Qual o melhor antivírus pago de 2016?

[ATUALIZADO] Confira a lista dos melhores antivírus pagos de 2016, sem ficar em cima do muro. Vamos lhe ajudar na escolha de seu próximo antivírus.

Comentários Nícolas Müller
Seguir
  -

As melhorias nos antivírus são tão constantes quanto o surgimento de novas pragas. E para ajudar a prever estes problemas, que anualmente fazemos um post trazendo a lista atualizada dos melhores antivírus pagos.

Os testes foram realizados pela empresa AV-Comparatives, que tem se tornado cada vez mais referência nos testes destes softwares. É uma empresa independente, respeitada no mundo inteiro, que realiza anualmente testes em antivírus, tanto versões gratuitas, quanto as versões pagas.

Todos os testes foram realizados entre fevereiro e março de 2016, porém, eles atualizam no site os gráficos mensalmente. São as mais recentes e atualizadas informações que você vai encontrar na internet sobre antivírus.

Os testes foram realizados com diversos programas, alguns gratuitos outros pagos. Aqui, vamos nos ater aos programas pagos. Dentre os principais estão:

  • AVG Internet Security 2016
  • AVIRA Antivirus Pro 15.0
  • Bitdefender Internet Security 2016
  • F-Secure Internet Security 2016
  • Kaspersky Internet Security 2016
  • Lavasoft Ad-Aware Pro Security 11.10
  • McAfee Internet Security 18.0
  • ThreatTrack Vipre Internet Security Pro 9.3
  • Trend Micro Internet Security 10.0

Os dados dos testes apresentados, serão subdivididos nas seguintes categorias:

  • Proteção real
  • Performance
  • Teste de falsos positivos
  • Detecção em arquivos

Para definirmos qual o melhor antivírus, separamos os resultados por faixas. São 4:

  • Faixa 1: 10 pontos
  • Faixa 2: 8 pontos
  • Faixa 3: 6 pontos
  • Faixa 4: 2 pontos

Cada resultado de teste, vamos separar os programas por faixas de resultados. Desta forma, conseguimos pontuá-los e depois definir o melhor, ou melhores, pontuadores.

Qual antivírus pago lhe oferece a melhor proteção em tempo real?

Para começar a falar sobre o ranking, primeiro vamos definir o que é teste de tempo real. Este é um dos mais complicados testes a se fazer. Você deve ver que na barra de tarefas, ao lado do relógio, está lá o antivírus ativo, sempre monitorando o que você faz, o que acessa, tentando evitar que seu mouse percorra terras sombrias. Este é o teste em tempo real. Sempre que algo for acessado, o antivírus vai tentar identificar.

No teste da AV-Comparatives, foi utilizado PCs com Windows 7 Home Premium 64bits com SP1, HD SSD, usando softwares de terceiros instalados como: Adobe Flash, Acrobat Reader, Java e etc. Um computador comum, sem quaisquer programas que não estariam instalados no seu PC.

Os resultados são baseados em 394 testes de tempo real, como acesso a URLs maliciosas, download de direto de softwares, download de malwares. Como explicado no documento do teste, são usos comuns de um usuário tradicional de internet.

Gráfico do teste em tempo real:

Deste gráfico podemos observar que 4 antivírus tiveram a nota máxima, assim recebendo pontos da faixa 1: Bitdefender, F-Secure, ThreatTrack Vipre e TrendMicro.

Lembrando que não é por que estes 4 atingiram a nota máxima em proteção de tempo real que você estará 100% protegido neste quesito. Significa apenas que, nos testes realizados, foram os melhores.

Acima de 99% ficaram os antivírus, faixa 2: AVG, AVIRA, Kaspersky e Lavasoft. A faixa 3 ficou com o McAfee.

Qual o melhor antivírus pago em termos de performance?

O teste de performance reporta apenas uma indicação do impacto que os antivírus têm sobre a performance do computador. Ou seja, o quão mais lento vai tornar a sua máquina usando o programa. Os testes foram realizados com um Lenovo ThinkPad E560, com CPU Intel Core i5-6200, 8 GB de memória RAM e HD SSD, com Windows 7 Pro SP1, 64Bit, limpo. As atividades de performance foram:

  • Cópia de arquivos
  • Compactar e descompactar arquivos
  • Instalar e desinstalar aplicativos
  • Abrir aplicativos
  • Download de arquivos
  • E teste do PC Mark 8 Professional

Gráfico dos testes:

Do gráfico de testes, deu para tirar um resultado que o que obteve a melhor performance foi o Avira, seguido do Bitdefender e do Kaspersky.

Gráfico do teste com o PC Mark:

O gráfico abaixo demonstra a média de resultado dos diversos testes realizados. O primeiro item é um teste feito sem software de segurança instalado no computador, que marcou a nota máxima no PC Mark, 100 pontos. Ou seja, seria a maior nota possível. No teste com o PC Mark, podemos ver o Avira foi o que menos prejudicou a performance do computador, seguido pelo AVG e F-Secure.

