Como remover o vírus que transforma pastas e arquivos em atalhos?

Aprenda a remover este vírus chato, que está trazendo muitos problemas, e evite perda de seus dados. O vírus que transforma pasta em atalhos pode ser resolvido de forma fácil, veja. Um vírus bem comum, que vamos ensinar a remover.

Como remover o vírus que transforma pastas e arquivos em atalhos?

 Um novo vírus de computador vem causando vários transtornos aos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e, simplesmente, transforma todos os arquivos e documentos em simples atalhos. Atacando em uma hora, talvez, em que o usuário precise muito do pendrive, isso leva a uma atitude desesperada: a formatação do pendrive. Leia o artigo: O que é vírus? e entenda como que estas pragras operam no seu computador.

Se você está com este problema, antes de formatar seu pendrive, saiba que a solução não é nada complicada, basta um pouco de paciência, em alguns casos. Esse vírus felizmente não apaga nenhum arquivo ou pasta que esteja na unidade removível, ele apenas oculta os documentos e pastas e cria atalhos falsos com o mesmo nome, quase idênticos. Portanto, já sabendos que seus arquivos ainda estão no seu pendrive, fique calmo!

Leia também: Como desinstalar o Baidu Antivírus e o PC Faster do seu computador

Solução para o problema

Uma vez que todos os arquivos estão no pendrive, é só retirar o vírus. Mas por precaução, antes da remoção, devemos ter certeza de que os arquivos realmente estão no pendrive. Para isso, clique em "Propriedades" (em Meu Computador) no ícone do pendrive e veja se o tamanho do disco é o mesmo de antes desta praga se apossar do pendrive.

Leia também: 5 vírus de Facebook


Espaço em disco no pendrive

Após confirmado que os arquivos ainda estão no pendrive, o próximo passo é a eliminação do vírus.

Identificando e excluindo o vírus

Normalmente, esse vírus infecta a raiz do pendrive com um arquivo chamado de "autorun.inf". O arquivo fica oculto, você não consegue ver ele normalmente. Para ver o arquivo, você terá que habilitar a visualização de arquivos ocultos. Veja como visualizar arquivos ocultos e excluir o vírus.

1 - Clique em Painel de Controle, e busque por "Opções de Pasta". Logo em seguida, clique em Opções de Pasta.

2 - Clique na aba Modo de Exibição e role até encontrar a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" e a marque.


Exibindo o oculto

3 - Pronto! Agora você já pode ver arquivos e pastas ocultas. Volte para o seu pendrive, e perceba que verá outros arquivos além dos que você tinha, o vírus os criou. Você poderá ver um arquivo chamado de "autorun.inf", exclua ele com se exclui qualquer arquivo. Poderá existir também uma pasta chamada de RECYCLER, você pode excluir ela também.

Voltando a exibir os arquivos e pastas

Acima, você somente aprendeu a excluir o vírus. Aprenda agora e reexibir os seus arquivos e pastas.

1 - Feche todas as pastas abertas e em seguida aperte as teclas WinKey + R e digite CMD para que o Prompt de Comando seja aberto.

2 - Digite o seguindo comando: " attrib -h -r -s /s /d K:*.*  " (sem aspas), troque a letra sublinhada, K, pela letra da unidade removível e tecle Enter.

3 - Esta etapa pode demorar um pouco, mas quando acabar, ela vai trazer os seus arquivos de volta. Os atalhos ainda vão existir, mas as suas pastas verdadeiras estarão lá, então você pode excluir estes atalhos.


Pendrive sem vírus

4 - Por último, é recomendável que instale um bom antivírus e, também, anti-malware e faça uma varredura completa em seu computador e pendrive.


UPDATE: Se não consegui excluir os arquivos RECYCLER e Autorun, basta você marcar as pastas e arquivos que deseja recuperar. Clicar com o botão direito em propriedades e então ao abrir as propriedades desmarcar, em Atributos, a opção Oculto.

Desta maneira você copia os arquivos para o computador e faz a formatação do pendrive, para auxiliar a formatar veja este tutorial.

Após a formatação poderá copiar os arquivos novamente para o pendrive que estará livre do virus. Leia também: qual o melhor antivírus pago? 

Se não ocorrer nenhum erro durante o processo, significa que o vírus foi removido com sucesso! Se tiver ocorrido algum erro, é provável que você tenha sido pego por outro tipo de vírus. De uma olhada neste artigo, e veja se pode lhe ser útil. 

E não se esqueça de deixar seu comentário.

Especial: Dicas de segurança digital

E nesse especial onde mostramos os principais crimes cibernéticos, formas de você evitá-los, artigos e tutoriais sobre como remover pragas do seu computador e dicas para manter-se seguro. Confira o conteúdo, que é bastante rico.

Dicas

Redes sociais

Antivírus e Antispywares

Tipos de ví­rus e golpes

Como remover

Como saber

Conteúdo relacionado

Quanto valem as 10 maiores empresas de tecnologia do mundo?
Tecnologia

Quanto valem as 10 maiores empresas de tecnologia do mundo?

As empresas de tecnologia tornaram-se um motor dominante nos últimos anos de crescimento econômico, gostos dos consumidores e dos mercados financeiros.

Como remover o NationZoom do pc?
Segurança digital

Como remover o NationZoom do pc?

Recentemente um novo malware vem contaminando os navegadores, principalmente o Google Chrome. Esse malware é conhecido como NationZoom, veja como desinstalá-lo.

Como remover vírus do pendrive?
Segurança digital

Como remover vírus do pendrive?

Inicialmente haviam os disquetes para salvar e transportar dados, depois o CD revolucionou o mundo das gravações, agora temos o pendrive.O pendrive tratava-se de uma aparelho caro, com pouca capacidade de armazenamento, como também não eram encontrados de forma tão fácil.

Malware brasileiro é descoberto na Play Store; veja como se proteger
Segurança digital

Malware brasileiro é descoberto na Play Store; veja como se proteger

Um malware brasileiro conhecido como Brata estava escondido em pelo menos cinco aplicativos disponíveis na Play Store. Confira e veja como evitar que os criminosos roubem seus dados!

Como verificar a segurança das suas senhas com o Google
Segurança digital

Como verificar a segurança das suas senhas com o Google

Vários usuários receberam alertas do Google informando um possível vazamento das senhas vinculadas à conta. Veja como verificar a segurança do seu perfil.

Cuidado! Saiba como criar uma senha forte e deixar sua conta segura
Segurança digital

Cuidado! Saiba como criar uma senha forte e deixar sua conta segura

Os vazamentos de dados fizeram com que fosse necessário mais preocupação com os dados e informações pessoais, sendo preciso, inclusive, aumentar a proteção das senhas.