Conheça os 5 principais vírus de Facebook e saiba como se prevenir

Quanto mais populares as Redes Sociais ficam, maior o risco de contaminar o seu computador com vírus e scripts que contribuem para que seus dados pessoais parem na mão de quem não deve.

Por | @oficinadanet Segurança digital

No mundo real existem corretoras de seguro que nos protegem em diversos aspectos de nossa vida, certificando que nada aconteça. Mas no mundo virtual, o único seguro que existe é o antivírus, que está sujeito a falhas. Então o bom mesmo é ficar atento a qualquer possível ameaça e se prevenir também por conta própria.

Da próxima vez que você logar no Facebook, fique atento a qualquer link que se parece com um dos 5 abaixo, pois eles são algumas das maiores ameaças da rede.

1 – Notícias sobre morte de celebridade
Sempre que alguma celebridade morre, é comum que a curiosidade fique aguçada, e que os internautas partam em busca de notícias a qualquer custo. É nessas horas que os hackers mais gostam de agir, pois sabem que as pessoas estarão propensas a clicarem em qualquer link.

Como evitar: se você estiver em busca de novas notícias, acesse algum grande portal. Provavelmente elas aparecerão por lá primeiro.

2 – Fotos polêmicas ou escandalosas
Ainda falando em curiosidade, as pessoas tem muito interesse em ver fotografias que envolvam temas polêmicos, como nudez, adultério, vexames por conta da bebida, entre outros.

Como evitar: antes de clicar, posicione o mouse sobre o link. Se o endereço que aparece no rodapé do seu navegador redireciona para algum site desconhecido, não abra.

3 – Você viu o que falaram sobre você?
Todo mundo tem medo de uma exposição excessiva ou até mesmo caluniosa na Internet. Portanto, ao se depararem com uma pergunta dessa, as pessoas tendem a clicar no link imediatamente, facilitando os ataques.

Como evitar: antes de clicar, pergunte para a pessoa que te enviou o link o que foi que disseram. Se ela não responder, ou dizer que não sabe do que se trata, você escapou mais uma vez de um possível vírus.

4 – Descubra quem te visitou/te deletou/te bloqueou
Embora pareçam tentadoras, essas respostas não existem, pois a privacidade de usuários do Facebook não permite que tais dados sejam disponibilizados. Portanto, toda vez que você se reparar com um link do tipo, não precisa perder o seu tempo.

Como evitar: basta ignorar. 100% das vezes que esse link aparecer ele levará para algum lugar não confiável.

5 – Mude a cor do seu Facebook
Outro recurso que a rede não possibilita, mas que as pessoas insistem em tentar é a mudança de cores, substituindo o azul pelo verde, rosa ou vermelho.

Ao clicar nesse link, você mandará mensagens automáticas para todos os seus amigos e também publicará nas Fanpages que você curte. Além de ser infectado com o vírus, você será considerado um spammer pelos seus amigos.

Mais sobre: Facebook, Segurança, Rede Social
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários