Aprenda a remover vírus do pendrive

Pendrives, cartões de memória e HD’s externos estão mais suscetíveis a serem infectados por vírus, devido à sua mobilidade. Saiba o que fazer para eliminar os vírus destes dispositivos de mídia removível.

Comentários Daniel Oliboni -

Mesmo com a evolução de segurança dos sistemas operacionais dificultando a disseminação de vírus, isso ainda acontece principalmente com os dispositivos de armazenamento portáteis como pendrives, cartões de memória e HD ‘s Externos.

Pensando nisso, fizemos um apanhado de soluções para que não seja necessária a formatação do dispositivo sem antes tentar recuperar os dados. Vale lembrar que apesar das diversas opções apresentadas, até mesmo que você consiga recuperar os arquivos, é recomendada a formatação do dispositivo. Para formatar um pendrive este tutorial vai lhe auxiliar

Em primeira instância devemos identificar o que acontece com o nosso pendrive, se por ventura ele não for reconhecido pelo computador este outro tutorial lhe ensinará a restaurar o pendrive com defeito. Se ele tiver a capacidade reduzida a solução do problema você encontra aqui.

Eliminados as possibilidades apresentadas anteriormente vamos ver as opções de remoção de vírus do pendrive. 

Verificação de Vírus

Ter um bom antivírus e atualizado vai deixar o seu computador mais seguro e também protegido em relação a infecção por vírus, além do mais, ele também pode ser utilizado para fazer uma varredura no seu pendrive e então remover os vírus.

Passo 01 - Para começar, precisamos que você tenha instalado em seu computador um antivírus. Existem diversas opções disponíveis no mercado e que podem ser encontrados de graça. Selecionamos os principais, são eles:

Passo 02 - Após ter baixado e instalado o programa de antivírus, abra-o. Em nossos testes utilizamos o Avast! Free Antivirus. Porém, não haverá muita diferença entre outros tipos de programas.

Passo 03 - Vá até a aba Escaneamento, que encontrasse no lado esquerdo do programa, depois procure por uma ceta e selecione a opção “Escaneamento Completo”. Logo em seguida clique em Iniciar.

Passo 03 - Após terminar a varredura do sistema, o antivírus ira lhe informar se realmente existe algum tipo de ameaça em seu computador. Depois basta seguir os passos informados pelo programa para excluir as pragas.

Pastas e Arquivos transformados em atalhos

Como é um dos vírus mais comuns em pendrive, temos um tutorial que possui todos os passos para que você consiga solucionar este tipo de vírus e recuperar os arquivos. Como remover o vírus que transforma pastas e arquivos em atalhos? Caso não ocorra a solução volte aqui e tente as demais opções.

Arquivos Sumiram - Opção 1

Se seu pendrive demonstra que tem espaço ocupado, mas simplesmente os arquivos sumiram, o que fazer? Este método também funciona para quando ele cria atalhos dos arquivos. Lembrando que este processo irá copiar os seus dados recuperados para seu computador, desta forma, esteja com o antivírus atualizado para que o programa faça a verificação dos arquivos durante o processo de cópia.

Ao entrar na pasta não há arquivo algum e ainda informa que a pasta está vazia.

Então vamos habilitar algumas funções do Windows; com ele vamos conseguir visualizar e resgatar os arquivos. Neste caso o sistema operacional utilizado foi o Windows 10. Você deve localizar Alterar opções de pasta e pesquisa.

Acessando esta opção, vá na segunda aba Modo de Exibição e então role as opções até achar Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e desmarque este item. Aparecerá um aviso que com isso você poderá apagar arquivos do sistema e danificar seu computador, confirme.

Mais abaixo há outra opção que devemos trocar e deixar selecionado Mostar arquivos, pastas e unidades ocultas.

Então vamos em Aplicar e OK. Neste momento você verá que todos os arquivos no seu pendrive.

Já localizamos os arquivos, agora vamos recuperar. Com muito cuidado selecione só os arquivos que deseja recuperar, o que não fizer parte de seus arquivos, deixe ali. Estes arquivos desconhecidos são do sistema e o arquivos do virus. Clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades

Abrirá uma tela onde em Atributos a opção Oculto estará marcada. Desmarque e clique em Aplicar. Aparecerá então outras opções; deixe selecionada Aplicar as alterações aos itens selecionados, subpastas e arquivos e então OK.

