Anunciado no início desta semana, o recurso WhatsApp Status, que permite o compartilhamento de imagens, vídeos e GIFs que somem após 24 horas, chegou aos usuários brasileiros no início da noite desta quarta-feira, 22 de fevereiro.

A ferramenta estava em período de testes, disponível apenas para usuários da Holanda e França. O WhatsApp havia divulgado que os próximos países a receberem o recurso, na quarta-feira, seriam Itália, Arábia Saudita e Israel. O Brasil não estava nesta lista, contudo, os planos da companhia mudaram e a novidade já pode ser usufruída pelo país verde e amarelo

Os Status são publicações de fotos, GIFs ou vídeos (de até 45 segundos) que são exibidas no lugar do texto de Status presente anteriormente no app e que ficam disponíveis por 24 horas. É possível adicionar a estas imagens desenhos, texto e emojis.

Conforme o WhatsApp, é possível controlar quem poderá ver suas atualizações de status pelas configurações de privacidade do app. É possível ainda comentar os status de seus contatos. Neste caso, os comentários são enviados de maneira privada para o autor da publicação.

Todas as imagens compartilhadas ficarão em uma nova aba, chamada, obviamente, de Status, onde também é possível visualizar e comentar nas atualizações dos seus contatos do WhatsApp. Outra característica do recurso é que o autor é informado dos contatos que visualizaram o seu Status. É possível tirar print da atualização, porém, neste caso, o autor da imagem não é avisado sobre a captura de tela.

Veja também:

A novidade do mensageiro verdinho lembra muito o app Snapchat, percursor da ideia do compartilhamento de conteúdo que fica disponível apenas por 24 horas e é automaticamente deletado após este período. Além do Snapchat, outras redes sociais conhecidas adotaram o formato, como o Instagram (com o Instagram Stories) e o Facebook, que incorporou a funcionalidade ao Messenger.

Muita gente não gostou da atualização e achou desnecessária, gerando uma enxurrada de comentários e memes nas redes sociais.

Na Play Store, usuários também demonstraram insatisfação com a novidade.

E você, o que achou da ferramenta Status do WhatsApp? Conte para gente nos comentários.