Qual o melhor navegador? Edge, Chrome, Opera ou Firefox

O Oficina da Net escolheu os 4 navegadores mais usados para fazermos uma análise onde veremos qual é o melhor navegador para você.

Comentários Grasiel Felipe Grasel -

No mercado de navegadores que temos hoje disponíveis na internet, poucos se destacam, a maioria não é nem ao menos conhecido por boa parte dos usuários da rede mundial de computadores.

Os 5 navegadores mais conhecidos e usados no mundo em 2016 são, respectivamente o Google Chrome, o Firefox, o Microsoft Edge, o Safari e o Opera, no entanto, neste artigo não falaremos sobre o Safari, que não está mais disponível para o Windows.

Veja como aumentar a velocidade da internet

No Brasil estes dados não são diferentes, a única diferença é que a superioridade do Chrome e do Firefox, que são muito mais utilizados.

É muito importante sabermos também qual é a influência dos navegadores sobre o desempenho do computador, portanto, realizamos alguns testes básicos com cada um deles. Deixamos um vídeo e uma página da web aberta, com todos os navegadores funcionando ao mesmo tempo, desta maneira, podemos garantir um certo stress e também obter resultados referentes a reprodução de vídeo, carregamento de páginas e desempenho com multitarefas.

Ao longo destes testes simples, percebemos que todos os navegadores têm um desempenho muito parecido, apenas o Opera é um pouco mais lento, no entanto, ele visivelmente utiliza uma porção muito menor dos recursos do computador.

Vamos conhecer um pouco mais de cada navegador separadamente?

O Microsoft Edge, embora seja uma versão atualizada do Internet Explorer, ainda é muito parecido com seu antecessor em termos de desempenho, pois, embora seja mais rápido, ainda utiliza muitos recursos do computador.

O design do Edge tenta seguir bastante o estilo do próprio sistema operacional, com ícones e menus bem definidos e padronizados, fácil acesso a praticamente todas as ferramentas e um menu de opções extremamente simples, que talvez possa receber novidades quando novas atualizações chegarem.

Além de podermos adicionar a barra de favoritos abaixo da barra de endereço, como já é tradição nos navegadores atuais, o Edge apresenta o Hub, que não é nada a mais do que um menu que agrupa favoritos, artigos salvos para leitura na lista de leitura, verificar o histórico de páginas visitadas e de cara poder limpá-lo com o clique de um botão, por último, mas não menos importante, temos também a lista de downloads, para você poder acessar tudo o que é baixado na internet pelo navegador.

Leia também:

Poder fazer anotações em uma página de internet para passar informações adicionais em um print screen ou algo do tipo pode até parecer interessante, mas existe uma real utilidade na ferramenta? Talvez tivesse sido melhor dedicar o tempo exigido para criar tal aplicação na melhoria do desempenho ou até mesmo do design do navegador.

Até o momento da publicação deste artigo, o Edge ainda não suporta nenhum tipo de extensões (a não ser que você tenha acesso ao Windows Insider), no entanto, usuários já estão testando o recurso, que promete ter sua loja de extensões ligada diretamente à Windows Store.

No benchmarker que utilizamos, o Basemark, o Microsoft Edge conquistou 137.51 pontos, o desempenho mais baixo de todos os navegadores que testamos. Parece que a MS ainda precisa trabalhar mais para nos oferecer o melhor navegador... :/

O que faz o Firefox ser um dos melhores navegadores da atualidade é a sua versatilidade. Em primeiro lugar, ao chegar no Firefox, a possibilidade de importação de favoritos, históricos, senhas  de outro browser como o Google Chrome é apresentada, tornando a sua vida mais fácil e evitando todo o trabalho de salvar seus favoritos no novo navegador novamente.

A navegação no Firefox é fluida e rápida do inicio ao fim, não encontrando problemas com compatibilidade, batendo a maioria de seus concorrentes. A loja de extensões também é muito bem organizada, com especificações e dicas de uso em todos os aplicativos. O corretor ortográfico embutido no navegador funciona bem e é muito útil para quem trabalha na web também.

Tendo uma capacidade de personalização incrível, e até o seu visual padrão sendo um dos mais bonitos, o browser acaba cometendo um pequeno pecado, a barra de pesquisas ao lado da de endereços. Pode parecer exagero, mas tal recurso, além de ser ultrapassado, é totalmente desnecessário já que a barra de endereços já tem a facilidade de pesquisa embutida.

Mozilla disponibiliza online um dos melhores suportes que podem ser encontrados em navegadores, vários documentos de ajuda, FAQs, tutoriais e a Base de Conhecimento, essa base é pesquisável e inclui uma espécie de bate-papo onde você pode pedir ajuda aos usuários do Firefox, sem falar da opção via e-mail.

