A OpenSignal divulgou recentemente seu mais novo estudo a respeito do estado atual das redes de internet móvel no Brasil. Este é o primeiro levantamento feito pela empresa após as Olimpíadas. Conforme a consultoria, os três meses depois do evento esportivo mostraram sinais de melhora no 4G do País, contudo, alguns problemas permanecem.

Ainda que as velocidades do 4G estejam aumentando no Brasil, o acesso ao sinal LTE ainda é limitado. Mas, as empresas têm investido nesta área e isto surtiu efeito positivo nos rankings de rapidez da transferência de dados pelas redes móveis e de disponibilidade do sinal. A análise foi realizada entre 1º de setembro e 30 de novembro e coletou 770 milhões de medidas fornecidas por 39.471 usuários de smartphones.

Veja também:

Resultados

Conforme o resultado da análise, a Claro é a operadora no Brasil que possui a melhor velocidade de download com média de 27,45Mbps no 4G, 3,91Mbps no 3G e 10,14Mbps no geral. Especificamente nas redes LTE, a Vivo ficou com a segunda colocação com velocidade de 21,29Mbps, a Oi em terceiro com 14,61 Mbps e a TIM em quarto com 12,05Mbps. Esta é a mesma ordem para o ranking geral de velocidade. A situação teve uma pequena alteração no 3G, com a TIM ficando em segundo, a Vivo em terceiro, a Oi em quarto e a Nextel em quinto (a empresa não oferece 4G no País inteiro).


Imagem: Divulgação/ OpenSignal

A OpenSignal também avaliou a disponibilidade do sinal 4G e neste caso a TIM assumiu a liderança, oferecendo conexão LTE 59,21% do tempo a seus usuários. A Vivo ocupa o segundo lugar com 56,76%, a Claro o terceiro com 49,45% e a Oi o quarto com 43,35% do tempo. Ainda assim, a consultoria considera que nenhuma das operadoras no Brasil consegue oferecer consistência em sua conectividade nesse tipo de rede.

O estudo analisou ainda a latência das redes, ou seja, o quão rápida é sua resposta. Quanto menor a latência, mais rapidamente as páginas na internet começam a ser carregadas e menor é o atraso nos aplicativos de comunicação em tempo real. Neste quesito a Oi obteve um melhor resultado no 4G, com média de 52,8 milissegundos. A Vivo apresentou o pior resultado, 62,69ms. Mas, no 3G a última posição ficou com a Oi com 153,86ms e a Nextel assume a liderança, com 87,84ms.

Gangorra

Comparando os resultados do Brasil com o dos outros países, a OpenSignal ressalta pontos fortes e pontos fracos do 4G no país. Em relação a velocidade geral das redes 4G, a média fica em 19,7Mbps, 2Mbps acima do valor mediano mundial. Porém, no que diz respeito à disponibilidade do sinal LTE, ainda ficamos perto das últimas posições na lista global e na das nações sul-americanas.

Conforme a companhia, o 4G do Brasil tem alguns pontos muito bons e aspectos bastante negativos. Ainda assim, as expectativas parecem boas, já que podemos perceber avanços por parte das empresas no estudo atual. Claro, Vivo e TIM têm feito testes com redes 4G em duas frequências, ao mesmo tempo que experimentam novas tecnologias de LTE-Advanced. Até mesmo a Nextel está expandindo sua cobertura 4G, que antes era limitada ao estado do Rio de Janeiro. Fica a torcida para que as operadoras continuem investindo para entregar um serviço com cada vez mais qualidade aos brasileiros.

Veja também: Operadoras contestam estudo que revela baixa disponibilidade de 4G no Brasil