Já pensou na possibilidade de poder assistir Netflix, sem estar conectado à internet no exato momento da exibição? Esta possibilidade pode estar mais próxima de se tornar realidade do que se imagina.  Fontes do mercado ligadas à companhia dizem que a novidade deve começar a ser explorada ainda este ano pelo serviço de streaming.

Segundo o COO da Penthera (empresa que desenvolve tecnologia de download de filmes), Dan Taitz, fontes seguras de dentro da indústria afirmaram que a Netflix lançará este produto. "Minha expectativa é que até o final do ano a Netflix estará lançando download-to-go como uma opção para seus clientes", disse ele em entrevista ao LightReading.

Se o recurso de fato for lançado, os consumidores poderão baixar parte do material para que possam assistir em determinados espaços de tempo - como no transporte de casa ao trabalho ou faculdade, ou ainda durante viagens que levem algumas horas. O que significa dizer que não será possível baixar o conteúdo para armazená-lo permanentemente, distribuindo-o e reproduzindo-o da forma que bem desejar, pois esta seria uma forma de facilitar a pirataria. E isto não será permitido.

Outra fonte do mercado ligada à Netflix dá créditos à afirmação de Taitz. Dan Raybum, principal analista da Frost e Sullivan, disse ao LightReading que para a Netflix, ter parte do seu conteúdo disponível aos consumidores que queiram assistir offline, é uma progressão natural. Ele acrescentou que há alguns meses tem escutado que a empresa irá lançar algo neste sentido, muito em breve.

Veja também:

Mudança de ideia

Mas nem sempre está foi a vontade do serviço. No passado a empresa adotava uma postura pouco amigável com a possibilidade de permitir o consumo de seu conteúdo sem conexão à internet. O diretor de produtos da companhia, Neil Hunt, havia dito que quem usa serviços de streaming não está interessado em ter opções download. Porém, a empresa parece ter mudado de ideia e passou a considerar a possibilidade.

Há cerca de dois meses, o CEO da Netflix, Reed Hastigs, comentou que estava aberto para discutir a possibilidade de permitir o download de conteúdo disponível no catálogo da empresa. Contudo a empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Um dos fatores que podem ter motivado esta mudança de pensamento é a expansão da Netflix. Conforme a empresa vai chegando em diferentes países, percebe-se que nem todos contam com uma infraestrutura ideal para o consumo de vídeos via streaming. Além disso, a companhia anda fazendo experimentos de reprodução de conteúdo em 4K. É muito difícil reproduzir algo tão pesado com uma rede de velocidade padrão.

Em contato com a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, Ana Luiza Ponciano disse que "a Netflix não tem comentários sobre esse assunto. Enquanto isso, a empresa está focada em oferecer a melhor experiência de streaming, sempre aberta a todas as formas de melhorar seu serviço".