Hoje vamos tratar de um tema muito controverso e que surge sempre que publicamos um novo post falando sobre Netflix e suas remoções: Por que a Netflix tira coisas do catálogo?

Imagina como seria legal se a empresa apenas fossem colocando coisas novas como filmes e séries e nunca mais tirassem nada? Você descobriria um título por alguma indicação de amigo ou aqui do nosso site e meses depois, quando fosse assistir, ela estaria lá te esperando. Porém, muitas vezes acontece do título já ter sido removido =(

E a pergunta que não quer calar: Por quê?

A resposta é uma só:

Contratos x dinheiro

Funciona da seguinte forma: Quando pedimos um título para a Netflix eles vão até o estúdio dono dos direitos e pergunta quanto eles querem para disponibilizar aquele produto e por quantos meses. Depois começam as negociações: aumenta o prazo concedido, cota-se o preço para exibição do mesmo título em mais de 1 país onde a Netflix está presente, etc.

Chega-se a um acordo e a Netflix passa a disponibilizar o conteúdo. Anunciamos aqui no Oficina nos nossos posts de atualizações semanais; todos comemoram; você assiste; indica para outro amigo que também assiste; indica para alguém que não tem Netflix; essa pessoa fica empolgada; assina o Netflix para assistir o tal título e a Netflix começa a ganhar dinheiro com as novas assinaturas; quando o tempo de contrato de exibição deste título estiver acabando a Netflix cruza diversas variáveis para ver se essa série é rentável e merece ser renovada para mais algum período, ou não. Bom, se tudo der certo, assim como falamos neste parágrafo e se configurar um cenário de sucesso, a empresa entra em contato com estúdio e novas negociações começam para que o período de exibição seja estendido.

O preço que o estúdio irá cobrar pelo título depende muito do seu custo de produção, sucesso de crítica e de fãs, audiência medida pela televisão, atores e atrizes, prêmios, etc. Dessa forma, algo que tenha feito muito sucesso, angariado milhões de fãs e ganhado Emmys, por exemplo, vai custar caro, afinal, um nome de peso no catálogo, certamente irá angariar mais assinantes para o serviço de streaming. E aí que mora o perigo: A série precisa "se pagar" para permanecer disponível.

Aaah, e não se esqueça de conferir nosso especial Netflix com todos os lançamentos e remoções.

Cenário positivo

Esse é o caso de Dr. House, por exemplo. House MD é uma das séries mais bem-sucedidas de todos os tempos na televisão mundial. Teve 8 temporadas, 177 episódios, e ganhou diversos prêmios, inclusive 2 Globos de Ouro. Cada temporada teve em média 15 milhões de espectadores por episódio (apenas no horário original de transmissão e somente nos EUA), alguns, inclusive, sendo assistidos por mais de 20 milhões. Por causa disso a série não deve ser nem um pouco barata.

Cenário negativo

Mas e se a série não for tão bem após ser assinada pela Netflix?

Digamos que o título X foi assinado e pouquíssimas pessoas o assistiram. Aquele investimento não retornou lucro em assinantes, nem gerou o sentimento de "nossa, meu dinheiro está sendo muito bem gasto com Netflix" nos usuários. Então por que continuar renovando e renovando e renovando algo que ninguém assiste? Não é melhor pegar essa grana e investir em algo que você e os outros usuários vão dar 5 estrelinhas? E é isso que a Netflix tenta fazer.

É claro que sempre vai ter alguém que vai estar assistindo uma série e que vai ficar bem chateado quando, de uma hora para a outra, for pego com a notícia de que a mesma será removida. Mas tenha certeza de que as remoções também fazem parte do "o que é melhor para a maioria" e, verdade seja dita, as inclusões sempre são superiores às exclusões de conteúdo.

Outros fatores

Claro que às vezes uma remoção não é "culpa" da Netflix. Quando? Quando um estúdio se nega a continuar cedendo os direitos de alguma série, por exemplo. Isso pode acontecer por motivos diversos: por ser mais vantajoso vender os direitos a um concorrente, como o Hulu, por exemplo; por criar seu próprio serviço de Streaming, como o HBO GO, etc.

Nesses casos só nos resta comprar o box das séries, mesmo.

Resumindo: A Netflix tem x reais e precisa agradar o máximo de usuários com esse montante. Para isso faz uma relação entre o custo de um título e o benefício de usuários que o assite. Para maiores explicações veja a explicação oficial deles (clique na engrenagem para legendas em português):

O que fazer para reverter uma exclusão de conteúdo

Não gostou que tenha saído a sua série preferida? Então reclame o/ mas calma, não precisa ir na justiça ou no Reclame Aqui (sim, tem gente que faz isso). A Netflix é conhecida por ter um atendimento diferenciado com seus clientes e escutar todas as sugestões de títulos que chegam até eles. Muitos são os relatos de usuários contentes que, pouco tempo após o contato, tiveram seu pedido atendido.

O mesmo vale para as remoções e Dr. House é o melhor exemplo. Quando viralizou a notícia de que seria removido, tantas foram as pessoas botando a boca no trombone que a empresa se obrigou a renovar os direitos de transmissão da série.

O link para manter o contato com a Netflix é esse aqui, das 12:00 às 23:00. Veja o papo que eu tive com eles e comprove como o atendimento é diferenciado:

Por que a Netflix remove filmes e seriados do catálogo?

Séries próprias

E para finalizar, uma notícia boa que talvez você não tenha se ligado: Séries originais da Netflix, como Demolidor, Beats of No Nation, Jessica Jones, House of Cards, etc. não sairão de cartaz, afinal, já estão pagas e não dependem de contrato com ninguém :p