O WhatsApp está diferente. A novidade da vez é que no status, o texto puro pode ser substituído por fotos, vídeos e GIFs animados que desaparecem após 24 horas. O recurso é bastante semelhante a função Stories do Instagram.

Os status com fotos aparecem por poucos segundo. Caso tenha alguma legenda, emoji ou mesmo algo escrito nela, a duração é um pouco maior. Já os vídeos possuem até 45 segundos de duração.


De acordo com dados de 2015, no Brasil há mais de 100 milhões de usuários do WhatsApp. Ainda não possui data para a chegada do novo recurso ao mensageiro.

Por enquanto, o novo recurso do WhatsApp está disponível em poucos países. Usuários da Holanda e da França receberam a novidade nesta segunda-feira (20), amanhã é a vez do Reino Unido e Espanha. Já na quarta, o recurso chegará para usuários da Itália, Arábia Saudita e Israel. "As demais datas de lançamento global serão divulgadas posteriormente", informa a nota encaminhada a jornalistas. O recurso está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Os status com foto, vídeo ou mesmo GIF poderão receber comentários dos amigos. As mensagens serão entregues ao autor do status como mensagem do chat.

Tanto personalidades como também usuários anônimos poderão criar status abertos para todos. "Há ferramentas de segurança que permitem determinar quem verá seus status", diz o aplicativo. "Cabe ao usuário fazer essa segmentação, se preferir", diz o WhatsApp.

"Esta nova ferramenta de status lhe proporcionará a opção de manter seus amigos que utilizam WhatsApp, facilmente atualizados de uma maneira simples e divertida".