Você acompanha nosso guia especial de lançamentos Netflix? Então, certamente, você confere toda sexta nosso post sobre atualizações da semana, e ainda todo início do mês acessa o Oficina para checar quais serão as remoções de títulos dos próximos 30 dias, certo?

Mas e como procurar por algo dentro do Netflix? Bem, se você é assinante, então não tem outra forma, senão usar sua busca deficiente. Sim, deficiente, pois não temos uma busca por categorias, apenas uma busca por nome do título, ator, diretor, etc. Dessa forma ela só serve para quem tem o nome do que quer assistir e não nos possibilita - ou possibilita muito pouco - que descubramos novos títulos de um gênero específico, como um "filme sombrio aclamado pela crítica", por exemplo.

Mas o que pouquíssimos usuários sabem é que podemos usar um truque para ir diretamente ao foco do problema, ou seja, navegar entre categorias. Confira:

Primeiro temos que entender como são distribuídos os títulos por gênero. No Netflix funciona da seguinte maneira: Teremos o código http://www.netflix.com/browse/Genre/... onde os pontinhos serão substituídos pelo código daquilo que você quer ver, por exemplo: 1365 é o código para Ação e Aventura, então se você colar http://www.netflix.com/browse/Genre/1365 no seu navegador irá ver todos os filmes cadastrados nessa categoria.

A Netflix brasileira conta atualmente com 20 gêneros principais, e caso você queira uma busca ainda mais específica, poderá usar os subgêneros. Por exemplo, se você usar o código 77232 terá o subgênero filmes de ação asiáticos dentro da categoria principal Ação e aventura.

Legal essa dica, certo? Então confira abaixo os 20 códigos das categorias principais e mais de 220 subcategorias. Nossa listagem funcionará da seguinte forma: Apresentaremos o nome da categoria ou subcategoria e depois código respectivo; e para facilitar ainda mais sua vida, o nome será um link, ou seja, clique ali e você irá automaticamente para a referente listagem. Só não esqueça de estar logado. Eu sei, de nada ;) Vamos lá:

Categoria Ação e aventura 1365

Categoria Anime 7424

Categoria Filmes para a família e crianças 783

Categoria Filmes clássicos 31574

Categoria Comédia 6548

Categoria Filmes cult 7627

Categoria Documentários 6839

Categoria Dramas 5763

Categoria Fé e espiritualidade 26835

Categoria Filmes estrangeiros 7642

Filmes LGBT 5977

Categoria Filmes de terror 8711

Filmes independentes 7077

Categoria Música 1701

Categoria Musicais 13335

Categoria Filmes românticos 8883

Categoria Ficção e fantasia 1492

Categoria Filmes sobre esportes 4370

Categoria Suspenses 8933

Séries e TV 83

Outros

Repare que nossa listagem apresenta mais subcategorias do que o site da Netflix indexa e mostra para os assinantes, então vá pelos nossos códigos e você terá certeza de estar vendo o conteúdo mais completo possível.

Faltou alguma que você gosta e acompanha? Então faça como o Edson Silva, que nos deixou uma excelente dica (confira) e nos conte nos comentários, logo abaixo.

P.S. 1 Repare que a lista é praticamente interminável. Podem haver centenas, e talvez até milhares, de categorias, já que existe um código para filmes do ator Wagner Moura, por exemplo, ou então filmes do Tim Burton. Faça o teste, digite um código aleatório e quase certamente você vai achar uma categoria diferente. Exagero? Claro que não, veja que somente neste post foram citados nada mais nada menos do que 20 categorias e 227 subcategorias!

Por este motivo não chegamos nem perto de listar tudo aqui, mas apenas as categorias principais.

P.S. 2 Filmes que poderiam se encaixar em mais de uma categoria foram colocadas em somente uma delas para não dar confusão. Por exemplo: Filmes LGBT estrangeiros se encaixa na categoria de programação gay e na categoria de estrangeiros, mas para não ficar repetitivo colocamos apenas na primeira delas.