Central de debates do Firefox onde são encontradas as dúvidas que os usuários expõem e a comunidade discute uma solução.
Central de debates do Firefox onde são encontradas as dúvidas que os usuários expõem e a comunidade discute uma solução.

Com um visual muito bonito, um suporte para usuários fenomenal, centenas de complementos para melhorar sua navegação, compatibilidade com a maioria (se não todos) os sites da web, dentre outras coisas que o destacam, o Firefox tem o dever de aparecer nas listas de melhores navegadores da internet.

No Basemark o Firefox teve um bom desempenho e conquistou 211.09 pontos, tendo como ponto mais desfavorável em relação aos concorrentes a sua compatibilidade com HTML5 abaixo da média.

O Opera foi o navegador que mais nos surpreendeu durante o período de testes, afinal, embora ele esteja no mercado a um bom tempo, recentemente ele recebeu modificações que o tornaram muito mais bonito e moderno, e acredite, elas foram o suficiente para torna-lo o novo navegador padrão deste editor que vos escreve.

O Opera contém a opção de comandos de voz, onde um usuário com alguma deficiência física, por exemplo, pode navegar pela internet usando apenas comandos de voz, porém, a opção só é encontrada na versão americana do navegador e em inglês.

O que mais nos chamou a atenção nas alterações do Opera, além de sua mudança drástica de design, que deixou o navegador muito mais bonito e ao estilo “quadradão” do Windows 10, foi o seu sistema de popout de vídeos, no qual é possível “saltar” o vídeo de seu player e colocá-lo sempre no topo da sua tela, não interessa onde ou o que você estiver fazendo no sistema operacional. Outra novidade bastante interessante foi a adição de um bloqueador de anúncios nativo, que permite ao usuário ter um “AdBlock nativo”, que também apresenta gráficos informando a quantidade de anúncios que você veria.

Leia também:

Um aspecto que, ao contrário dos outros navegadores que tem a mesma função, vem configurado automaticamente com a instalação do navegador, é o sistema de manter as abas que você deixou aberta ao fechá-lo, o chamado "continuar de onde parei". Por exemplo, caso esteja assistindo um vídeo muito importante no YouTube e de alguma forma fecha o navegador sem querer, quando abrí-lo novamente, ele vai continuar de onde parou antes de ser fechado, então, tome cuidado com esse recurso, você não vai querer que alguém ao abrir o browser encontre o seu facebook logado, por exemplo.

Os resultados do Basemark provaram que uma das principais reclamações sobre o Opera, sua baixa compatibilidade, já foi resolvida, ele apresentou o segundo melhor resultado e alcançou 226.66 pontos.

Como se já não fosse suficiente ter o melhor mecanismo de pesquisa existente na internet, a Google Inc. resolveu criar o melhor navegador também. No Google Chrome você pode importar seus favoritos, seu histórico, suas extensões e preferências pra qualquer lugar com a sua conta do Google, o que já conta muito no quesito usabilidade.

A navegação privada do browser funciona muito bem, ao terminar suas atividades, automaticamente seu histórico e cookies são apagados e suas senhas são esquecidas. Enquanto utiliza o modo privado, você pode ao mesmo tempo ter uma janela de navegação normal, sem as exclusividades do modo anônimo.

Uma exclusividade muito interessante do Google Chrome, é o seu gerenciador de tarefas próprio, onde o usuário pode gerenciar os sites e extensões que estão sendo executados durante sua navegação, verificando dados como uso de memória, taxa de consumo de rede e outros. Nessa mesma janela, é encontrada a opção "estatísticas nerds", que detalham ao máximo os processos em execução até mesmo de outros navegadores, só pelo nome da função, descrições são desnecessárias não é mesmo?

Gerenciador de Tarefas e Estatisticas Nerds do Chrome encontradas no menu de personalização /
Gerenciador de Tarefas e Estatísticas Nerds do Chrome encontradas no menu de personalização / ferramentas / gerenciador de tarefas

O browser tem todas as outras características que podem ser descritas como padrão nos navegadores da web, e todas funcionam muito bem, o que falta é somente um sistema controle dos pais. 

Falando sobre velocidade, o Google Chrome é o mais rápido dos navegadores, tanto no seu tempo de início quanto durante a navegação também. É muito mais leve e fluido do que seus concorrentes, tendo uma compatibilidade que suporta qualquer site da internet, e um leitor de Flash e PDF embutido.

Talvez o Google Chrome seja o navegador mais fácil de analisar, não por ser popular e todo mundo conhecê-lo bem, mas por ele ser extremamente simples, sua simplicidade e facilidade de manuseio são espantosos, o browser tem todos os recursos que alguém pode querer, e muito mais. Tudo é muito bem organizado e fácil de se achar, seus recursos são bem agrupados e a capacidade de personalização também é enorme, criando a possibilidade do usuário "criar" um navegador só seu e navegá-lo com a maior segurança possível.

