Como melhorar o sinal wi-fi da sua casa usando repetidor

Testamos dois modelos de repetidores wi-fi da Intelbras para você poder escolher como melhorar o sinal de rede sem fio dentro da sua casa. Testamos um modelo cabeado outro repetindo o sinal.

Por Redes de computadores Pular para comentários

Um dos principais problemas de usuários de rede sem fio, é justamente o alcance que o sinal da wi-fi atinge. Casa extensas ou a própria instalação do roteador em uma das extremidades da residência tira a abrangência do roteador deixando aquele espaço sem sinal. É por estes motivos que as fabricantes criaram os chamados repetidores wi-fi.

Recebemos dois modelos da Intelbras para testes. O IWE3001 e o IWE3000N. Os dois modelos contam com repetição direta, sendo que o IWE3000N conta também com repetição por cabo. Nós testamos os dois modelos, um cabeado outro diretamente com wi-fi. Será que há diferença entre os modos de operação? Vamos descobrir agora.

Assista em vídeo: 

O nosso teste consistiu em posicionar os dois repetidores em local adequado, onde o nível de sinal era satisfatório, um de cada vez é óbvio. Esse local existe um cabo de rede que vem do roteador principal, passa por três paredes. Com essa premissa, conseguimos testar o 3000N com o cabo e o 3001 direto. Uma vez posicionados e configurados, testamos o sinal e velocidade de download em três pontos distintos.

  • Posição 1: Colado no repetidor
  • Posição 2: No quarto ao lado, cerca de 6m de distância, após uma parede, porta fechada.
  • Posição 3: Fora de casa, cerca de 25m de distância, após uma parede, porta e janela frontal aberta.

A imagem abaixo ilustra melhor o local onde foi realizado o teste:

Esboço de testes e posições do roteador e repetidoresEsboço de testes e posições do roteador e repetidores

A ideia é simular exatamente o problema que você pode encontrar em casa, e tentar através de uma das duas formas, com ou sem cabo, melhorar a qualidade de internet em todos os ambientes da casa.

Lembrando que a internet é de 120Mbps de download e 10Mbps de upload, para contextualizar os testes de velocidade e lembrando [2], esse não é um teste científico, ele justamente vai simular o problema cotidiano seu. Em cada um dos três testes, com os dois repetidores, foram feitas três medições para encontrar a média de valor. Lembrando [3], o nível de sinal entre o repetidor e o roteador principal é de -65 ~ -70 dBm, considerado um ponto ideal para instalar o repetidor. Esse nível é usado para o modelo IWE 3001, que testamos repetindo, o modelo IWE 3000N foi testado com conexão via cabo RJ45.

Como pode ter visto na imagem anterior, serão três pontos de testes, o primeiro ao lado do repetidor, o segundo no quarto ao lado, com a porta fechada, o terceiro à distância de 25m, porta e janela frontal aberta.

Teste 1

A começar pelo primeiro teste, posicionado a cerca de 1m do repetidor.

Teste 1 - IWE 3000NTeste 1 - IWE 3000N

Teste 1 - IWE 3001Teste 1 - IWE 3001A primeira imagem com o IWE 3000N, cabeado. Ambos atingiram nível máximo de sinal, anteriormente configurado. A diferença foi no download, o cabeado na teoria atinge o nível máximo que o celular consegue capturar, afinal, está com sinal máximo até o repetidor, e do repetidor até o roteador passam os 100Mbps. Enquanto no modelo que repetimos por wi-fi, ele conseguiu atingir a velocidade de 23,8Mbps. Essa velocidade já é mais que suficiente para assistir vídeos em 4K na Netflix, por exemplo.

 

Teste 2

O segundo teste foi no quarto ao lado com a porta fechada. E aqui podemos notar alguma diferença no nível de sinal entre o smartphone e o repetidor. O IWE 3001 teve sinal melhor do que o IWE 3000N, porém, em termos de velocidade de download, o 3000N superou o 3001, novamente. Foram 36,6Mbps contra 21,6Mbps. O fator velocidade ainda está atrelado a conexão através de cabo de rede no 3000N, porém, como dito no teste 1, esses 21,6Mbps são suficientes para assistir vídeos em 4K.

