2 - Nessa opção você vai poder ver quanto cada conversa está comendo de seu armazenamento apenas com os dados em cache. Note mais uma vez que estes dados são diferentes daquelas cópias que você armazena no rolo da câmera, e, mesmo que você apague as do rolo, estes daqui seguirão intactas ocupando espaço.

3 - Agora é só selecionar a conversa e você terá um resumo das interações com ela, mostrando, entre outros, o número de imagens trocadas, mensagens de texto, de voz, etc. Após entrar na conversa clique em "Gerenciar...", escolha o que deseja excluir para liberar espaço e clique em "Limpar".

Até eu que uso MUITO pouco o aplicativo conseguiu liberar 300 MB de espaço ao limpar minhas 5 primeiras conversas.

Se você é um usuário assíduo do aplicativo conseguirá resultados ainda melhores. Faça o teste e depois conte para a gente aqui nos comentários o seu resultado.

Ao pessoal do Android,  ¯_(ツ)_/¯ Android lixo, vdd