Um novo vírus de computador vem causando vários transtornos aos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e, simplesmente, transforma todos os arquivos e documentos em simples atalhos. Atacando em uma hora, talvez, em que o usuário precise muito do pendrive, isso leva a uma atitude desesperada: a formatação do pendrive. Leia o artigo: O que é vírus? e entenda como que estas pragras operam no seu computador.

Se você está com este problema, antes de formatar seu pendrive, saiba que a solução não é nada complicada, basta um pouco de paciência, em alguns casos. Esse vírus felizmente não apaga nenhum arquivo ou pasta que esteja na unidade removível, ele apenas oculta os documentos e pastas e cria atalhos falsos com o mesmo nome, quase idênticos. Portanto, já sabendos que seus arquivos ainda estão no seu pendrive, fique calmo!

Leia também: Como desinstalar o Baidu Antivírus e o PC Faster do seu computador

Solução para o problema

Uma vez que todos os arquivos estão no pendrive, é só retirar o vírus. Mas por precaução, antes da remoção, devemos ter certeza de que os arquivos realmente estão no pendrive. Para isso, clique em "Propriedades" (em Meu Computador) no ícone do pendrive e veja se o tamanho do disco é o mesmo de antes desta praga se apossar do pendrive.

Leia também: 5 vírus de Facebook


Espaço em disco no pendrive

Após confirmado que os arquivos ainda estão no pendrive, o próximo passo é a eliminação do vírus.

Identificando e excluindo o vírus

Normalmente, esse vírus infecta a raiz do pendrive com um arquivo chamado de "autorun.inf". O arquivo fica oculto, você não consegue ver ele normalmente. Para ver o arquivo, você terá que habilitar a visualização de arquivos ocultos. Veja como visualizar arquivos ocultos e excluir o vírus.

1 - Clique em Painel de Controle, e busque por "Opções de Pasta". Logo em seguida, clique em Opções de Pasta.

2 - Clique na aba Modo de Exibição e role até encontrar a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" e a marque.


Exibindo o oculto

3 - Pronto! Agora você já pode ver arquivos e pastas ocultas. Volte para o seu pendrive, e perceba que verá outros arquivos além dos que você tinha, o vírus os criou. Você poderá ver um arquivo chamado de "autorun.inf", exclua ele com se exclui qualquer arquivo. Poderá existir também uma pasta chamada de RECYCLER, você pode excluir ela também.

Voltando a exibir os arquivos e pastas

Acima, você somente aprendeu a excluir o vírus. Aprenda agora e reexibir os seus arquivos e pastas.

1 - Feche todas as pastas abertas e em seguida aperte as teclas WinKey + R e digite CMD para que o Prompt de Comando seja aberto.

2 - Digite o seguindo comando: " attrib -h -r -s /s /d K:*.*  " (sem aspas), troque a letra sublinhada, K, pela letra da unidade removível e tecle Enter.

3 - Esta etapa pode demorar um pouco, mas quando acabar, ela vai trazer os seus arquivos de volta. Os atalhos ainda vão existir, mas as suas pastas verdadeiras estarão lá, então você pode excluir estes atalhos.


Pendrive sem vírus

4 - Por último, é recomendável que instale um bom antivírus e, também, anti-malware e faça uma varredura completa em seu computador e pendrive.


UPDATE: Se não consegui excluir os arquivos RECYCLER e Autorun, basta você marcar as pastas e arquivos que deseja recuperar. Clicar com o botão direito em propriedades e então ao abrir as propriedades desmarcar, em Atributos, a opção Oculto.

Desta maneira você copia os arquivos para o computador e faz a formatação do pendrive, para auxiliar a formatar veja este tutorial.

Após a formatação poderá copiar os arquivos novamente para o pendrive que estará livre do virus. Leia também: qual o melhor antivírus pago? 

Se não ocorrer nenhum erro durante o processo, significa que o vírus foi removido com sucesso! Se tiver ocorrido algum erro, é provável que você tenha sido pego por outro tipo de vírus. De uma olhada neste artigo, e veja se pode lhe ser útil. 

E não se esqueça de deixar seu comentário.