Você sairia com uma inteligência artificial? Para muita gente no Brasil, essa ideia já deixou de soar estranha. Um estudo da Norton mostra que 63% das pessoas que usam aplicativos de namoro no país afirmam que considerariam ter um encontro com uma IA. Pode soar engraçado, mas a realidade é que mais do que curiosidade, esses dados revelam como a solidão e tecnologia estão cada vez mais misturadas hoje em dia.
Segundo o 2026 Norton Insights Report: Artificial Intimacy, cerca de 39% dos usuários de apps de relacionamento acreditam que é possível desenvolver sentimentos românticos por uma inteligência artificial. O motivo é que a IA tem o perfil que muita gente espera em um parceiro ideal: sempre disponível, compreensivo e sem julgamentos.
Solidão faz o "amor pela IA" aumentar
Os números ajudam a explicar essa abertura. De acordo com o levantamento, 82% dos brasileiros dizem se sentir solitários, índice que sobe ainda mais entre a Geração Z, chegando a 90%. A realidade é que, diante dessa condição, muitas pessoas acabam buscando acolhimento em ambientes digitais, inclusive em chatbots e assistentes de IA.
A Norton alerta que mais de 90% das ameaças digitais hoje envolvem engenharia social, ou seja, golpes baseados em manipulação emocional. Só no último trimestre de 2025, foram mais de 17 milhões de golpes românticos bloqueados no mundo, um crescimento de 19% em relação a 2024.
Com isso, para muita gente a inteligência artificial já ocupa um espaço que antes era reservado a amigos ou familiares. O estudo aponta que 52% dos brasileiros que usam apps de namoro recorreriam a um chatbot de IA como forma de "terapia" após um término.
Além disso, 61% dos entrevistados que já usaram IA para conselhos amorosos dizem confiar mais em um "coach de relacionamentos" baseado em IA do que em uma pessoa real. Em situações de estresse emocional, 29% afirmam que conversariam com uma IA para lidar com um dia difícil, enquanto 50% dizem confiar total ou parcialmente na IA para dar conselhos afetivos considerados seguros ou éticos.
O relatório mostra ainda que a linha entre ferramenta e relacionamento está ficando cada vez mais tênue. Quase metade (47%) dos usuários de apps de namoro acredita que um parceiro de IA seria mais compreensivo emocionalmente do que um parceiro humano.
Cuidado com os golpes amorosos
O problema é que essa confiança pode ser explorada por alguém mal intencionado. O estudo revela que 27% dos brasileiros que usam aplicativos de namoro já foram alvo de golpes românticos, e o dado mais preocupante: 84% dessas pessoas acabaram caindo no golpe.
Entre as vítimas:
- 36% foram pressionadas a enviar dinheiro
- 35% foram abordadas por perfis que se passavam por celebridades ou figuras públicas
- 35% compartilharam informações pessoais
- 17% chegaram a enviar dinheiro aos golpistas
Segundo Leyla Bilge, chefe global de pesquisa de golpes da Norton, fica claro que a combinação de solidão e a confiança rápida no ambiente online cria o cenário perfeito para esse tipo de crime. Ela reforça que, embora a IA possa parecer acolhedora, não substitui relações humanas reais.
Diante disso, é sempre bom frisar que ferramentas como detecção de golpes com IA, VPN e proteção de dados pessoais, presentes em soluções como o Norton 360, são aliados importantes para quem navega na internet e pode estar querendo buscar um relacionamento.






