A Netflix trouxe nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, uma boa notícia para os seus usuários. Na data a empresa de streaming anunciou que algumas produções da plataforma já estão disponíveis para download, como já vinhamos noticiando a possibilidade, aqui, no Oficina da Net. Desta forma é possível assistir algumas séries e filmes originais mesmo sem estar conectado à internet.

Uma ótima opção para quem quer assistir suas produções em locais onde não há Wi-Fi, sem precisar gastar seus preciosos dados móveis. Porém, nem tudo que pode ser assistido online está disponível para download. Mas, por quê?


Algumas produções já podem ser assistidas offline pela Netflix (Imagem: Reprodução/Internet)

A explicação está no fato de o catálogo da Netflix ser constituído de acordos entre a empresa de streaming e as distribuidoras de conteúdo televisivo. Nos contratos firmados entre ambas partes está determinado, por exemplo, por quanto tempo o conteúdo estará disponível aos assinantes, o que explica o fato de alguns títulos serem removidos do catálogo. Veja as remoções de dezembro aqui.

Veja também:

Como o recurso de download é algo recente, é provável que os contratos firmados antes desta possibilidade não permitam que os títulos sejam baixados pelos usuários. Desta forma será necessário renegociar os termos para distribuir o material pela Netflix.

O mesmo não ocorre com as produções originais Netflix, como Orange is The New Black, Narcos, 3%, Stranger Things...Como elas são totalmente controladas pela empresa, não existe toda esta burocracia. Já em casos em que a produção é feita em parceria entre a Netflix e alguma outra distribuidora, também é preciso rever os termos de contrato para incluir a possibilidade de download. Exemplos desta situação são as séries Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage, que usam propriedades da Marvel, que por sua vez é pertencente ao grupo Disney.

A expectativa é que estas pendências se resolvam com o passar do tempo e assim mais títulos sejam disponibilizados para serem assistidos offline. Ao anunciar a novidade, pelos seus canais oficiais de comunicação, a Netflix garantiu que, em breve, mais conteúdo será liberado para download.

Pirataria

Se o que impede as distribuidoras de permitirem a disponibilidade de suas produções para download é o medo da pirataria, já ficou provado que não há motivos para isso. Isto porque a Netflix adotou um sistema semelhante ao Spotify, que permite o download do conteúdo, porém, o material é criptografado e só pode ser acessado pelo app.

Ou seja, os vídeos baixados pela Netflix não podem ser exportados, nem assistidos em outra plataforma que não seja o próprio serviço de streaming. Desta forma, não há como fazer cópias das produções e distribuí-las ilegalmente. Assim, não há razão para restringir o acesso. Nenhuma empresa sairá prejudicada e quem ganha são os usuários que poderão assistir suas produções prediletas, onde quiserem, sem se preocupar com a conexão da internet.