A Asus Republic of Gamers também marcou presença na CES 2017, apresentando diversos novos produtos, como placas mãe, desktops, monitores, um roteador wireless, notebooks e, claro, periféricos. Os novos mouses da marca que estarão chegando neste ano estarão trazendo uma quantidade considerável de novidades para a Asus, e talvez até para o mercado de periféricos em si.

Como já era esperado, a Asus ROG vem investindo cada vez mais em seu sistema de iluminação Aura Sync RGB, que realiza uma sincronia de efeitos de iluminação não apenas nos periféricos da marca, mas também em componentes de hardware que utilizam a tecnologia. Os mouses prometidos para este ano utilizam a Aura Sync e são uma visível tentativa da marca de expandir seus horizontes e oferecer diferentes opções ao mercado, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

ROG Gladius II

Seguindo uma função que parece muito com a que vemos em mouses como o Razer Mamba Wireless, o Gladius II promete oferecer a opção de customização da resistência de cliques do mouse. Os switches principais são Omron China, no entanto, na página do produto disponível no site da Asus consta a informação de que dois switches extras Omron Japan acompanharão o produto e poderão ser trocados por um sistema de socketes que reconhece diversos modelos da Omron, o que é um grande ponto positivo caso algum dia você tenha algum problema e precise trocá-los.

Ainda não sabemos muito sobre o sensor do mouse, mas as informações que temos apontam que ele terá até 12000 DPI de resolução e 1000Hz de polling rate. Uma informação que talvez seja relevante por não ser muito comum, é que o cabo do Gladius II é destacável e ele acompanha uma pequena bolsa de viagem para transportar o mouse com segurança.

O único aspecto que não agrada muitos usuários é a existência de um botão sniper no seu lado esquerdo, o qual diminui a DPI do mouse temporariamente. Já falamos aqui no Oficina da Net, como no review do Logitech G502, da pouca utilidade deste tipo de função e o quanto ela pode atrapalhar, chegando ao ponto de que até mesmo marcas que foram pioneiras na utilização deste recurso já não o utilizam mais.

ROG Strix Evolve

Provavelmente o mouse mais interessante dos apresentados na CES 2017 pela ROG, o Strix Evolve acompanha 4 shapes diferentes em sua caixa para agradar os mais variados tipos de usuários, com um deles sendo otimizado para mãos destras, outro para canhotos, um ambidestro de corpo alto e um ambidestro de corpo baixo.

Os switches principais do mouse serão modelos Omron China, não sabemos se os botões laterais e de troca de DPI seguirão o mesmo padrão, assim como não sabemos o modelo do sensor do Evolve, mas já temos a informação que ele suportará até 7200DPI operando a 1000Hz.

Vale lembrar que, como o Evolve tem shapes que favorecem canhotos, ele também tem botões extras no seu lado direito, pois ele possui oito no total e todos são programáveis. Resta agora descobrir se estes botões estão bem posicionados e se não atrapalham o grip de outras pegadas com shapes universais ou destros.

ROG Strix Impact

O Impact é visivelmente o modelo mais modesto apresentado pela ROG na CES 2017, ele tem um visual simples, mas ainda assim não deixa de utilizar a Aura Sync RGB da Asus. O seu diferencial aparentemente será em relação ao seu peso, que é de apenas 91g, somando 9g a menos do que o Evolve e 19g a menos do que o Gladius II.

Os switches do mouse também serão Omron China e, aproveitando o assunto sobre botões, ele também tem uma diferença não muito vista no mercado atualmente, o corpo dos botões principais são separados do corpo do mouse, o que a Asus diz aumentar a responsividade dos cliques, o que não faz muito sentido, mas vamos verificar quando tivermos um em mãos.

O estranho do mouse é que, no site da Asus, as únicas informações que temos sobre o sensor do Impact é que ele chega a 5000DPI e que ele possui apenas dois níveis de DPI ajustáveis (?) pelo software da ROG. Esperamos realmente que o Impact possua um bom sensor, pois não faz muito sentido lançar um mouse low end com tantas novidades interessantes vindas da Asus.

Não esqueça que todas as novidades da CES 2017 você pode acompanhar pela nossa tag do evento, qualquer novidade sobre periféricos no evento será trazida pela nossa redação neste link.