Como remover o vírus que transforma pastas e arquivos em atalhos?

Aprenda a remover este vírus chato, que está trazendo muitos problemas, e evite perda de seus dados. O vírus que transforma pasta em atalhos pode ser resolvido de forma fácil, veja.

Comentários Gabriel Philipe   -

Um novo vírus de computador vem causando vários transtornos aos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e, simplesmente, transforma todos os arquivos e documentos em simples atalhos. Atacando em uma hora, talvez, em que o usuário precise muito do pendrive, isso leva a uma atitude desesperada: a formatação do pendrive. Leia o artigo: O que é vírus? e entenda como que estas pragras operam no seu computador.

Se você está com este problema, antes de formatar seu pendrive, saiba que a solução não é nada complicada, basta um pouco de paciência, em alguns casos. Esse vírus felizmente não apaga nenhum arquivo ou pasta que esteja na unidade removível, ele apenas oculta os documentos e pastas e cria atalhos falsos com o mesmo nome, quase idênticos. Portanto, já sabendos que seus arquivos ainda estão no seu pendrive, fique calmo!

Leia também: Como desinstalar o Baidu Antivírus e o PC Faster do seu computador

Solução para o problema

Uma vez que todos os arquivos estão no pendrive, é só retirar o vírus. Mas por precaução, antes da remoção, devemos ter certeza de que os arquivos realmente estão no pendrive. Para isso, clique em “Propriedades” (em Meu Computador) no ícone do pendrive e veja se o tamanho do disco é o mesmo de antes desta praga se apossar do pendrive.

Leia também: 5 vírus de Facebook

Espaço em disco no pendrive
Espaço em disco no pendrive

Após confirmado que os arquivos ainda estão no pendrive, o próximo passo é a eliminação do vírus.

Identificando e excluindo o vírus

Normalmente, esse vírus infecta a raiz do pendrive com um arquivo chamado de “autorun.inf”. O arquivo fica oculto, você não consegue ver ele normalmente. Para ver o arquivo, você terá que habilitar a visualização de arquivos ocultos. Veja como visualizar arquivos ocultos e excluir o vírus.

1 - Clique em Painel de Controle, e busque por “Opções de Pasta”. Logo em seguida, clique em Opções de Pasta.

2 - Clique na aba Modo de Exibição e role até encontrar a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas” e a marque.

Exibindo o oculto
Exibindo o oculto

3 - Pronto! Agora você já pode ver arquivos e pastas ocultas. Volte para o seu pendrive, e perceba que verá outros arquivos além dos que você tinha, o vírus os criou. Você poderá ver um arquivo chamado de “autorun.inf”, exclua ele com se exclui qualquer arquivo. Poderá existir também uma pasta chamada de RECYCLER, você pode excluir ela também.

Voltando a exibir os arquivos e pastas

Acima, você somente aprendeu a excluir o vírus. Aprenda agora e reexibir os seus arquivos e pastas.

1 - Feche todas as pastas abertas e em seguida aperte as teclas WinKey + R e digite CMD para que o Prompt de Comando seja aberto.

2 - Digite o seguindo comando: “ attrib -h -r -s /s /d K:*.*  ” (sem aspas), troque a letra sublinhada, K, pela letra da unidade removível e tecle Enter.

3 - Esta etapa pode demorar um pouco, mas quando acabar, ela vai trazer os seus arquivos de volta. Os atalhos ainda vão existir, mas as suas pastas verdadeiras estarão lá, então você pode excluir estes atalhos.

gaf
Pendrive sem vírus

4 - Por último, é recomendável que instale um bom antivírus e, também, anti-malware e faça uma varredura completa em seu computador e pendrive.


UPDATE: Se não consegui excluir os arquivos RECYCLER e Autorun, basta você marcar as pastas e arquivos que deseja recuperar. Clicar com o botão direito em propriedades e então ao abrir as propriedades desmarcar, em Atributos, a opção Oculto.

Desta maneira você copia os arquivos para o computador e faz a formatação do pendrive, para auxiliar a formatar veja este tutorial.

Após a formatação poderá copiar os arquivos novamente para o pendrive que estará livre do virus. Leia também: qual o melhor antivírus pago? 

