Qual é o melhor antivírus gratuito?

Com tantas opções de antivírus no mercado ficamos com dúvidas em relação qual o mais eficaz de todos os softwares gratuitos.

Comentários Thiago Rocha -

Selecionamos os melhores e mais populares programas existentes no mercado, que prometem proteger seu computador contra ameaças digitais, são eles: AVG, Avira, Avast, Microsoft Secutity Essentials e o Comodo, para se enfrentarem em um teste que analisou o potencial de proteção, o desempenho e a interface de cada um.

Leia: Golpes da internet: Confira a lista dos principais e saiba como evitar de cair na armadilha

Esse é um comparativo mais complicado de todos, pois são tantas as variáveis para analisarmos com muito cuidado, tudo isto para trazer a você qual é o antivírus gratuito que realmente protege o seu computador. Para isto, foi usada uma amostra com vários vírus que surgiram no mercado desde 2011 pra cá, malware de todos os tipos: cavalo de troia, worms, time bombs, botnet, hijackers, entre muitos outros. Leia mais sobre os tipos de vírus.

Leia Também: Qual é o melhor antivírus pago?

Feitas as apresentações, vamos aos testes para descobrir os pontos fortes e fracos de cada um. Bom, vamos começar por...

Melhor desempenho 

Aqui, foi avaliado como o software age quando está sendo executado em termos de performance e velocidade que leva para escanear o computador. A conclusão determinou que o AVG é de longe o melhor, seguido pelo Microsoft Security Essentials, pois foram os que levaram menos tempo para fazer a varredura completa atrás dos malware e os que menos atrapalharam no desempenho da máquina. O Avast e Avira tiveram uma nota média. Em último ficou o Comodo, por ser o mais pesado e por levar mais tempo para encontrar vírus.

Interface

Item importante porque pode ser chato configurar um software complicado, cheio de plug-ins ou funções escondidas. Nesse campo todos os antivírus apresentam facilitação para telas sensíveis ao toque e design que prioriza usabilidade, exceto o Microsoft. Mas quem se deu bem dessa vez foi o Avast, porque foi o único que apresentou uma forma inteligente e simples de reunir muitas funções e uma excelente comunicação com o usuário final.

Em segundo ficou o AVG, que traz uma interface moderna que lembra o novo iniciar do Windows 8. Logo atrás temos o Microsoft que não mudou muita coisa em comparação as suas versões anteriores e por último com a pior interface, Comodo e Avira.

Qual o mais fácil para instalar?

O Microsoft Security é sem dúvida o melhor em termos de instalação, pois o Windows controla praticamente todo o seu processo, o que facilita muito. Depois temos o Avast seguido de perto pelo AVG. O Avira e o Comodo novamente ficaram na lanterna, pois além do site oficial não terem uma versão facilitada para a interação com o usuário, tem um processo de download e instalação lento.

Remoção de Pragas

Talvez o item que todo mundo quer saber: qual o software mais eficaz na remoção das pragas virtuais? Aqui todos os antivírus que analisamos tiveram um bom resultado. As diferenças foram pequenas entre eles. Mas quem ganhou a parada foi o AVG. Em segundo ficou o Avira, seguido de perto pelo Avast. Por fim o Comodo e o Microsoft numa distância considerável em relação aos outros. Veja a nossa lista dos 5 melhores antispywares.

Considerações finais

Nessa análise ficou difícil eleger quem é o melhor. O AVG e o Avast ficam praticamente empatados. Mas a nossa escolha esse ano vai para o AVG que ganhou em desempenho e remoção de vírus

Em segundo o Avast, sendo indicado para usuários que não querem propagandas na tela e mais facilidade de comunicação com seu antivírus, pois ele possui a função de voz que te avisa quando termina os escaneamentos, atualizações entre outras coisas.

Em terceiro o Avira e o Microsoft Security, que não trouxeram quase nenhuma novidade esse ano. Por último o Comodo, que perdeu essa análise, mesmo por ser o melhor em Aplicações Adicionais e por ter uma versão pesada e pouco eficaz.

