Na web, os anúncios costumam ser uma grande fonte de renda. Porém, nem sempre agradam os usuários, muitos até ficam irritados com a grande quantidade de propaganda. No entanto, a realidade poderá mudar, ao menos para um navegador. Um dos fundadores do Mozilla, e também responsável pelo Firefox, pretende desenvolver uma tecnologia longe de qualquer propaganda, o navegador Brave.

De acordo com Brendan Eich, seu criador, o navegador deverá causar reboliço na web, justamente pelas propagandas, ou melhor, pela ausência de anúncios.


               Navegador deverá ser o primeiro passo para internet livre de propagandas.                       

Assim, de acordo com Eich, isso deixaria a internet mais rápida e privativa, já que muitos usuários reclamam sobre o quanto cada companhia sabe sobre eles.

O executivo pretende substituir os anúncios por outros. A intenção é ter uma web com anúncios menos intrusivos. Além disso, ele quer criar valor para o usuário: do total das receitas de propagandas, os produtos de conteúdo ficarão com 55%. 15% para a Brave, 15% para o parceiro que provê o anúncio e ainda 15% para o usuário. O usuário ficará responsável por decidir para quais sites irá o pagamento. O site que levará a doação deverá ficar sem anúncio para aquele usuário.

O Brave estará disponível para as plataformas: Windows, OS X, Android e iOS. De acordo com Eich, o navegador será lançado no final do ano.

O executivo já levantou US$ 2,5 milhões em investimentos anjos. "Vamos levantar até chegarmos a sermos lucrativos. E isso a gente espera em breve", disse.