Desta forma você terá seus arquivos de volta, porém ainda no pendrive infectado. Por segurança, crie uma pasta em seu computador e copie os arquivos para lá. Normalmente o antivírus faz uma verificação durante a cópia de arquivos e se encontrar algo suspeito informa e remove. Por isso a importância de estar atualizado.

Copiado para o computador faça a formatação do pendrive para garantir que ficará livre de vírus. Após este procedimento pode copiar os arquivos de volta ao pendrive e utilizar normalmente.

Arquivos Sumiram - Opção 2

Passo 01 - Depois de efetuar a varredura do antivírus no PC, vamos para os próximos passos. Aperte e segure o botão do “Windows” encontrado no teclado, geralmente representado por uma bandeirinha, em seguida aperte a letra “R”. Irá se abrir uma pequena janela, digite o seguinte comando “cmd” e clique em "OK".

Passo 02 - Outra janela irá se abrir. Digite o seguinte comando: "attrib -h -r -s /s /d D:*.*", sem aspas. Lembrando que a letra "D" deve ser alterada pela que corresponde ao seu pendrive. Após alterar as letra aperte "Enter".

Passo 03 - Agora é só verificar se as ameaças forma removidas do pendrive, caso isso não tenha acontecido tendo o próximo método.

Arquivos Sumiram - Opção 3

Passo 01 - Aqui, não a muita dificuldade, só será preciso que você baixe o seguinte programinha "USB Show" que pode ser encontrado clicando aqui

Passo 02 - Abra o USB Show, escolha o idioma "Espanhol", em seguida clique no botão "Recuperar archivos ocultos".

Passo 03 - Busque pelo seu pendrive e clique em “OK

Passo 04 - Agora só nos resta esperar para que o programa possa remover os vírus da unidade de armazenamento. Após terminar uma janela irá se abrir informando que o procedimento de remoção acabou, clique em "OK".

Pronto! Agora seu pendrive provavelmente estará funcionando e, o melhor, livre de vírus. Para melhores resultados vasculhe-o em busca de arquivos que você não reconheça e exclua-os. Lembre-se, que é sempre bom ter cuidados com os computadores que você conecta seus dispositivos e mantenha com frequência seu computador limpo, dessa forma, você ficara livre dessa pragas.
Deixe seus comentários sobre sua experiencia ou se utilizou algum outro metodo que foi eficaz. 

 
Leia mais
carregando...

JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Mayara Mayara  Lima Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 10 meses
    muuuito obrigada salvou meu TCC
    1 Responder
  • Elielson Lima Elielson Pereira de Lima Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 3 meses
    Executar comandos manuais acredito eu que é mais seguro, as vezes estes programas acabam ferrando tudo de vez.
    1 Responder
  • Yuri Benevides Yuri Benevides Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 3 semanas
    Muitíssimo obrigado, único tutorial que realmente funcionou aqui!
    1 Responder
  • Renata Santos Renata Bastos Silveira Santos Nível 1 Perg. 0 Resp. 3
    Há 1 ano
    Legal as dicas, principalmente a sem programas, mas acho que essa é para quem entende melhor. Eu usava o Avast, mas ele começou a travar umas coisas no meu computador, dava um trabalho e irritava muito! Meu cunhado recomendou esse que estou usando agora que é o PSafe, tenho achado bom até e não fica pedindo para pagar.
    0 Responder
  • Elielson Lima Elielson Pereira de Lima Nível 1 Perg. 0 Resp. 4
    Há 3 meses
    Renata, vai por mim, tente reparar usando métodos manuais, estes programas na maioria das vezes acabam ferrando tudo de vez sem chances de recuperação até mesmo da própria unidade.
    0 Responder
  • Adalton Wilker Adalton Wilker Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    excelente,muito obrigado pela disponibilidade.
    0 Responder
  • Johny Feitosa Johny Feitosa Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Acho mais fácil remover pelo método do cmd.Aproveitando o ensejo quero mostrar uma novidade bacana que muita gente está aderindo, vejam só:http://www.virtua.market/johnySe tiverem alguma dúvida cadastrem-se no site acima depois acionem o link no site das conferências para para entenderem essa novidade.Meus contatos:Skype: joniii5e-mail:joniii5@hotmail.comhttp://johnyfeitosa.blogspot.c...
    0 Responder
  • Amanda Themudo Amanda Themudo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 11 meses
    Excelente!!!!
    0 Responder
  • Adriana Martins Adriana Martins Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 11 meses
    Recomendo ver isso tbm http://removervirus.com.br/apr...
    0 Responder
  • carregar mais

O que está acontecendo no fórum

Últimos posts
TOPO