Descubra qual operadora tem o melhor sinal e o 4G mais rápido no Brasil

Estudo realizado pela OpenSignal avaliou as atuais condições das redes de internet móvel no País.

Descubra qual operadora tem o melhor sinal e o 4G mais rápido no Brasil

A OpenSignal divulgou recentemente seu mais novo estudo a respeito do estado atual das redes de internet móvel no Brasil. Este é o primeiro levantamento feito pela empresa após as Olimpíadas. Conforme a consultoria, os três meses depois do evento esportivo mostraram sinais de melhora no 4G do País, contudo, alguns problemas permanecem.

Ainda que as velocidades do 4G estejam aumentando no Brasil, o acesso ao sinal LTE ainda é limitado. Mas, as empresas têm investido nesta área e isto surtiu efeito positivo nos rankings de rapidez da transferência de dados pelas redes móveis e de disponibilidade do sinal. A análise foi realizada entre 1º de setembro e 30 de novembro e coletou 770 milhões de medidas fornecidas por 39.471 usuários de smartphones.

Veja também:

Resultados

Conforme o resultado da análise, a Claro é a operadora no Brasil que possui a melhor velocidade de download com média de 27,45Mbps no 4G, 3,91Mbps no 3G e 10,14Mbps no geral. Especificamente nas redes LTE, a Vivo ficou com a segunda colocação com velocidade de 21,29Mbps, a Oi em terceiro com 14,61 Mbps e a TIM em quarto com 12,05Mbps. Esta é a mesma ordem para o ranking geral de velocidade. A situação teve uma pequena alteração no 3G, com a TIM ficando em segundo, a Vivo em terceiro, a Oi em quarto e a Nextel em quinto (a empresa não oferece 4G no País inteiro).


Imagem: Divulgação/ OpenSignal

A OpenSignal também avaliou a disponibilidade do sinal 4G e neste caso a TIM assumiu a liderança, oferecendo conexão LTE 59,21% do tempo a seus usuários. A Vivo ocupa o segundo lugar com 56,76%, a Claro o terceiro com 49,45% e a Oi o quarto com 43,35% do tempo. Ainda assim, a consultoria considera que nenhuma das operadoras no Brasil consegue oferecer consistência em sua conectividade nesse tipo de rede.

O estudo analisou ainda a latência das redes, ou seja, o quão rápida é sua resposta. Quanto menor a latência, mais rapidamente as páginas na internet começam a ser carregadas e menor é o atraso nos aplicativos de comunicação em tempo real. Neste quesito a Oi obteve um melhor resultado no 4G, com média de 52,8 milissegundos. A Vivo apresentou o pior resultado, 62,69ms. Mas, no 3G a última posição ficou com a Oi com 153,86ms e a Nextel assume a liderança, com 87,84ms.

Gangorra

Comparando os resultados do Brasil com o dos outros países, a OpenSignal ressalta pontos fortes e pontos fracos do 4G no país. Em relação a velocidade geral das redes 4G, a média fica em 19,7Mbps, 2Mbps acima do valor mediano mundial. Porém, no que diz respeito à disponibilidade do sinal LTE, ainda ficamos perto das últimas posições na lista global e na das nações sul-americanas.

Conforme a companhia, o 4G do Brasil tem alguns pontos muito bons e aspectos bastante negativos. Ainda assim, as expectativas parecem boas, já que podemos perceber avanços por parte das empresas no estudo atual. Claro, Vivo e TIM têm feito testes com redes 4G em duas frequências, ao mesmo tempo que experimentam novas tecnologias de LTE-Advanced. Até mesmo a Nextel está expandindo sua cobertura 4G, que antes era limitada ao estado do Rio de Janeiro. Fica a torcida para que as operadoras continuem investindo para entregar um serviço com cada vez mais qualidade aos brasileiros.

Veja também: Operadoras contestam estudo que revela baixa disponibilidade de 4G no Brasil

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Já existe a rede móvel de internet 6G?
Internet

Já existe a rede móvel de internet 6G?

Apesar das redes 5G ainda nem estarem totalmente construídas, as empresas de telecomunicação já pensam no futuro 6G.

Sinal 5G bate recorde com 10Km de alcance com 1Gbps
Internet

Sinal 5G bate recorde com 10Km de alcance com 1Gbps

Qualcomm anuncia recorde de 10Km no alcance de sinal 5G! O feito foi possível graças à parceria com a Nokia e colaboração da operadora norte-americana UScellular. Confira!