Entretanto há diversos programas maliciosos em que constantemente estamos expostos. Cada vez mais, crackers produzem novos métodos de invasão de sistemas.

Por isso, a Optclean resolveu lhe dar uma dica de programa, onde em hipótese alguma você irá pegar vírus. Você estará completamente seguro a cada vez que reiniciar o seu computador. Ficou curioso? Saiba como:

Deep Freeze

Trata-se de um programa bastante parecido com a restauração do Windows, porém muito mais poderoso, pois ele é uma ferramenta mais completa, onde você exercerá controle total e manutenção automática de seu computador, tornando-se fundamental para pequenas redes que não possuam servidores.

Como funciona?

O Deep Freeze, simplesmente protege o seu PC, como nenhuma outra forma existente, pois não importa quantas vezes você alterará o seu computador, ele configurará, a cada nova reinicialização, para o seu estado original. Ou seja, o seu PC sempre atingirá a sua melhor performance, pois nunca terá vírus, nunca terão instalações de programas indesejados, sempre terá o mesmo desempenho inicial.

Imagine aquela situação de quando você compra seu computador, e você está feliz, pois ele está bem rápido e sem problemas nenhum. Com o Deep Freeze, você experimentará essa experiência a cada novo acesso em seu PC.

Aspectos negativos

Você não poderá instalar novos softwares, não poderá salvar documentos no sistema, pois obviamente ele estará sempre no mesmo estado em que foi instalado em seu computador. Portanto, se você não tem conhecimentos técnicos suficientes não se atreva a mexê-lo, ou correrá um sério risco a ficar insatisfeito na utilização do mesmo. Ou seja, com o Deep Freeze, ele ficará congelado, sempre com a mesma "cara", sempre com as mesmas definições, por mais que você tente alterar alguma configuração, ele retornará como antes de ter sido instalado em sua máquina.

Aspectos positivos

Esse programa é bastante utilizado em cyber cafés, pois os clientes utilizam o computador para apenas um acesso. Além disso, esses computadores são mais vulneráveis a serem infectados, pois geralmente se desconhece quem é o usuário, se possui conhecimentos básicos ou avançados de informática, entre outros aspectos, e não se sabe quais as páginas que serão acessadas pelo usuário.

Veja também: Qual é o melhor antivírus pago?

Isso nada impede que um usuário avançado instale em casa, em computadores bastante utilizados por crianças, ou por pessoas sem conhecimento técnico algum. Com ele, você impede eventuais contaminações por malwares ou spywares, bem como Baidu, Hao123, entre outros elementos que podem prejudicar a navegação e/ou deixá-lo vulnerável. Crianças adoram entrar em sites de jogos online e eles são muito vulneráveis a contaminações por vírus, por exemplo.

Assim, o computador estará sempre com a sua máxima performance inicial, ou seja, sempre rápido. A não ser que o problema da lentidão seja hardware, como um superaquecimento do processador, por exemplo.

Para maximizar os benefícios, não esqueça de formatar o computador, posteriormente otimizando, ou então realize uma boa otimização e remoção de vírus, antes de usar o Deep Freeze, pois ele ficará SEMPRE com a mesma performance de antes de você o ter instalado.

Dicas de uso profissional

Para fugir do aspecto negativo mais acima, utilize os seguintes procedimentos:

1) Antes de instalar o Deep Freeze, particione o HD, para que você consiga salvar os futuros arquivos em seu computador. Lembre-se de salvar todos os seus arquivos atuais e futuros nessa partição.

2) Quando precisar instalar algum aplicativo, basta desabilitar o programa. Instale o software que deseja, e em seguida ative o Deep Freeze novamente.

3) Conte sempre com profissionais qualificados para a realização desses procedimentos e na instalação do Deep Freeze.

4) Caso você não possua conhecimentos técnicos suficientes, não tente fazer sozinho.

Siga nossas dicas de como proteger seu PC de softwares indesejados, e clique aqui para baixar o software.

Conclusão

Assim, essa é mais uma valiosa dica que nós estamos lhe proporcionando. Caso seja um computador utilizado exclusivamente para navegação na internet, e que não dependa de instalação de novos programas, essa é uma alternativa viável. Sugerimos também que caso você possua mais de um computador em casa, sendo que um deles seja largamente utilizado por outras pessoas, e principalmente por crianças, ou por você mesmo, somente para navegação, com certeza poderá estar aproveitando das funcionalidades do programa.

Texto produzido por:

Luiz Felipe Kessler - Sócio-Diretor da Optclean

Eduardo Mendes - Sócio da Optclean