Sabemos que os smartphones vem com diversos aplicativos pré-instalados, as fabricantes assim como o próprio Google crê que você necessita destes apps para viver. Mas muitas vezes eles nem utilizados são, além de deixar seu telefone uma verdadeira bagunça.

Veja também: como mover aplicativos para o cartão de memória.

Os aplicativos nativos, por padrão não conseguimos remover, o máximo é forçar ele parar, mas não é o ideal. É pensando em lhe ajudar a organizar, liberar espaço e deixar seu smartphone rapidão que vamos lhe ensinar a remover os aplicativos nativos do seu Android.

Lembrando que, este é um procedimento complexo, se você não acha que se garante em resolver qualquer possível problema, é melhor então nem prosseguir.

Baixe o aplicativo Debloater. Instale no Windows. Agora conecte o smartphone ao computador usando um cabo USB. Para funcionar corretamente, precisamos ativar o modo de desenvolvedor no seu celular. Para isto, vamos aos passos:

1 - Abra as configurações. Vá até o menu Sobre o telefone. Procure o item Número da Versão. Clique umas 5 ou 6 vezes nele, até que a mensagem: Agora você é um desenvolvedor, apareça.

2 - Agora volte, e encontre o menu Opções de desenvolvedor, ou também Programador. Ative o modo de depuração, pelo item Depuração USB.

Pronto, agora este modo permite que você manuseie o celular como um administrador.

Com o modo de depuração ativo, você verá no Windows, ele instalar o driver do smartphone no PC. Aguarde até este processo terminar. Abra o Debloater no PC, aguarde ele ler os dados do smartphone. Caso fique parada a tela, veja no telefone se ele pediu para poder depurar. Permita que ele faça a instrução no celular.

Com o Debloater aberto, clique no botão Read Device Packages.

IMPORTANTE: Depois de lido, ele vai mostrar todos os pacotes que tem instalado. É neste momento que você deve selecionar o que quer remover. Cuide para não remover o que não deve. Revise todos os itens para ver se já não tem algo marcado.

Marque o que quiser remover, neste caso selecionei o pacote BR Apps. E então aperte em Apply.

Verá a tela de confirmação, depois de executado:

Veja também se desapareceu no seu smartphone.

Apaguei o que não devia, e agora?

Ops apaguei o que não devia. É, pode acontecer. Para isto, basta mandar ler novamente. E apertar o botão UnBlock All Packages. Ele não remove o aplicativo de fato do celular, mas bloqueia o app para não abrir mais, e omite ele das configurações do smartphone. Porém, continua a ocupar o espaço.

Pronto, agora você está com o aparelho limpo do jeito que deseja. Se ficou uma dúvida, comente abaixo.