Bom, essa é uma análise rápida dos antivírus gratuitos, mas já serve para saber quem é o melhor e o mais eficaz. Lembrando que cada pessoa tem o seu gosto e adaptação ideal para cada dos antivírus.

Comente aqui o que achou da análise e diga qual é o melhor na sua opnião. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários.

Fontes: AV-Comparaties, ICSA Labs

 
Leia mais

JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
  • Gabriel Campos Gabriel Campos Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Tô usando há um tempinho e tô achando o antivírus da psafe bem legal.
    5 Responder
  • Matheus Vinicius Matheus Vinicius Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Vi muita gente reclamando em fóruns que o psafe rouba informações do computador!
    8 Responder
  • Fragata Fragata Nível 1 Perg. 0 Resp. 8
    Há 1 ano
    Se rouba eu não sei, mas praticamente não encontra vírus algum, fora que os produtos Baidu são geralmente duvidosos, eu desinstalei o Baidu antivirus a anos, passei por uns 2 outros antivirus e... recentemente, usando o AVG TuneUp, achei ainda resquícios do Baidu que atrapalham o desempenho e não consigo encontrar pra tirar = P
    4 Responder
  • Claudio Oliveira Claudio José Martins Oliveira Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 1 ano
    Rapaz, pelo que vi o psafe não tem nada a ver com baidu não...é outra coisa...Eu uso o psafe e gosto, mas sei que tb tem outros bons de graça tipo avast, avg e aquele da microsoft...oxi, o jeito é só testar mesmo
    0 Responder
  • Fragata Fragata Nível 1 Perg. 0 Resp. 8
    Há 1 ano
    Pelo que eu sei, tanto o PSafe quanto o Baidu, são da China (parece que o PSafe é fachada e uma empresa de lá), então eles t~em um pouco em comum sim. É até bem criticado por não pegar praticamente vírus nenhum.
    1 Responder
  • Claudio Oliveira Claudio José Martins Oliveira Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 1 ano
    Oxi...vou procurar isso, mas tem funcionado aqui direito. To com sorte
    1 Responder
  • John Bryan John Bryan Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Claudio acho que você está agindo de forma leiga e despreparada, cuidado com os virus...
    0 Responder
  • Geronimo Oliveira Geronimo Oliveira Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    pois eu tbm tenho esse mesmo problema, mas é como eu digo nao ficar com essa coisa de desistalar e instalar antivirus porq atrapalha o desmpenho do pc e dificulta o trabalho do antivirus. por isso eu uso o da microsft desde quando eu comprei meu not e ele é muito bom.
    0 Responder
  • Fragata Fragata Nível 1 Perg. 0 Resp. 8
    Há 1 ano
    Depois disso, eu acabei instalando o Avira, mas era muito pesado, daí fui testando de concorrente em concorrente e percebi que a diferença entre eles é pouca coisa, no final das contas, acabei comprando licença Kypersky mesmo, só configurar o período de update automático que irrita bastante, mas se souber fazer isso, ele não vai ocupar nem 7mb entre seus processos.
    0 Responder
  • Renata Santos Renata Santos Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    também gosto bastante, Gabriel! Estou sempre procurando conteúdo na internet sobre os antivirus mas no final das contas sempre prefiro manter o psafe no meu pc pq é bem bom mesmo!
    4 Responder
  • Abraão Lima Abraão Lima Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Uma Boa solução gratuita é o AVAST Antivirus.LINK OFICIAL: http://www.avast.com/get/47xG6...
    0 Responder
  • Adailson Oliveira Adailson Oliveira Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Eu gosto de usar o Avast ja uso a muito tempo nunca me deu dor de cabeça com virus maliciososquem quiser baixar esta ai o link http://www.avast.com/get/Ljdis...
    1 Responder
  • Edu Madari Edu Madari Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 6 meses
