Notebook esquentando muito, o que faço?

Descubra o que fazer para evitar a perda do seu equipamento pela má refrigeração.

Muitas pessoas reclamam que os seus notebooks estão aquecendo muito. Primeiramente precisamos levar em consideração que aquecimento da máquina é normal, já que há várias peças funcionando em um pequeno espaço. No entanto, o superaquecimento da máquina não pode ser considerado normal, e o usuário precisa ficar atento para isso.

O notebook superaquecido apresenta alguns indícios, como o surgimento da tela preta, travamento da máquina ao abrir um determinado arquivo, como uma foto, e também o desligamento automático.

O que causa o superaquecimento?

Passar muitas horas com o notebook sendo utilizado pode ser uma das causas do superaquecimento. O excesso de funcionamento faz com que disco rígido (HD), o processador e placa-mãe sejam obrigados a trabalhar em alta capacidade. Assim, manter vários programas abertos de uma só vez, ou mesmo usar o notebook para jogos, fará com que a máquina fique superaquecida.

Outro fator determinante é onde o notebook é usado. Assim, se deixar a máquina com as saídas de ar bloqueadas, é bem provável que o bom funcionamento do notebook seja afetado, bem como ocasionar o superaquecimento. Por isso, cuidado ao utilizá-lo na cama, por exemplo. Se a saída de ar ficar tapada por uma coberta, o notebook não vai conseguir se livrar do ar quente e vai superaquecer.

Além disso, o local, propriamente dito, de uso do notebook também precisa ser avaliado. A temperatura ambiente contribui também para o superaquecimento da máquina.

Como saber se o notebook está superaquecido?

Distinguir se a máquina está quente de forma normal ou superaquecida não é tarefa fácil. O modo mais fácil de identificar se realmente o notebook está sendo afetado pelo superaquecimento é mesmo quando as falhas começam a surgir, como o desligamento sem motivo, a famosa "tela azul" e também o trabalho excessivo do cooler do processador, que normalmente emite um som mais alto que o habitual.

No entanto você também pode pedir uma ajudinha para softwares de terceiros. Softares como Everest e Speccy. Este último, gratuito, exibe de maneira rápida e simples diversas informações relevantes sobre o seu computador, como seu hardware e a temperatura da máquina. Mexer nele também é muito fácil: Apenas dê um duplo clique no ícone e na tela principal será mostradas as temperaturas da placa mãe, procesador, HD e até placa de vídeo.

Notebook esquentando muito, o que faço?

O download pode ser feito clicando aqui.

Quais danos podem ocasionar?

Apesar de nem sempre ser levado a sério, o superaquecimento em um notebook é bastante grave, e pode ocasionar grandes prejuízos. Caso alguma peça queime, por exemplo, será necessário substituí-la e pode custar bem caro.

Diminuir o aquecimento

Se todas as causas do superaquecimento já foram verificadas e o notebook está funcionando bem, vale adotar algumas medidas para evitar que a máquina venha a sofrer novamente com um aquecimento fora do habitual. Confira:

Evitar tampar as saídas de ar: As saídas de ar precisam estar sempre desbloqueadas. A maioria dos usuários sabe disso, porém, mesmo assim, acabam deixando o notebook em cima da cama, almofada, e consequentemente tampando as saídas de ar. O aparelho, com isso, não terá para onde mandar o calor acumulado para fora e irá aquecer. O correto é manter a máquina em locais planos.

Cooler extra: Em medidas mais extremas, adotar um cooler extra é bastante eficaz, já que deixará o notebook mais resfriado. O chamado Notebook cooler ajuda a puxar o ar quente da máquina. O funcionamento é bastante simples, basta colocar o notebook em cima do cooler.

Limpeza: Fazer uma limpeza completa no notebook poder ser bastante útil. Além de manter o aparelho higienizado, o feito poderá contribuir para o não superaquecimento. A poeira que se acumula dentro do notebook acaba obstruindo as saídas de ar, e somente uma limpeza completa poderá reverter a situação. Trocar a pasta térmica do processador também ajuda. Assim seu cooler irá conseguir dissipar mais o calor e refrigerar sua máquina.

Escolhas do editor
Nicolas Muller

Editor-chefe |

Nícolas Müller é fundador do Oficina da Net. Jornalista, cobre tecnologia desde 2005, analista de produtos e apresentador dos canais do Youtube, tendo analisado já mais de 120 diferentes produtos. E-mail: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário