A conexão da rede sem fio de sua casa parece não ser mais a mesma de quando você a instalou? O desempenho da Wi-Fi aparenta estar caindo? Saiba que isto pode não ser apenas impressões suas. O desempenho de uma rede Wi-Fi pode diminuir por uma série de razões. Contudo, algumas medidas podem melhorar a performance da internet de casa. Confira as dicas abaixo.

1. Substitua equipamentos antigos

A tecnologia Wi-Fi melhora continuamente e equipamentos mais recentes e avançados são capazes de tirar melhor proveito da rede Wi-Fi do que os mais antigos. Não negligencie os benefícios de equipamentos como servidores de impressão sem fio, extensores de alcance e adaptadores de jogos.  Antes de optar por uma configuração de rede básica mais barata que suporta apenas alguns PCs ou telefones, pesquise por estes tipos de produtos e compare o custo/benefício. Muitos deles podem ser adquiridos por preços bem razoáveis.

2. Mude o roteador para um local melhor

Muitos usuários configuram rapidamente sua rede sem fio para depois descobrir que ela não funciona muito bem em certas áreas da casa. Em alguns casos as pessoas pensam que as falhas na rede estão sendo causadas por interferência de um forno micro-ondas ou telefones sem fio, por exemplo, porém, o que acontece em alguns casos é que o local onde o roteador está instalado não é o ideal. Experimente trocá-lo de lugar, realizando testes para saber em que área da sua casa ele é capaz de suprir todas as necessidades.

3. Altere o número do canal Wi-Fi

Equipamentos Wi-Fi operam através de canais sem fio específicos, semelhante aos canais de uma televisão tradicional. Cada canal Wi-Fi é designado por um número que representa uma frequência de comunicação de rádio específica. Caso haja alguma interferência em um canal, o desempenho do Wi-Fi pode ser afetado. Você pode, por exemplo, sofrer interferência de rádio do roteador de um vizinho que está utilizando o mesmo canal, ou se muitas pessoas estão utilizando a mesma frequência que você, ou mesmo de algum outro equipamento eletrônico.

A maioria dos roteadores sem fio são fornecidos com os mesmos números de canais padrão e a maioria dos usuários não pensa em mudar isso. Alterar o número do canal Wi-Fi deixará sua internet mais rápida.  É preciso ter o manual do roteador em mãos para realizar este procedimento. Caso não tenha, procure a versão digital no site da fabricante.

Veja também:

4. Atualize o Firmware do roteador

Os roteadores sem fio possuem um conjunto de instruções operacionais embutidas no hardware, chamado de firmware, essencial para o funcionamento do dispositivo. E ele pode ser tanto atualizado quanto aprimorado.

Uma versão do firmware já vem instalada no roteador pela fabricante. Muitos roteadores oferecem a capacidade de atualização de firmware que permite aos usuários instalar versões mais recentes. Esta atualização pode fornecer melhorias de desempenho, aprimoramentos de segurança ou maior confiabilidade.

Busque por atualizações de firmware no site da fabricante, geralmente elas estão disponíveis em uma seção de suporte, e atualize conforme necessário.

5. Aumente a intensidade e alcance do sinal do roteador

Em alguns casos, independentemente do local onde o roteador está instalado, o sinal Wi-Fi não será forte o suficiente para manter uma boa conexão. A probabilidade de enfrentar este problema aumenta quanto mais longe do roteador o dispositivo estiver. Além disso, se houver obstáculos entre o roteador e o dispositivo conectado à internet, como paredes de tijolos, a conexão será afetada.

Uma maneira de solucionar este problema é atualizar a antena Wi-Fi instalada no roteador. Alguns roteadores não suportam atualizações de antena, porém, muitos fazem. Você pode ainda instalar um dispositivo adicional chamado repetidor de sinal.

💻 Dica: Veja como utilizar um repetidor para melhorar o sinal do Wi-fi.

Veja também: Como colocar o roteador como repetidor de sinal Wi-Fi

Bônus

Aumente a segurança da rede sem fio

Para conseguir uma rede Wi-Fi doméstica segura, você deve seguir os seguintes passos: alterar com frequência a senha de administrador padrão e nomes de usuários, ativar a criptografia de rede sem fio, alterar o SSID padrão, ativar a filtragem de endereço físico, ou Media Access Contral (MAC). Ainda, desativar o SSID Broadcast, desabilitar a conexão automática para abrir redes Wi-Fi, posicionar o roteador ou ponto de acesso em locais onde o sinal não irá se espalhar ao ar livre, usar Firewalls e softwares de segurança, atribuir endereços IP estáticos a dispositivos e desligar a rede durante longos períodos de não utilização.

Compartilhe agora essas dicas com seus amigos ;)