Vídeo: Como proteger o pendrive contra vírus

O pendrive é um dos dispositivos portáteis mais antigos que temos. Podemos transportar arquivos de diversos tipos para onde quisermos, sem nenhuma dificuldade. Porém, pessoas de mal também usam destas facilidades; é claro que estamos falando de vírus e malwares.

O Oficina da Net vai mostrar para você alguns métodos importantes para que o seu pendrive não seja contaminado por conteúdos maliciosos, e que muitas vezes, nos obrigam a tomar atitudes drásticas, como a formatação do dispositivo e consequentemente a perda de dados armazenados. Veja também o nosso artigo falando sobre como remover o vírus do pendrive.

Confira abaixo o tutorial que criamos para você ficar longe dessas pragas digitais e evitar uma futura dor de cabeça.

Limpar e proteger o pendrive

Antes de começar será necessário que você faça o backup de todos os seu arquivos, dessa forma, você não correrá o risco de perder nada.

Passo 01. Para um melhor comportamento do dispositivo, teremos que formatá-lo. Para fazer isso basta que você vá em "Meu computador", clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do pendrive e selecione a opção "Formatar".

Passo 02. Uma janela irá se abrir, em "Sistema de arquivos" marque a alternativa "NTFS", logo em seguida, no campo "Rótulo do Volume" escreva o nome que desejar atribuir ao dispositivo, observe se está marcado a opção de "Formatação Rápida", depois é só clicar em "Iniciar".

Formate o pendrive
Formate o pendrive

Passo 03. Depois da formatação for efetuada com sucesso, crie uma nova pasta com o nome que desejar dentro do pendrive. De agora em diante os arquivos que você quiser passar para o dispositivo terão que ser guardados apenas dentro da pasta.

Passo 04. Abra novamente "Meu Computador" e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa a unidade de armazenamento, logo em seguida vá até "Propriedades".

Passo 05. Procure pela guia "Segurança" a seguir por "Editar".

Passo 06. Uma nova janela irá se abrir, na coluna "Negar" marque a caixinha "Gravar". Feito isso clique em "Aplicar", se uma outra janela aparecer informando que só o proprietário poderá alterar as permissões, clique em "Sim" e depois em "Continuar", em seguida clique no botão "OK" das janelas que foram abertas.

Passo 07. Lembra da nova pasta que foi criada por você no "Passo 02", agora vamos fazer a mesma coisa do passo anterior, só que dessa vez não iremos negar e sim permitir. Vá até o seu pendrive e depois sobre o ícone da pasta clique com o botão direito do mouse e em seguida "Propriedades".

Passo 08. Na guia "Segurança" clique em "Editar"

Passo 09. Marque o "Controle Total" do grupo "Permitir". Para finalizar clique em "OK".

Conclusão Final

Não há muita dificuldade para realizar esse procedimento. Basicamente você proibiu que qualquer arquivo fosse gravado na raiz do seu pendrive, onde a maioria das vezes os vírus se alojam, porém, você não poderá manipular seus arquivos fora da pasta e sim dentro e o melhor de forma muito mais segura.

Para você entender melhor o que aconteceu, tente passar qualquer documento para a pasta raiz do pendrive, notará que não irá autorizar, em seguida tente transferi-los para a pasta criada no começo do tutorial, perceberá que tudo ocorreu com sucesso.

Pronto! Seu pendrive agora está livre e protegido contra vírus e já pode ser utilizado normalmente, lembre-se que deverá gravar os seus arquivos na pasta criada por você. E não se esqueça de dizer o que achou do tutorial, e caso você tenha outros métodos que não foram citados, compartilhe conosco aqui nos comentários.

Especial: Dicas de segurança digital

E nesse especial onde mostramos os principais crimes cibernéticos, formas de você evitá-los, artigos e tutoriais sobre como remover pragas do seu computador e dicas para manter-se seguro. Confira o conteúdo, que é bastante rico.

Dicas

Redes sociais

Antivírus e Antispywares

Tipos de ví­rus e golpes

Como remover

Como saber

Conteúdo relacionado

Realme 7 é bom para jogos? Roda liso Free Fire, Asphalt 9 e Minecraft?
Roda Liso

Realme 7 é bom para jogos? Roda liso Free Fire, Asphalt 9 e Minecraft?

Testamos o realme 7. Ele chega com bom hardware e promete ser um concorrente de peso nos intermediários, será que foi bem em FreeFire, Minecraft e outros jogos de Android?

Como colocar senha em um Pendrive para proteger seus arquivos
Segurança digital

Como colocar senha em um Pendrive para proteger seus arquivos

Com a rápida evolução tecnológica, as unidades de armazenamento flash foram ficando cada vez menores com espaço interno cada vez maiores. Hoje, é possível encontrar no mercado pendrives com incríveis 2 TB de armazenamento interno.

Como remover vírus do pendrive?
Segurança digital

Como remover vírus do pendrive?

Inicialmente haviam os disquetes para salvar e transportar dados, depois o CD revolucionou o mundo das gravações, agora temos o pendrive.O pendrive tratava-se de uma aparelho caro, com pouca capacidade de armazenamento, como também não eram encontrados de forma tão fácil.