O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou um estudo onde aponta que 92,1% do acesso à rede mundial de computadores passou a ser feito por dispositivos móveis, tornando o celular a forma principal de comunicação através da internet nos domicílios do Brasil.

Os dados são do ano de 2015, fazem parte do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que foi divulgado nesta quinta-feira. Comparado com 2014, a internet usada pelo celular cresceu 11,7%. Através de tablets, houve uma queda de 0,8%, correspondendo a 21,1% do acesso domiciliar. A TV teve um aumento de 2,6%, e agora corresponde a 7,5% do total de acessos.

Pela primeira vez na história o computador teve queda de 2,4% em relação a 2014, passando de 76,6% em 2014 para 70,1% em 2015, o que equivale a 27,5 milhões de casas.

Como podemos ver o acesso à internet está geralmente conectado em mais de um dispositivo, e o resultado final foi:

  • 92,1% através do celular
  • 70,1% através do computador
  • 11,7% através de tablets
  • 7,5% através de televisores

Segundo o IBGE a queda do computador se deu ao crescimento dos outros dispositivos, que foi de 36,8% somados, o que equivale a 11,8 milhões de domicílios.

"Quando a gente abre estes dados pelas grandes regiões, até 2014 nas regiões Sul e Sudeste ainda era superior o acesso por microcomputador. Em 2015 isso se reverte e a proporção passa a ser maior com o acesso por meio de outros aparelhos. As demais regiões já tinham feito essa reversão em 2014", destacou a analista do IBGE Helena Oliveira.

O que vemos na notícia é algo que todos esperavam que aconteceria, já somos muito mais conectados pelo smartphone, e a tendência é este número crescer ainda mais, com a facilidade de conexões que estão surgindo. Resta agora saber se teremos uma melhora na velocidade e preços da internet banda larga móvel, e que não tenhamos limite de banda larga, tópico que abordamos neste especial que você pode acompanhar aqui.

E você usa o celular como principal meio de uso da internet? Comente abaixo.