Teste 1 - IWE 3000NTeste 2 - IWE 3000N

Teste 1 - IWE 3001Teste 2 - IWE 3001

Podemos no teste 2 concluir que o sinal esteve melhor no IWE 3001.

 

Teste 3

O terceiro teste é o local com distância de 25m, e o sinal atravessa uma parede com janela e porta abertas. Nesse teste podemos observar que o nível de sinal ficou parecido, tendendo um pouco mais para o IWE 3000N, que novamente foi melhor em velocidade de download, 9,45Mbps contra 7,51Mbps. Essa diferença agora foi pequena, devido a distância e nível de sinal.

Teste 1 - IWE 3000NTeste 3 - IWE 3000N

 

Teste 3 - IWE 3001Teste 3 - IWE 3001

A uma distância de 25m, apenas com uma parede, a diferença entre eles é pouca, nas imagens dos testes foi possível notar a quantidade de redes sem fio que se misturam, esse é outro fator que contribui para perder velocidade e nível de sinal. Mas infelizmente a troca de canal não faria muita diferença, nesse caso, pois todos eles estavam com bastante redes ativas.

 

Veredicto

O veredicto desse teste comprova que se for possível você levar um cabo de rede até o repetidor, terá mais velocidade na rede, e nesse caso o ideal é comprar um repetidor que tenha a conexão de rede, no nosso caso o IWE 3000N.

Se por algum motivo você não consiga trazer o cabo, o ideal é procurar um local adequado para o repetidor sem conexão de cabo de rede. Nunca, eu disse nunca, coloque o repetidor onde o sinal do roteador principal for ruim. Se você fizer isso, a repetição só vai repetir sinal ruim. O ideal é colocar o repetidor onde o sinal for intermediário para bom, estamos falando aí na casa de -70dBm a -65dBm, você pode monitorar esse sinal com o app Wifi Analyzer, link na descrição. Encontre um ponto adequado, geralmente no meio do caminho entre o roteador e o ponto que você gostaria que ele abrangesse.

Links para você comprar os produtos:  (preço na data do post)

A configuração

Nos dois modelos, acompanha um manual de instruções de como você configura o repetidor. Mas, para ambos os aparelhos, existe o botão WPS, para que não conhece esse botão, basta colocar o repetidor na luz, próximo ao roteador principal, aguardar a luz dele parar de piscar, então aperte no botão WPS do seu roteador, geralmente localizado na parte de trás, junto com as conexões de cabo, quando o led de indicação do WPS no roteador principal piscar, ou se algum led de indicação piscar, aperte no WPS do repetidor. Desta forma, ele automaticamente fará a configuração de rede em modo repetição. Aí você pode tirar o repetidor da tomada, e levar para o local onde escolheu para ele ficar repetindo o sinal.

Se você utilizar cabo de rede, eu aconselho a fazer configuração manual, e colocar os nomes das redes (SSID) diferentes. Pois nesse caso, ele não faz a troca automática das redes, e você pode acabar pegando no seu celular a conexão mais distante e nem vai perceber. Se você analisar nas imagens o SSID JARVIS-FRENTE, é minha conexão teste do IWE 3000N cabeado, SSID diferente. Nos testes do IWE 3001, ele repetiu a conexão com mesmo SSID, nesse caso - em termos mais leigos - ele "clona" o outro roteador, e automaticamente pega o melhor sinal.

Isso tudo é para que você possa tirar o melhor proveito do aparelho que você escolher. Sinceramente, o modo sem cabo de rede funciona super bem, só que se você for aficionado por números, aí o cabeado fará diferença. Mas ambos os casos você terá conexão suficiente para assistir vídeos, fazer downloads e melhorar o sinal wifi dentro da sua casa.

Compartilhe com seus amigos:
Nicolas Muller
Nicolas Muller Fundador do Oficina da Net, trabalha com internet desde 2004. Entusiasta de tecnologia, hoje coordena a redação do site, responsável pela análises de smartphones. Foi programador por 10 anos e agora jornalista por profissão.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @nmuller99 // TWITTER: @nmuller99
Quer conversar com o(a) Nicolas, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,75%)
10(56,50%)
15(11,63%)
20(8,06%)
26(8,06%)