Com a grande popularização dos computadores portáteis (netbook, notebook, ultrabook), all-in-one e smartphones a utilização de redes de internet sem fio também aumentou consideravelmente. Essa tecnologia veio para facilitar a nossa vida, tanto que em até mesmo em locais públicos, como algumas praças e shoppings, já disponibilizam uma rede wi-fi aberta para seus frequentadores.

Mas, no entanto, se você tem uma rede wi-fi em sua casa ou no escritório, com certeza não quer que todos que passarem próximo a rede se conecte, ou mesmo ser um alvo de hackers. Para isso é preciso ter um cuidado especial com a segurança de sua rede wi-fi. Para te ajudar nesse trabalho, o Oficina da Net preparou algumas dicas para você proteger um pouco mais sua rede, confira.

Veja também algumas dicas de segurança:

Use criptografia WPA ou WPA2

Os sistemas de criptografia usados por redes wireless (wi-fi), possuem um histórico de problemas de segurança bem longo. O sistema WEP (Wired Equivalend Privacy), introduzido em 1997, foi quebrado apenas alguns anos depois e atualmente especialistas em segurança o consideram totalmente inseguro. Já o sistema WPA tem uma criptografia muito forte. Ele foi desenvolvido como uma criptografia provisória, para substituir o sistema WEP. Hoje, é altamente recomendável, para garantir sua segurança, que se utilize o sistema WPA2 ou WPA. Ainda que exista outras alternativas para a encriptação de redes wi-fi, é recomendável selecionar WPA2 (ou WPA) sempre que disponível no roteador.

Troque sua senha com frequência

Essa medida não é muito útil para pessoas que moram sozinhas ou que não compartilhem a rede com ninguém. Porém, quando a muitas pessoas acessando a mesma rede é recomendável trocar a senha com certa frequência, uma vez por mês, por exemplo. Isso é somente uma ação preventiva, e é bom porque se alguém conseguir descobrir a senha da rede ela não conseguirá usa-la por muito tempo.

Ficar disponibilizando a senha de Wi-Fi para os outros é como liberar a senha de banco", diz Taciano Pugliesi, diretor de produtos da D-Link (grande fabricante de roteadores).

Cuidado com o nome da rede

Muitas vezes os roteadores vêm com nomes inadequados para as redes. Alguns roteadores vêm com uma configuração de fábrica, onde o nome da rede wi-fi é correspondente ao fabricante e/ou modelo do roteador. Um hacker pode se aproveitar dessa informação para explorar alguma vulnerabilidade conhecida no dispositivo. Se o nome da rede identificar o provedor de internet, também é possível usa-lo para explorar alguma falha.

Por este motivo é recomendável usar um nome que informe a menor quantidade possível de informação a quem busca uma rede. No nome da rede você pode colocar seu nome, ou usar a criatividade e colocar algum nome engraçado.

Tenha um firmware atualizado

Alguns roteadores podem ter falhas graves de segurança, o que permite que um hacker consiga "invadir" facilmente sua rede, e com certeza ele não quer somente usar sua internet. Se ele conseguir usar sua internet, ele pode acessar arquivos do seu computador e implantar um vírus que pode roubar seus dados, por exemplo.

As empresas sempre estão soltando atualizações de firmware para manter a segurança de seus roteadores e proteger o computador de quem os usa.

Oculte a SSID

Esta é uma opção que praticamente todos os roteadores de hoje tem. Ocultando o SSID da sua rede, quando for se conectar a ela será necessário informar não somente a senha, mas também o nome da rede.

SSID, Service Set Identifier, é simplesmente o nome da rede. Ocultando sua SSID você terá um pouco mais de trabalho na hora de conectar-se a rede, porém, ela será um pouco mais segura. Ocultando o SSID da rede não significa que ninguém poderá encontra-la, existem alguns programas que conseguem realizar essa façanha.

Crie uma nova rede para visitantes

A maioria dos roteadores mais novos tem a opção de configurar dois SSID. É uma dica criar uma segunda SSID exclusiva para visitantes ou funcionários. Assim uma rede será exclusiva (e também com uma segurança reforçada) para o uso pessoal, e a outra será disponível para todos. Essa segunda rede também terá frequência diferente, isso faz com que uma rede não interfira na outra, tornando ambas mais seguras.

Desligue o roteador quando ele não estiver em uso

É recomendado desligar o roteador quando ninguém estiver usando o mesmo. "Além de economizar energia, pode evitar com que usuários mal-intencionados tentem burlar a rede.", diz Pugliese. Portanto, se a rede não está ativa, não há modos de um ataque cibernético acontecer.

Gostou do artigo ou tem mais alguma dicas? Deixe seu comentário.