No resultado geral obtivemos:

Separamos as faixas, os primeiros colocados: AVIRA, Bitdefender, Kaspersky. A segunda faixa ficou com AVG, F-Secure e ThreatTrack Vipre. A terceira faixa ficou com Lavasoft, McAfee. A quarta faixa com: TrendMicro.

Qual o melhor antivírus pago no teste de falso positivo?

O teste de falso positivo, testa para ver se um arquivo legítimo é acusado pelo antivírus como sendo uma ameaça. Foram feitos testes usando arquivos legítimos, arquivos crackeados e keygens. Nenhum dos antivírus é imune a falsos positivos, mas alguns deles acusam muito mais do que outros, e é este quesito o principal fator analisado. A importância deste teste, é pelo fato de você copiar arquivos para dentro do computador, através de um pendrive, ou baixar da internet, enfim, o antivírus vai acusar estes falsos positivos, por muitas vezes, poderá sequer deixar você usar o arquivo, mesmo que legítimo.

Vamos ao resultado:

A análise fica clara, que o TrendMicro obteve a melhor nota, ganhando sozinho a pontuação da faixa 1, seguido pelo McAfee sozinho na faixa 2. Na terceira faixa temos o Bitdefender, Kaspersky, ThreatTrack Vipre. Na faixa 4, temos o F-Secure e Lavasoft. Podemos destacar também o AVIRA, e o AVG acusaram muitos falsos positivos, e não vão levar pontos neste quesito.

Qual o melhor antivírus pago no teste de detecção?

Os testes de detecção de arquivos foram feitos com a internet ativa, visto que muitos dos antivírus usam a base de informações na nuvem. Desta forma, a taxa de detecção pode ser muito diferente da apresentada aqui, se você mantiver a internet desligada. Um item importante que o fabricante do software deve avisar o consumidor e deixa-lo ciente de que, ao adquirir o produto para ter uma eficiência de uso, deve manter a internet ligada.

O resultado dos testes:

Podemos afirmar que a grande maioria dos softwares foram bem. As faixas ficaram assim:

  • Faixa 1: Avira e Kaspersky, com 99,9% de detecção;
  • Faixa 2: Bitdefender, F-Secure, ThreatTrack Vipre, com 99,8% de detecção;
  • Faixa 3: Lavasoft com 99,7% de detecção;
  • Faixa 4: McAfee e AVG com 98,8% de detecção;

TrendMicro não recebe pontos, pois ficou com 98,4% de detecção.

Conclusão

Levando em consideração todos os testes e quesitos, chegamos a tabela de pontuação dos antivírus testados pelo AV-Comparatives, você pode ler todos os testes aqui.

A tabela de pontuação:

Antivírus

Proteção real

Performance

Falsos positivos

Detecção em arquivos

Total

AVG

8

8

0

2

18

AVIRA

8

10

0

10

28

Bitdefender

10

10

6

8

34

F-Secure

10

8

2

8

28

Kaspersky

8

10

6

10

34

Lavasoft

8

6

2

6

22

McAfee

6

6

8

2

22

ThreatTrack Vipre

10

8

6

8

32

TrendMicro

10

2

10

0

22

 
A nossa tabela de pontuação deixou em empate o Kaspersky e o Bitdefender como os melhores antivírus pagos de 2016, até o momento em que este texto foi publicado. A lista:

1 - Kaspersky: Já é tradição ele ser o melhor colocado no resultado geral. Se você olhar no histórico do AV-Comparatives, verá que há muito tempo ele permanece com a primeira posição. A versão 2016 está com o valor de R$ 69,90, o investimento é relativamente baixo para um software que pode lhe prevenir boas dores de cabeça. A licença vale por 1 ano, e é este o antivírus que eu lhe indico.

Compre o Kaspersky aqui > 

2 - Bitdefender: Empatado com o Kaspersky, o Bitdefender obteve boas notas, principalmente no quesito de tempo real. O investimento é um pouco maior do que o Kaspersky. Ele foi eleito pela PCMag, o melhor antivírus de 2015.

Compre o Bitdefender aqui >

3 - ThreatTrack Vipre: Um antivírus não muito conhecido no Brasil, com ar mais voltado a usuários domésticos, é assim que o Vipre chega aos seus clientes.

4 - AVIRA: Teve uma ascendência de alguns anos para cá, é um antivírus leve, o melhor colocado no quesito não atrapalhar o bom funcionamento do seu computador. Se já o usou, certamente vai lembrar do guarda-chuva vermelho na barra de tarefas.

5 - F-Secure: Há 25 anos no mercado, está entre os 5 melhores antivírus, com um preço razoável. Não seria definitivamente a minha escolha.

E então? Gostou da lista, espero que possa ter lhe ajudado na escolha de seu antivírus, certamente se escolher um dos dois primeiros, estará em boas mãos. Compre, pelo link acima, estará nos ajudando imensamente. Não esqueça de deixar seu comentário. ;) 

Mande para o Facebook

Tweet para os seus seguidores

 
COMENTÁRIOS
NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE

carregando...
Últimas publicações
TOPO