A Apple pretende ter filmes disponíveis apenas duas semanas após eles terem estreado nos cinemas. Para isso, a companhia da Maçã tem pressionado alguns dos maiores estúdios de Hollywood com a finalidade de liberarem o acesso a filmes que ainda estão rodando no cinema para que cheguem ao iTunes o quanto antes.

Na semana passada, a 21 st Century Fox, Warner Bros. e Universal Pictures já haviam confirmado que estavam considerando um modelo de aluguel doméstico antecipado no formato de um serviço premium. De acordo com fontes que relataram a Bloomberg, uma das opções seria usar a plataforma da Apple justamente para isso.


Apple quer disponibilizar filmes o quanto antes. Assim, a intenção é contar com eles duas semanas após a estreia nos cinemas.     

No geral, os estúdios lançam as obras nos cinemas com os direitos que garantem exclusividade por 90 dias, porém, não é incomum o vazamento antes do final do período.

Kevin Tsujihara, responsável pelo comando da Warner Bros., revelou que antecipar o lançamento virtual poderia ajudar no combate a pirataria, bem como os serviços de streaming vem controlando o download ilegal de músicas.

De acordo com a Bloomberg, os custos seriam altos, já que os estúdios consideram modelos que cobrariam entre US$ 25 e US$ 50 pelo aluguel unitário.