A falta de memória e o espaço insuficiente podem significar insuficiência da memória de sistema (RAM) e/ou falta de memória interna. Estes problemas são muito comuns nos dispositivos Android. Mas você sabe identificar onde está faltando espaço no seu smartphone? E não estamos falando apenas em deletar fotos e vídeos que você recebeu do Whatsapp.

1 - Memória de sistema insuficiente (RAM)

Os modelos mais antigos de smartphones possuem 1 GB de RAM ou mesmo 512 MB, por isto, se você utiliza muitos apps pesados abertos ao mesmo tempo é possível que a memória RAM comece a falhar. Desta forma, a dica principal é não utilizar task killers, pois mesmo finalizando processos e liberando uma boa quantidade de RAM, os que foram interrompidos voltam. Além do mais, o site Phone Arena destacou em um artigo que os Task Killers fazer mais mal para seu smartphone que bem.

Veja qual app está causando o problema

Para resolver o problema de armazenamento insuficiente o ideal é verificar o quanto de RAM cada app usa, uma alternativa é que a Play Store apresenta diversos apps que fazem o monitoramento real.

Veja também: Aprenda a mover os aplicativos para o cartão SD.

Além disso, o Android tem como padrão uma ferramenta que faz o monitoramento e pode ser ativada em Opções de desenvolvedor.  Acesse Configurações > Sobre o dispositivo e clique sete vezes no número da versão. Outra opção para acabar com o problema e liberar espaço é utilizar gerenciadores de inicialização como Advanced Task Manager (baixe aqui).


Reprodução

Já os usuários que estão com o sistema na versão Android 6.0 Marshmallow para ver os dados da memória em Menu de configurações > Memória.

2 - Armazenamento insuficiente

Os arquivos muito pesados pode encher rapidamente a memória do seu dispositivo, porém cada versão da fabricante do seu dispositivo são gerenciadas de uma forma, mas o comum é que quase todos aparelhos utilizar 16 GB, 32 GB e assim por diante.


Reprodução

Caso você ainda não tenha o Android Marshmallow é possível que seu dispositivo trave a memória externa e interna, porém, para resolver esta questão veja nossas dicas:

Apagar arquivos temporários e do cache

A princípio uma opção é remover os arquivos temporários e dados do cache, por isto, procure transferir suas músicas e fotos para a nuvem.


Reprodução

Já se o seu telefone tiver entrada para cartão microSD, a alternativa é  transferir os arquivos pra ele. Para isto vá em configurações > Aplicativos > Transferir para cartão SD em cada aplicativo. 


Reprodução

Aplicativo de terceiros

Além destas opções o usuário pode baixar aplicativos como o Link2SD. Com ele é possível transferir os dados para o cartão microSD, mas alguns exigem permissões de root.


Reprodução

Outra característica deste app é que ele pré-configurar o armazenamento de downloads, fotos e dados no cartão SD.

Para baixar o Link2SD entre aqui:

Desinstalar bloatwares

Diversos usuários acreditam que ao garantir a permissão de root e desinstalar os bloatwares vão conseguir um melhor espaço de armazenamento, porém, não é bem assim, pois a memória interna do Android é subdividida em memória de sistema sendo arquivos pré-carregados (como o bloatware) e memória de dados. Quando o bloatwares é desinstalado libera espaço, porém não pode ser utilizado, pois todos os apps instalados na memória interna depois que o bloatware foi apagado ainda vão estar na partição de dados.


Reprodução

Para aproveitar o certo é redimensionar a partição da memória de sistema ou instalar os apps. Com isto é possível eliminar o bloatware e ajudar a RAM, pois irá economizar recursos já que os processos do aplicativo serão extintos.

Apague o que você não usa

Pode parecer o óbvio, porém, esta dica é fundamental já que ao apagar apps que não usa é possível garantir muito mais espaço. Para isto vá em  Configurações > Armazenamento > Aplicativos. No local será possível ver o espaço utilizado pelos aplicativos e é ordenado pelo tamanho. Por fim procure fazer regularmente uma restauração de fábrica (não se esqueça de fazer o backup) assim o seu telefone fica eficiente com um sistema mais fluido.


Reprodução

Aproveite e nos conte outras formas de aprimorar a memória do seu smartphone Android.