Selecionamos os melhores e mais populares programas existentes no mercado, que prometem proteger seu computador contra ameaças digitais, são eles: AVG, Avira, Avast, Microsoft Secutity Essentials e o Comodo, para se enfrentarem em um teste que analisou o potencial de proteção, o desempenho e a interface de cada um.

Leia: Golpes da internet: Confira a lista dos principais e saiba como evitar de cair na armadilha

Esse é um comparativo mais complicado de todos, pois são tantas as variáveis para analisarmos com muito cuidado, tudo isto para trazer a você qual é o antivírus gratuito que realmente protege o seu computador. Para isto, foi usada uma amostra com vários vírus que surgiram no mercado desde 2011 pra cá, malware de todos os tipos: cavalo de troia, worms, time bombs, botnet, hijackers, entre muitos outros. Leia mais sobre os tipos de vírus.

Leia Também: Qual é o melhor antivírus pago?

Feitas as apresentações, vamos aos testes para descobrir os pontos fortes e fracos de cada um. Bom, vamos começar por...

Melhor desempenho 

Aqui, foi avaliado como o software age quando está sendo executado em termos de performance e velocidade que leva para escanear o computador. A conclusão determinou que o AVG é de longe o melhor, seguido pelo Microsoft Security Essentials, pois foram os que levaram menos tempo para fazer a varredura completa atrás dos malware e os que menos atrapalharam no desempenho da máquina. O Avast e Avira tiveram uma nota média. Em último ficou o Comodo por ser o mais pesado e por levar mais tempo para encontrar vírus.

Interface

Item importante porque pode ser chato configurar um software complicado, cheio de plug-ins ou funções escondidas. Nesse campo todos os antivírus apresentam facilitação para telas sensíveis ao toque e design que prioriza usabilidade, exceto o Microsoft. Mas quem se deu bem dessa vez foi o Avast, porque foi o único que apresentou uma forma inteligente e simples de reunir muitas funções e uma excelente comunicação com o usuário final.

Em segundo ficou o AVG, que traz uma interface moderna que lembra o novo iniciar do Windows 8. Logo atrás temos o Microsoft que não mudou muita coisa em comparação as suas versões anteriores e por último com a pior interface, Comodo e Avira.

Qual o mais fácil para instalar?

O Microsoft Security é sem dúvida o melhor em termos de instalação, pois o Windows controla praticamente todo o seu processo, o que facilita muito. Depois temos o Avast seguido de perto pelo AVG. O Avira e o Comodo novamente ficaram na lanterna, pois além do site oficial não terem uma versão facilitada para a interação com o usuário, tem um processo de download e instalação lento.

Remoção de Pragas

Talvez o item que todo mundo quer saber: qual o software mais eficaz na remoção das pragas virtuais? Aqui todos os antivírus que analisamos tiveram um bom resultado. As diferenças foram pequenas entre eles. Mas quem ganhou a parada foi o AVG. Em segundo ficou o Avira, seguido de perto pelo Avast. Por fim o Comodo e o Microsoft numa distância considerável em relação aos outros. Veja a nossa lista dos 5 melhores antispywares.

Considerações finais

Nessa análise ficou difícil eleger quem é o melhor. O AVG e o Avast ficam praticamente empatados. Mas a nossa escolha esse ano vai para o AVG que ganhou em desempenho e remoção de vírus

Em segundo o Avast, sendo indicado para usuários que não querem propagandas na tela e mais facilidade de comunicação com seu antivírus, pois ele possui a função de voz que te avisa quando termina os escaneamentos, atualizações entre outras coisas.

Em terceiro o Avira e o Microsoft Security, que não trouxeram quase nenhuma novidade esse ano. Por último o Comodo, que perdeu essa análise, mesmo por ser o melhor em Aplicações Adicionais e por ter uma versão pesada e pouco eficaz.

Bom, essa é uma análise rápida dos antivírus gratuitos, mas já serve para saber quem é o melhor e o mais eficaz. Lembrando que cada pessoa tem o seu gosto e adaptação ideal para cada dos antivírus.

Comente aqui o que achou da análise e diga qual é o melhor na sua opnião. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários.

Fontes: AV-Comparaties, ICSA Labs