No começo do ano muitas empresas começam a divulgar um balanço do ano que ficou para trás. E hoje foi o dia em que a Apple fez isto com a App Store.

No relatório divulgado hoje ela apresentou dados que corroboram a regra máxima de que a crise mundial nunca irá afetar as empresas de tecnologia, ou pelo menos, a toda-poderosa Apple.

De acordo com os dados, novamente, a App Store se mostrou uma das principais fontes de renda da empresa e em crescente evolução, contrastando com as vendas de iPad, por exemplo, que amargam um declínio cada vez maior, de ano em ano.

Confira os dados impressionantes da App Store 2016:

  • A loja oferece um total de 2.2 milhões de aplicativos, um aumento de 20% em relação ao ano passado
  • Pokémon GO foi o app mais baixado
  • Já nos dias de Natal e Ano novo o topo dos downloads ficou por conta de Super Mario Run
  • Em dezembro mais de 3 bilhões de dólares foi gasto na loja, um novo recorde para a temporada de festas
  • E o negócio não é lucrativo somente para a Apple: em 2016 os desenvolvedores embolsaram mais de 20 bilhões de dólares, um aumento de mais de 40% em relação a 2015. A cifra do ano passado é tão boa que representa 1 terço dos mais de 60 bilhões repassados desde 2008 quando a loja entrou no ar
  • E 2017 também começou bem: 240 milhões de dólares em compras no primeiro dia do ano, o que o faz ser o melhor dia de vendas de todos os tempos da plataforma

A Apple ainda falou que seus maiores mercados incluem Estados Unidos, Reino Unido, Japão e China, onde este último teve um aumento de 90% em relação a 2015.

E você? Baixou Pokémon, Super Mario? Gastou algo na App Store? Conte pra gente nos comentários.