Um dos benefícios das tecnologias wireless e a comunicação de dispositivos entre si sem a necessidade de cabos cabos é que podemos compartilhar praticamente tudo entre as máquinas, inclusive sinal de internet, sem muita dificuldade.

As utilidades vão desde criar uma rede local para jogos em rede até transferência de arquivos e compartilhamento de internet. Sim, muitos não sabem, mas você pode enviar conexão de internet do seu computador para o smartphone e vice-versa seja por wi-fi, cabo (iOS ou Android) ou bluetooth. E é justamente isso que veremos hoje: Como mandar internet ao seu dispositivo móvel via wi-fi proveniente de desktop ou notebook.

E antes que você diga que o assunto é desnecessário já que o seu smart sempre está na wireless, imagine um local onde não há esse recurso e a única conexão é um cabo ethernet no pc/note ou ainda um modem wi-fi plugado na máquina? E nem vamos contar com o recurso do 3G, afinal você acredita no 3G da sua operadora?

Para realizar o processo por este método a única coisa da qual precisaremos é de uma conexão wireless nas 2 pontas do processo (no note/pc para enviar o sinal e no smartphone para receber) e de um programinha para facilitar a vida (logo falaremos sobre ele).

O notebook por padrão já possui a wireless, no entanto nos desktops ainda não é comum ele vir embarcado. Neste caso você vai precisar de um adaptador wireless como este da foto abaixo:

O modelo aí de cima é uma placa PCI, mas se você quer mais praticidade e mobilidade pode comprar também um adaptador USB do tamanho de um pendrive ou ainda um adaptador minúsculo, do tamanho daquela partezinha USB do mouse sem fio que vai no pc para estabelecer a conexão. 

Depois é só instalar o programinha Wi-fi router que pode ser baixado aqui.

 

Feito, agora seu pc/note já está equipado com o material necessário para a conexão sem fio, vamos ao passo a passo.

iOS e Android

passo 1: Instale o virtual wi-fi router e configure-o facilmente: Escolha um nome para sua conexão, uma senha e no campo "Share Net From" escolha Wi-Fi caso a internet do SEU pc/note for via Wi-fi ou escolha "Ethernet" caso o seu pc/note esteja conectado à rede local via cabo.

Saliento para que você preste atenção com o campo "Share Net From", pois não tem nada a ver com o meio que iremos compartilhar a internet com o smartphone, mas sim como seu pc/note está recebendo internet da sua rede local. Depois clique em "Start".

Passo 2: Apenas vá em no seu gerenciador de conexões wi-fi normalmente e lá estará a nossa rede compartilhada. Conecte e pronto (viu como foi fácil?).


À esquerda a conexão no iOS e à direita no Android

Mas se você não quer compartilhar a conexão via wi-fi, mas sim cabo USB, clique aqui para o ver o procedimento no iOS ou aqui para ver como fazer no Android.