O Chrome provou ser um dos melhores ao atingir a maior pontuação em relação a seus concorrentes, levando para casa um total de 237.61 pontos.

O veredito

Pela primeira vez podemos dizer que existe um certo impasse na escolha do melhor navegador, portanto, vamos chegar a duas conclusões que podem favorecer determinados usuários de acordo com suas necessidades.

Se você é um usuário casual, que costuma apenas navegar pela internet acessando redes sociais, realizando pesquisas e assistindo vídeos, o Google Chrome certamente é um dos melhores navegadores que você pode escolher, ele é simples, prático e é o mais rápido do mercado.

Agora, se você costuma realizar outras tarefas enquanto navega como, por exemplo, editar imagens ou escrever algum texto, o Opera é a melhor opção, afinal, além de utilizar menos recursos, você terá a opção de assistir seus vídeos favoritos enquanto realiza alguma outra tarefa.

Concorda com o Oficina da Net? Conhece outro navegador que merecia estar na nossa lista? Deixe o seu comentário abaixo!

 
carregando...

JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Govoni Govoni Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    que firmeza, usar 3 navegadores para substituir 1
    12 Responder
  • Paulo Andrade Paulo Andrade Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 10 meses
    Pra mim o melhor atualmente é o Opera! estou usando faz um bom tempo! até agora nota mil, rápido, e preciso! já o Chrome já foi bom quando ele foi Criado! agora tá um caos! lento, e continua usando muita memoria RAM
    3 Responder
  • Barbara Zaidan Barbara Zaidan Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 5 meses
    Ow, eu uso há anos também, mas ultimamente tenho tido vários problemas de consumo de RAM com ele..fico tendo que fechar o navegador...Eu sempre tive costume de abrir diversas abas e não pretendo deixar de fazer isso =P Então prefiro um que não reabra todas simultaneamente...
    0 Responder
  • Neo Neo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Estou usando o chrome e ele, nesse momento, está usando 250 mb só com essa pagina. Cada dia que passa, mais ele aumenta o consumo.
    2 Responder
  • Dario_of_mine Gamer Dario_of_mine Pt Gamer Nível 1 Perg. 0 Resp. 5
    Há 1 ano
    Se você instalar CCleaner você não precisará mais de se preocupar com isso!
    0 Responder
  • Realista Ninguém Realista Na Terra de Ninguém Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    sério que eu li que tem gente que usa e gosta do psafe ???
    2 Responder
  • Milena Mello Milena Mello Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    O chrome só não perde AINDA pro IE... mas na minha opinião é horrível...Eu adoro o Firefox.. mas ultimamente está travando muito... =/E ao contrário de você, eu adoro a barra de pesquisas.. acho horrível pesquisar pela barras de endereços como no caso do chrome..O que o firefox poderia fazer é permitir que quem gosta deixa e quem não gosta retira a barra de pesquisas...
    1 Responder
  • Rafael Liberal Rafael Liberal Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Nessa atualização do Opera, ele ficou bastante rápido e funcional! Achei dele o melhor hoje em dia.
    1 Responder
  • Murilo Murilo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Não concordo com o veredito não! Sobre navegadores ja ouvi falar muito, mas encontrei um que satisfez as minhas necessidades e gostos... Embora muito criticado julgado como vírus, encontrei no spark browser a velocidade, leveza a segurança que preciso e muito mais.... Se não me engano se tem trabalhado nas ultimas versões do google chrome, para que este venha a ter ferramentas de download, como torrents, captadores de multimídia e de downloads de mp3, sem a necessidade de programas específicos de download.... Mas muito antes disso o spark browser estava protinho para uso completo ele tem tudo citado acima e muito mais.... experimentem primeiro e depois tirem suas conclusões... mas não julguem um filme pela capa....
    1 Responder
  • Max Felipe Max Felipe Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    Isso aí, o Spark é com certeza o melhor navegador existente.
    2 Responder
  • Raianny Souza Raianny Souza Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    e vdd eu uso o spark há 2 anos e amo muito suas ferramentas como; downloads de torrents, captadores de multimídia e de downloads de mp3, são perfeitas ñ quero outro...
    2 Responder
  • Cristiano Cristiano Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    eu também descobrir o spark browser e também gostei muito...
    1 Responder
  • João Pedro João Pedro Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Infelizmente para mim o Chrome não é um navegador que funcione tão bem como o Mozilla, Eu adoraria usa-lo, tanto porque ele tem algumas funcionalidade bem interessantes e únicas que se destaca da concorrência, como tradução de página, além dele ter sincronia com a conta minha no Google; Mas toda vez que vou abri-lo é uma tortura, demora de 3 à 4x amais do que o Mozilla para simplesmente carregar a homepage (google.com); Enquanto o Chrome não resolver esses problemas de lerdeza que ele tem, ele nunca será o meu primeiro navegador.
    1 Responder
  • carregar mais

O que está acontecendo no fórum

Últimos posts
TOPO