Conforme um levantamento publicado pela empresa de antivírus Avast, o recurso que promete apagar as informações e restaurar a configuração original de fábrica dos aparelhos Android é falha. De acordo com a própria companhia, boa parte das informações contidas no dispositivo é possível de serem recuperadas após terem sido "apagadas".

Para chegarem a essa conclusão, a Avast adquiriu 20 aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, com o FTK imager, um software de computação forense que mostra informações gravadas em uma identidade de armazenamento; durante os testes, mais de 40 mil fotografias, sendo 750 imagens de mulheres nuas e 250 selfies de homens nus, além de 750 e-mails, 250 contatos e a identidade completa de quatro ex-proprietários de aparelhos foram recuperadas.

A companhia de antivírus relatou que o sistema operacional em questão, só apaga as informações básicas e de forma superficial, recomendando assim que os usuários de aparelhos Android que desejam se desfazer de seus dispositivos,  realizem não apenas o "reset de fábrica", mas que também façam uma encriptação de todo o sistema, assim os dados serão desconfigurados e misturados e para ter acesso a essas informações novamente, o futuro usuário do aparelho terá que ter a chave de encriptação.

A Avast ainda recomenda que caso o usuário do aparelho não tenha 100% de certeza do que vai fazer, que o mesmo realize em primeiro lugar um backup de todos os seus dados, para que se algo der errado, não tenha perdido de vez tais informações ali contidas.

Vale lembrar também que o processo de encriptação do smartphone pode demorar várias horas, dependendo claro do tamanho do armazenamento interno do dispositivo e cancelar tal processo no meio do caminho não é uma boa ideia, pois o usuário poderá perder todos os seus dados. Recomenda-se ainda, que o dispositivo esteja com sua carga de bateria no nível máximo.

A Avast informou em seu relatório final que seu aplicativo de segurança para Android traz ferramentas de exclusão mais completas do que as de fábrica, para tanto, aqueles usuários que desejam usar essa ferramenta podem acessá-la através do Google Play ou procurarem outras que realizem a mesma função de forma mais completa que o próprio reset do sistema.