    "a muito tempo" se escreve assim: Há muito tempo. "Há" de verbo haver, de tempo decorrido, seu jumentóide!
    1 Responder
  • Profeta Kurumim Profeta Kurumim Nível 1 Perg. 0 Resp. 27
    Há 5 meses
    Opiniões e considerações a parte sob qual o melhor anti virus, nós da esfera superior respeitamos aquela ideia de que o barato saia caro; mas nem sempre o mais caro é o melhor. A grande verdade que os consumidores desconhecem, é que todo anti-virus já é um vírus. Os gratuitos são programados para depois de certo período, "injetar virus e spyweres" no seu pc.", oferecendo atualizações pagas. Da mesma forma os pagos, geralmente depois de um ano "abre suas defesas" permitindo a contaminação do seu pc por um virus "anti´virus" enviado pela própria operadora, oferecendo escaneamento e descontaminação gratis, desde que você compre o novo; e vai por ai. Uma solução paliativa para evitar estes acharques é depois de um ano desinstalar totalmente o atual e instalar um novo completo, repetindo a operação assim que novos sinais de contaminação aparecerem. Alerta geral! A microsoft está sempre por trás disso em sociedade com as fabricantes de "virus e spyweres".
    1 Responder
  • Rafalight Rafa Rafalight Rafa Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 4 meses
    Amigo, faz um teste com o 360. Ele tem muitas ferramentas uteis e detecta muitas pragas que o AVG e o AVAST deixam passar em branco.Facil de configurar, leve,, pratico. Um pouco severo,mas depende de configurar ele melhor. Faz este teste ou se ja fez, por favor, poste o resultado.
    1 Responder
  • Alan Silva Alan Silva Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 4 meses
    Fiquei com um pé atrás com o 360 porque ele é chinês. China e espionagem, andam lado alado, fora isso, o melhor que já usei.
    1 Responder
  • Douglas Biângulo Douglas Biângulo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Alguém da redação já chegou a usar o 360 Total Security? Ele usa o motor do BitDefender e do Avira também, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito.
    0 Responder
  • Walter Walter Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    EU VOU FALAR POR ESPERIENCIA PROPIA E TAMBEM BASIADO EM VARIOS TESTES EM AV E OUTROS O 360 TEM SE SAIDO MELHOR EM DETECÇAO,ATE MESMO MELHOR QUE KASPERKY E BITDEFENDER,EU NUNCA TIVI POBLEMA E PRA MIM E O MELHOR QUE EU,JA USEI E TO USANDO ATE EU VER UMA BREXA,MAS PORINQUANTO NAO TEM BREXA
    1 Responder
  • Danielks Danielks Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Eh tao bom esse anti-virus que sumiu ateh com o teu corretor ortografico...
    1 Responder
  • Avimar Segundo Avimar Segundo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 11 meses
    kkkk
    0 Responder
  • Edu Madari Edu Madari Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 6 meses
    Gostei muito da sua brexa (sic), jumento!
    0 Responder
  • Rafalight Rafa Rafalight Rafa Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 4 meses
    Jumento mesmo e preguiçoso, pois tem o corretor online, feito para jumentos como ele. Ops. (acho que este jumento deve votar)
    0 Responder
  • Rafalight Rafa Rafalight Rafa Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 4 meses
    Pena que este antivirus, o 360, nao detecta analfabetismo. Pena mesmo.
    0 Responder
  • Júlia Stein Júlia Souza Stein Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Uso um ano o Psafe e é o que melhor me adaptei por ser facil de configurar e ñ deixa meu note lento
    0 Responder
  • Leticia Yumi Leticia Yumi Nível 1 Perg. 0 Resp. 9
    Há 1 ano
    Usava o AVG e gostava, mas ele travava muito nas verificações e limpezas. Mudei pro psafe e gostei da rapidez, então acabei ficando com ele.
    0 Responder
  • Artur Artur Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Avira o melhor que tem!
    0 Responder
  • carregar mais

O que está acontecendo no fórum

Últimos posts
TOPO