Os produtos da Apple no Brasil não são para todos os bolsos. Infelizmente, para ter um iPhone, iPad ou Mac é necessário desembolsar uma boa quantidade de dinheiro. Além dos aparelhos citados, os seus acessórios também costumam valer mais do que a grande maioria da concorrência, como é o casos dos carregadores.

Vários usuários, quando precisam trocam o carregador de um aparelho da Apple, devido ao alto valor, e acabam optando por uma réplica, que no geral custam 1/3 do preço de um original. A parte visual é idêntica aos carregadores da Apple, porém, o mesmo não pode ser dito sobre o funcionamento.


Os carregadores idênticos aos originais podem até funcionar, porém, não oferecem segurança necessária ao usuário. Eles já causaram até a morte de pessoas!

De acordo com um teste realizado pela Trading Standards no Reino Unido, 99% dos carregadores genéricos da Apple que são vendidos ao redor do mundo falham em testes básicos de segurança para isolar a eletricidade.

Dos 400 modelos testados, apenas 3 apresentaram isolamento adequado contra choques elétricos.

"Podem até ser mais baratos, mas réplicas e unidades de segunda-mão vendidos por unidades não credenciadas podem comprometer a segurança do seu lar, a sua, e a de um ente querido", disse Leon Livermore, Chefe Executivo do Instituto Chartered Trading Standarts.

A Amazon, um dos principais sites de compra desse tipo de produto, já foi processado pela Apple pela comercialização, e agora está tentando remover o produto do seu catálogo.

O carregador de 5W iPhone é vendido por R$ 149 no site da Apple. O de 10w para iPads sai pelo mesmo valor.