Se não ocorrer nenhum erro durante o processo, significa que o vírus foi removido com sucesso! Se tiver ocorrido algum erro, é provável que você tenha sido pego por outro tipo de vírus. De uma olhada neste artigo, e veja se pode lhe ser útil. 

E não se esqueça de deixar seu comentário.

 

JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Márcio Bohrer Márcio Bohrer Administrador Perg. 107 Resp. 315
    Há 1 ano
    Veja este link aqui, senhor educadinho ~> https://www.oficinadanet.com.b...
    1 Responder
  • Maycon Maycon Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    me ajudou muito,obrigado
    1 Responder
  • Rodrigo Marques Rodrigo Marques Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    O comando ? attrib -h -r -s /s /d K:*.* '' funcionou aí amigo?
    2 Responder
  • Ricardo Ricardo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    O problema aqui é que não tem nenhuma "autorun". Todas as formas que encontrei de eliminar o virus se inicia por esse processo de deletar essa "autorun", se não há ai complica. Não sei o que faço. Tambem nao acontece nada quando executo o comando que voces estao ensinando ai
    1 Responder
  • Elias Guilherme Elias Guilherme Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Tente assim: 1 - abra o CMD e depois digite a LETRA do seu pendrive EX: "E:" (sem aspas). 2 - Agora vai ficar assim.. E:\>3 - então digite: attrib -r -a -s -h /s /dE tecle enter!! Vai ficar assim: E:\>attrib -r -a -s -h /s /dEspero ter ajudado!!
    0 Responder
  • Jhemys Barros Jhemys Barros Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Por ultimo, execute esse comando pra eliminar as pastas atalho: del F:\*.lnk
    0 Responder
  • André Cecere André Cecere Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 10 meses
    Quanto tempo demora todo o processo?
    0 Responder
  • Jhemys Barros Jhemys Barros Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 10 meses
    Depende da unidade que você está scaneando, mas geralmente é bem rápido.
    0 Responder
  • Tiago Ferreira Tiago da Silva Ferreira Nível 1 Perg. 0 Resp. 3
    Há 5 meses
    Continua dando acesso negado!
    0 Responder
  • Luís Santos Luís Fernando Santos Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Você não conseguirá excluir facilmente o autorun.inf pois ele estará em uso pelo sistema.Terá que iniciar o computador com um linux ou um outro sistema pelo CD liveDICA: Quando excluir o arquivo autorun.inf CRIE uma pasta com este mesmo nome (uma pasta vazia). Ela ajudará a manter o seu pendrive livre d e90% deste tipo de vírus.
    1 Responder
  • Fernando Rosa Fernando Rosa Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    cara tem um jeito mais facil para fechar o programa se ele estiver em execuçao... abra o CMD digite TASKLIST vai aparecer uma lista de programas em execuçao....ache o autorun.ifn ou qualquer outro que deseja fechar e marque o numero dele na coluna identif.... e digite TSKILL e o numero do programa que deseja fechar e de um enter.... um exemplo: TSKILL 5100.... depois é só exclui-lo normalmente....
    0 Responder
  • Rosana Alencar Rosana Alencar Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 11 meses
    Essas coisas que se instalam no computador que nem a Baidu irritam demais
    1 Responder
  • Luis Fernando Luis Fernando Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 2 meses
    Meu deus tem um jeito super fácil de recuperar todos os arquivos sem usar esse método... descobri na pura sorte e quando me pedem ajuda cobro 50 reais pelos meus serviços porque de graça só injeção na testa!
    0 Responder
  • David Sousa David Sousa Nível 1 Perg. 0 Resp. 3
    Há 1 ano
    Não precisa de muito para fazer isso, apenas instale um programa que força o autorun.inf a para de executar.Tem um programa chamado Unlocker que faz isso rapidamente.
    0 Responder
  • Dieguinho Dispintado Dieguinho Dispintado Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    muito bom esse tutorial foi o uniko que me ajudou... nota 1000!!!!!
    0 Responder
  • Cláudio Seminelo Cláudio Seminelo Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 6 meses
    do meu pc
    0 Responder
  • carregar mais
Últimas publicações
TOPO