Dicas para proteger sua rede Wi-Fi

Confira algumas dicas para ter uma segurança maior na sua rede wi-fi.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Com a grande popularização dos computadores portáteis (netbook, notebook, ultrabook), all-in-one e smartphones a utilização de redes de internet sem fio também aumentou consideravelmente. Essa tecnologia veio para facilitar a nossa vida, tanto que em até mesmo em locais públicos, como algumas praças e shoppings, já disponibilizam uma rede wi-fi aberta para seus frequentadores.

Mas, no entanto, se você tem uma rede wi-fi em sua casa ou no escritório, com certeza não quer que todos que passarem próximo a rede se conecte, ou mesmo ser um alvo de hackers. Para isso é preciso ter um cuidado especial com a segurança de sua rede wi-fi. Para te ajudar nesse trabalho, o Oficina da Net preparou algumas dicas para você proteger um pouco mais sua rede, confira.

Veja também algumas dicas de segurança:

Use criptografia WPA ou WPA2

Os sistemas de criptografia usados por redes wireless (wi-fi), possuem um histórico de problemas de segurança bem longo. O sistema WEP (Wired Equivalend Privacy), introduzido em 1997, foi quebrado apenas alguns anos depois e atualmente especialistas em segurança o consideram totalmente inseguro. Já o sistema WPA tem uma criptografia muito forte. Ele foi desenvolvido como uma criptografia provisória, para substituir o sistema WEP. Hoje, é altamente recomendável, para garantir sua segurança, que se utilize o sistema WPA2 ou WPA. Ainda que exista outras alternativas para a encriptação de redes wi-fi, é recomendável selecionar WPA2 (ou WPA) sempre que disponível no roteador.

Dicas para proteger sua rede Wi-Fi

Troque sua senha com frequência

Essa medida não é muito útil para pessoas que moram sozinhas ou que não compartilhem a rede com ninguém. Porém, quando a muitas pessoas acessando a mesma rede é recomendável trocar a senha com certa frequência, uma vez por mês, por exemplo. Isso é somente uma ação preventiva, e é bom porque se alguém conseguir descobrir a senha da rede ela não conseguirá usa-la por muito tempo.

Ficar disponibilizando a senha de Wi-Fi para os outros é como liberar a senha de banco”, diz Taciano Pugliesi, diretor de produtos da D-Link (grande fabricante de roteadores).

Dicas para proteger sua rede Wi-Fi

Cuidado com o nome da rede

Leia também:

Muitas vezes os roteadores vêm com nomes inadequados para as redes. Alguns roteadores vêm com uma configuração de fábrica, onde o nome da rede wi-fi é correspondente ao fabricante e/ou modelo do roteador. Um hacker pode se aproveitar dessa informação para explorar alguma vulnerabilidade conhecida no dispositivo. Se o nome da rede identificar o provedor de internet, também é possível usa-lo para explorar alguma falha.

Por este motivo é recomendável usar um nome que informe a menor quantidade possível de informação a quem busca uma rede. No nome da rede você pode colocar seu nome, ou usar a criatividade e colocar algum nome engraçado.

Dicas para proteger sua rede Wi-Fi

Tenha um firmware atualizado

Leia também:

Alguns roteadores podem ter falhas graves de segurança, o que permite que um hacker consiga “invadir” facilmente sua rede, e com certeza ele não quer somente usar sua internet. Se ele conseguir usar sua internet, ele pode acessar arquivos do seu computador e implantar um vírus que pode roubar seus dados, por exemplo.

As empresas sempre estão soltando atualizações de firmware para manter a segurança de seus roteadores e proteger o computador de quem os usa.

Oculte a SSID

Esta é uma opção que praticamente todos os roteadores de hoje tem. Ocultando o SSID da sua rede, quando for se conectar a ela será necessário informar não somente a senha, mas também o nome da rede.

SSID, Service Set Identifier, é simplesmente o nome da rede. Ocultando sua SSID você terá um pouco mais de trabalho na hora de conectar-se a rede, porém, ela será um pouco mais segura. Ocultando o SSID da rede não significa que ninguém poderá encontra-la, existem alguns programas que conseguem realizar essa façanha.

Crie uma nova rede para visitantes

A maioria dos roteadores mais novos tem a opção de configurar dois SSID. É uma dica criar uma segunda SSID exclusiva para visitantes ou funcionários. Assim uma rede será exclusiva (e também com uma segurança reforçada) para o uso pessoal, e a outra será disponível para todos. Essa segunda rede também terá frequência diferente, isso faz com que uma rede não interfira na outra, tornando ambas mais seguras.

Desligue o roteador quando ele não estiver em uso

É recomendado desligar o roteador quando ninguém estiver usando o mesmo. “Além de economizar energia, pode evitar com que usuários mal-intencionados tentem burlar a rede.”, diz Pugliese. Portanto, se a rede não está ativa, não há modos de um ataque cibernético acontecer.

Gostou do artigo ou tem mais alguma dicas? Deixe seu comentário.

MAIS SOBRE segurança wifi proteger
SHARE
Comentários
Destaquesver tudo
 
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail