Na semana passada, a Fundação Mozilla desativou completamente a sua divisão de desenvolvimento do Firefox OS, com isso, o sistema operacional móvel está encerrado. No processo de reestruturação, mais de 50 funcionários foram desligados das suas funções, incluindo Ari Jaaksi, que é responsável pelo projeto nos últimos anos.


Fim de estrada para o Firefox OS!

As demissões acontecem em um momento em que a Mozilla buscava encontrar uma nova abordagem para as suas iniciativas. De acordo com um comunicado enviado pela própria empresa, a Mozilla está "se afastando do foco em lançar e escalar produtos comerciais" e que ainda irá investir recursos em Internet das Coisas e dispositivos conectados.

O Firefox OS estava sendo destinado aos mercados emergentes, onde poderia estar presente em aparelhos mais acessíveis, com acesso à internet e mais aplicativos que pudessem proporcionar uma boa navegação. No entanto, a sua adoção acabou não acontecendo como a Mozilla esperada, e a empresa viu-se obrigada a encerrar o trabalho da divisão.

Como podemos perceber, o Firefox OS não vingou. Agora, os projetos que ainda estão em curso serão repassados para entidades externas, que deverão continuar.

Mesmo com a mudança que aconteceu em 2015, a Mozilla passou a transferir o sistema para dispositivos conectados, a mudança não foi suficiente. Então, o fim do Mozilla OS chegou.

O Firefox deverá continuar na lista de prioridades da empresa, já que é o único que poderá ainda salvar a empresa. Porém, vale ressaltar que nos últimos tempos o browser perdeu muito espaço, e a Mozilla terá que investir bastante para reconquistar o seu posto.