O uso do celular para acessar a internet é algo comum nos dias de hoje.  Ainda que haja uma infinidade de aplicativos que nos oferecem conteúdo pelo smartphone, o uso de um navegador ainda é essencial para algumas tarefas onlines.

Veja também: Qual o melhor navegador?

Assim como acontece com os aplicativos, o sistema do robozinho também conta com muitas opções de navegadores. E qual será o melhor deles? Para ajudar a responder esta pergunta, o site PhoneArena testou, no último ano, 14 opções bem famosas da Play Store. Para chegar a uma conclusão, o site levou em conta dois aspectos: os recursos que cada um tem a oferecer e o desempenho teórico e na prática dos mesmos na hora da navegação.

Veja também:

O primeiro aspecto a ser analisado foi a quantidade de recursos disponíveis. Neste sentido, o UC Browser se revelou o mais completo, contando com suporte à sincronização de abas, modo anônimo, modo de leitura, bloqueador de propagandas, suporte a flash, modo tela cheia, compressor de dados e buscador integrado de conteúdo.  Já o Naked Browser foi o navegador que se demonstrou mais pobre em recursos. Ele possui apenas modo tela cheia e buscador interno. Contudo, vale ressaltar que o foco do Naked Browser é justamente oferecer apenas o básico ao usuário.

Os navegadores mais famosos como Chrome, Opera e Firefox não possuem tantos recursos quanto o UC Browser, mas, ainda assim oferecem um conjunto misto de recursos.  Entre eles, quem se sai melhor é o Firefox.  Veja imagem abaixo:

O segundo aspecto analisado foi o desempenho de cada navegador. Para realizar esta medição a equipe do PhoneArena utilizou o Google Nexus 6, com o Android 5. O primeiro teste foi realizado com benchmarks que medem o tempo que cada um dos navegadores leva para processar todas as solicitações do usuário, assim como lidar com todo o conteúdo HTML e exibir a página na tela do dispositivo.

No teste feito pelo Sunspider, quem se saiu melhor foi o Puffin, que terminou a avaliação em apenas 138,7ms. Mais uma vez o Naked Browser ficou para trás, levando 1465ms. UC Browser, Firefox e Next Browser também apresentaram bom desempenho, finalizando o teste em 955.1ms, 963.5ms e 993.7ms, respectivamente. Opera e Chrome se revelaram mais lentos, finalizando o teste em 1112,5ms e 1152ms.

No teste Peacekeeper, Puffin novamente se saiu superior, conquistando 3806 pontos, enquanto o Dolphin ficou na lanterninha com apenas 532 pontos.  O UC Browser e o Chrome também não se saíram muito bem nos testes, alcançando 780 e 798 pontos respectivamente. No teste Kraken v1.1, em primeiro lugar figurou mais uma vez o Puffin, que levou 2688ms para finalizar o teste e o Dolphin foi novamente o mais lento, levando 10920ms para finalizar. Nesta avaliação, o CM Browser também se saiu bem, levando o segundo lugar.

Leia também:

O teste que mais destoou dos demais foi o realizado pelo HTML5, onde o Chrome apareceu na liderança, com 510 pontos, sendo que o UC Browser ficou na lanterninha com apenas 413 pontos. Veja os resultados completos na imagem abaixo.

 

Nos benchmarks, o Puffin foi o navegador que apresentou melhor desempenho. Possivelmente porque ele usa processamento remoto para turbinar o seu desempenho. Desta forma, quando você acessa um site, o conteúdo é processado nos servidores da empresa e o resultado é enviado direto para o seu smartphone. O navegador pode ser uma boa pedida para smartphones com hardwares mais modestos.

Na prática

Já sabemos como os navegadores se saem nos testes de benchmarks, mas e como será que eles se saem no uso comum? Será que o Puffin também apresenta a melhor velocidade nestes casos? Para responder a estas perguntas o PhoneArena acessou, além do seu site, outras páginas como Yahoo e Kickstarted. O teste foi dividido em duas etapas: ao acessar a página pela primeira vez e quando se recarrega uma página.

Levando menos de 6 segundos para carregar as páginas testadas o Puffin demonstrou ser o mais eficiente. Enquanto isso, o UC Browser foi novamente o lanterninha. Ao recarregar as páginas, Puffin conseguiu, de novo, o melhor desempenho, levando apenas 1 segundo. Firefox e Dolphin, neste teste, aparecem na pior colocação, levando mais de 16 segundos para recarregar uma página.

Para quem busca velocidade, o navegador Puffin demonstrou ser a melhor opção. Contudo, será que a experiência entregue por ele apresenta boa fluidez?

O teste feito com sites da PhoneArena, BBC e Averaged mostrou que, em relação a fluidez, o Puffin despenca de posição, ficando na última colocação.  Ele manteve uma média de 19FPS. O que significa dizer que apesar de apresentar uma navegação mais rápida, ele apresenta uma experiência com um pouco de lag na navegação. Isso acontece, possivelmente, devido a troca constante de dados entre os servidores da empresa e seu smartphone.

Aqui, tivemos o Chrome como o campeão, mantendo o conteúdo do navegador sendo executado a 58FPS.  Opera e UC Browser também se saíram bem. Veja nas imagens abaixo.


O melhor navegador para o Android vai depender do que você prioriza na hora da navegação. Como podemos ver, navegadores que se destacaram em alguns testes, caíram em outros e vice-versa. Então, se você busca um navegador completo, o UC Browser pode ser uma boa pedida.  Mas, se você prioriza por uma boa experiência de navegação, suas opções andam entre o Chrome, Opera, CM Browser e Maxthon. O Puffin se revelou poderoso em relação a velocidade, mas não se saiu bem referente a fluidez com que entrega o conteúdo. E, dependendo da sua conexão, ele pode não ser uma boa escolha. O Dolphin é o navegador mais votado na Play Store, contudo, não se sobressaiu em nenhum dos testes.

Veja também:

E agora queremos saber de você: em sua opinião, qual é o melhor navegador para Android? E por que? Conte para gente nos comentários!